sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Edmundo e mais dez


Para alegria de toda torcida vascaína, o Animal está confirmado no jogo de domingo contra o Flamengo. O atacante entrará no lugar de Alex Teixeira, formando assim dupla com Alan Kardec.
Essa foi a dupla escolhida pelo treinador Alfredo Sampaio no jogo-treino contra o Castelo Branco (foto) ontem. Alfredo testou ainda o Animal ao lado de Alex Teixeira e ainda uma formação com os três, sendo Alex recuado para o meio-campo.

A opção por Alan foi assim explicada pelo treinador:

- O Edmundo vai ser titular e vai jogar ao lado do Alan Kardec. Escolhi o Alan porque ele é um jogador de área e o Flamengo tem dois bons zagueiros. Quero criar dificuldades para eles com esses dois .

Pela opinião daqueles que tem votado na enquete, essa não parece ser a opção mais acertada, apesar de sensata. Edmundo não é centroavante e poderia não render nessa posição. Jogar com Edmundo e Kardec, com Alex no meio, seria excessivamente ofensivo. Dependendo do resultado, os três podem até jogarem juntos domingo, além de Morais, mas começar com tantos jogadores ofensivos logo no clássico seria suicídio, já que o esquema nunca foi usado.

Quero deixar claro que não sou contra a ofensividade, muito pelo contrário, gosto muito de times que jogam para a frente. No entanto, o time tem uma maneira de jogar definida e alterá-la tão bruscamente às vésperas de uma semifinal seria errado. No futuro, o esquema com Morais/Alex/Edmundo/Alan pode ser utilizado perfeitamente, desde que não acarrete em problemas defensivos.

No mais, o time é o mesmo, restando as dúvidas sobre a presença de Wagner Diniz e Beto. No caso de ausência, seriam substituídos por Marcus Vinicius e Andrade, respectivamente.

Reproduzo abaixo trechos da entrevista de Edmundo à repórter Fernanda Dedavid, da Torcida RBK. Para aqueles que não entendem porque ele é tão ídolo do Vasco, talvez isso ajude a esclarecer.

VOLTA PARA CASA

"Que bom. Pela quinta ou sexta vez aqui, estou mais uma vez feliz".

ACOLHIDA

"Saudades de muitos, sentindo um pouco a falta de alguns, pessoas que morreram, trabalharam 50, 60 anos, me viram entrar aqui pela primeira vez quando eu tinha 7, 8 anos. E outros novos. Para trabalhar aqui tem que se adequar, entrar na família, ter carinho, respeito e admiração com as pessoas. Estar aqui de volta, podem passar 10, 15, 20 anos que parece que foi ontem, nunca saí, a última vez que treinei foi ontem pela manhã e estou voltando hoje, que o carinho e respeito continua o mesmo".

MOMENTO ESPECIAL

"Lógico que quanto a gente conquista alguns títulos, alguns jogos, vê a torcida vibrar e feliz, isso marca. Todos os meus dias aqui são felizes. Nem sempre foi assim. Às vezes a gente diverge em alguns momentos, briga com filho, mulher, marido no caso. Isso é normal. A gente só briga com quem gosta. Mas no geral, 99% das vezes, os meus dias são felizes. Todos os dias que saio de casa para vir treinar, saio com a maior alegria, sabendo que vou chegar aqui e encontrar um monte de coisas positivas. Quando saio daqui, saio não só treinado, mas revigorado, feliz, cheio de energia positiva".

CARINHO DA TORCIDA

"Teve algumas ocasiões em que mesmo jogando contra, fazendo gols contra o Vasco, eles acabaram gritando o meu nome mais do que o dos jogadores do Vasco. Isso é uma coisa que sinceramente não acho muito positiva, porque quando eu estava em campo me tirava um pouco o sono, a minha tranqüilidade. Mas faz parte. É uma harmonia, sintonia muito bacana. Não sei de onde sai. Acho que talvez pela minha sinceridade, por mesmo quando vesti a camisa do Flamengo, dos outros times, sempre fiz questão de dizer que sou Vasco. A verdade sempre traz coisa boa".

"Essa geração, falando no geral da Força Jovem, que é uma torcida de jovens, faz parte da minha geração. Acho que o mais velho da Força Jovem deve ter a minha idade, e o mais novo seus 15, 16 anos, que foi o período áureo que passei aqui".

IDOLATRIA

"É a questão da idade, momento... Acho que o torcedor mais velho vai gostar mais do Roberto [Dinamite], e mais jovem do Alan Kardec, Alex [Teixeira]. Estou feliz porque estou vivendo hoje esse momento. Talvez daqui a alguns dias eu tenha que vir aqui... tenha não, vou vir e ouvir a torcida gritar o nome de outros. E vou ficar feliz da mesma forma".

EXPERIÊNCIA

"Com certeza a gente mais perde do que ganha, porque para jogar futebol exige uma série de coisas, principalmente vigor físico e força na musculatura. Isso a idade faz com que a gente perca, mas ganha em outras coisas. Ganha maturidade, não se deixa envolver em algumas situações que acabam te tirando do foco do jogo. Mas é um ciclo, faz parte. Todo mundo um dia começa e um dia termina. O mais importante é que estou terminando - não sei se mais um ano ou dois -, conseguindo terminar com dignidade, mesmo com a idade um pouco mais avançada. Estou conseguindo jogar bem, fazer gols importantes às vezes. Quando não faço gols e posso não jogar tão bem, contribuo com a experiência, vivência de dentro do campo, tentando passar um pouco de tudo que vivi para os mais jovens, para que possivelmente eles não venham eventualmente a ter os problemas que tive".

Para assistir aos vídeos clique aqui e aqui.

Respondendo aos comentários:

1 - Brahma - Como o time que jogou quarta foi montado somente para aquela partida, valeu pelo resultado, mesmo que tenha vindo na sorte. Abraço!

2 - Lais - A convivência entre nós fez mesmo que o Sentimento passasse para você, o que me deixa muito feliz. Domingo é o dia e aqueles que não acreditam vão ter que se render à vitória do Vasco. Sds vascaínas!

4 - Matheus - O nome do Blog é Sou Vascaino e O Sentimento não pode parar é o título de apresentação. Para link você fez certo, é Sou Vascaíno mesmo. Abraços!

5 - Gerson - Josimar Jr. esteve no Botafogo, foi pro Cruzeiro e agora tá aqui no Vasco. Se o pai dele era mesmo um bebum, ele deve ter aprendido que isso não é bom. Assim espero. Abraços!

7 - Vinicius - Se o Josimar Jr. tiver mesmo essas qualidades será bem vindo.

Sds vascaínas a todos!

7 comentários:

Anônimo disse...

diego eu ti agradeço muito o post de hoje,você que nao sou vascaina a tanto tempo assim e o passado,é uma coisa que nao sei muito,entao hj,agora,posso entender porq de tanta felicidade de uma cara q eu só sabia q sai e voltava do vasco,o porq de ter ouvido, q se ele voltasse para o vasco iria a todos os jogos,msm ele com a sua idade avançada...
vlw
sds vascainas e domingo...putz aquilo la vai ferver

Zêro Blue disse...

Já disse em outros espaços que eu como também toda a Nação Azul, não somos lá admiradores de Edmundo, porém tenho que reconhecer que joga muito. Tomara que o faça aí no Vasco. Essa torcida esta acostumada a ter sempre um craque em campo.
Abração Diego, já lhe respondi via e-mail.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Anônimo disse...

Gosto da dupla Allan-Edmundo, acho que as carateristicas dos dois se encaixam bem,o cabeceio de Allan completa o chute do Animal.Agora serao importantes as armaçoes, e por isso espero que o Morais continue mostrando seu melhor futebol.
Abraço

Anônimo disse...

Diego, eu acho que o Alfredo poderia sim escalar o quarteto sem comprometer o sistema defensivo. Seria o caso de segurar mais os laterias, talvez escalando uns mais forte na marcação e saindo pelo meio, já que o Fla tem a saída pelas alas. E colocaria um volante fixo e o Beto fazendo cobertura e auxiliando a marcação ora em uma lateral, ora em outra. Preenchia o meio com Morais e Alex - indo e voltando, já que são jovens - e fazia Edmundo jogar um pouco mais atrás auxiliando Alex e Morais nos lançamentos para Kardec e claro, de vez em quando um dos três (Edmundo, Alex e Morais) chegando como homem surpresa. Talvez, se esse fosse o esquema, iria complicar pro meu Flamengo que tem nas laterais o ponto forte para sair pro ataque...

É melhor deixar o Alfredo se preocupar com a defesa... Hehehe!!!

E sobre a entrevista, sabia que ele uma hora iria falar o nome do Flamengo, estranho que ele não falou zoando...

Abraços...................

Anônimo disse...

Alex Teixeira no banco?? O Alex é, sem dúvidas, a grande promessa do ano e tem jogado bem!! Colocar o já ultrapassado Edmundo é brincadeira. Alfredo Sampaio vai bem e merece todo o crédito, mas...acho que o Vasco pagará pelo erro!! Boa sorte. Abração, Diego.

Vinicius Grissi disse...

Apesar de achar apressada a volta do Edmundo, creio que realmente ele é um jogador capaz de fazer a diferença em um clássico. Craque todos sabemos que ele é. E para mim, esta é a "dupla de ataque" ideal para o momento. O Kardec precisa de sequência para se firmar.

Unknown disse...

Muito legal a entrevista com o Edmundo. Espero que com um parceiro de ataque mais experiente, o Alan Kardec possa ter mais calma nas conclusões ao gol!
Apesar de ter sonhado que o Vasco perdeu domingo por 2X0 (ISSO NÃO É SONHO, É PESADELO!!!), agora me sinto mais tranqüila... Quero dizer, o flamengo vai estar bem cansado, e a pressão vai estar em cima deles, não da gente.
Acho que a equipe fará um ótimo jogo! Estou ansiosa...
Boa sorte ao VASCÃO!!!
Saudações Cruzmaltinas!