segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A anti-informação

Todo dia em minhas leituras na Internet dou total prioridade às notícias sobre o Vasco. Busco informações e notícias em todo tipo de meio, para que possa sempre formar a melhor posição sobre os fatos. Nessas pesquisas, não raro encontro inverdades utilizadas por aqueles que se dizem jornalistas, para atacar o presidente Eurico Miranda. Jornais e sites ligados ao Extra, Globo e Lance reproduzem frequentemente informações que visam atacar Eurico.
Recentemente, lendo a seguinte notícia no Blog Futebol, Coisa e Tal do "jornalista" Gilmar Ferreira me espantei com a absurda má intenção do cidadão que a escreveu. Tamanho foi meu espanto, que procurei pesquisar um pouco mais sobre o jogador citado no texto. Segue o texto publicado no Blog de Gilmar:
O meia Phillippe Coutinho, de 16 anos, estrelinha do Vasco, foi convocado para a seleção sub-16, que participará da oitava Copa Internacional do Mediterrâneo, em Barcelona, em março.
É mais uma competição nada e mais uma oportunidade para os dirigentes do Real Madrid vê-lo em ação.
Nunca é demais lembrar: destaque do último sul-americano da categoria, Phillipe ainda não tem contrato profissional e sua família já recebeu oferta dos dirigentes do clube espanhol para trocar de país.
O pai do jogador, em princípio, recusou a oferta, mas quer do Vasco uma contra-partida para assinar seu primeiro contrato como profissional.
O meia é um dos valores que podem fazer parte do time de cima logo, logo.
Vejamos que "estratégia" o presidente interino tem em mente para evitar a precoce saída do jogador.
Vamos agora à verdade dos fatos: Philippe só faz 16 anos no meio de 2008. Não existe meio legal de se firmar contrato com um atleta de menos de 16 anos. Sendo assim, não há realmente nada que o Vasco possa fazer até essa data.
Aliás, lembram-se do Mozer, ex-zagueiro da Seleção? Seu filho trocou o Flamengo pelo Benfica aos 15 anos, sem que o Fla recebesse um centavo. Alguma linha sobre o fato? Nenhuma, afinal para o pessoal lá do Extra o time da Gávea é exemplo de administração.
Já disse aqui inúmeras vezes. Não se deve confundir Vasco com Eurico, mas esses "jornalistas" insistem em fazer de tudo para atacar a atual administração, passando por cima até do fundamento do jornalismo, que seria a veracidade da informação.
.
Na segunda-feira passada disse a uma amiga: "Quando se joga contra o Flamengo, tem que se enfrentar a arbitragem também". Por ter ouvido isso de um vascaíno fanático, ela não levou muito a sério. Ontem assistimos juntos à final e após os absurdos ocorridos na final (o jogo ainda estava 1x1) a mesma disse: "Pois é, você tava mais do que certo quando disse que o juiz é sempre a favor deles".
Há coisas que acontecem no futebol que me desanimam a torcer. Como em nenhum outro esporte, no futebol a arbitragem tem influência decisiva. Dias, semanas e meses de trabalho podem ser jogados fora por um cidadão mal-intencionado e aos perdedores só restará o lamento, já que nada poderá ser feito.
Como peladeiro, já perdi um campeonato por erro de arbitragem e foi sem dúvida o mais dolorido. Fizemos tudo certo, jogamos com garra contra um time mais forte e fomos derrotados no apito.
Tristeza, lágrimas e o eterno lamento por uma chance que nunca mais teremos. O tempo não volta. Ao ladrão, muitos xingamentos e dias depois lá estava ele apitando novamente. Ao ver os jogadores do Botafogo chorando ontem, logo me lembrei desse dia. Para eles, a dor deve ter sido ainda mais dolorosa, já que o filme é repetido. Contra o mesmo adversário, no mesmo estádio e novamente garfados.
Sobre o 'campeão' da Taça GB, um breve pensamento, de autor desconhecido:
A história desse clube é feita em cima da mentira e da enganação. Um dos fatores que contribuíram para que o flamengo tivesse uma grande torcida se deve a "ajuda amiga" das arbitragens principalmente na década de 80, onde um certo apitador que hoje é comentarista numa grande emissora de televisão , tinha o hábito de tender para as cores preto e vermelha quando soprava sua lata,é o mesmo que faz comentários tendenciosos, e só faz isso porque é apoiado por irresponsáveis pelo jornalismo(???) feito no intuito de enganar a massa alienada do flamengo.
Como instituição esportiva, o Flamengo merece todo o respeito. Porém, fica ridículo ano após ano ficar sendo beneficiado pelas arbitragens. De onde parte esse movimento sempre pró-Flamengo não sei, mas ganhar títulos dessa forma não é digno de uma instituição tão tradicional.
Olhem essa foto acima. O cidadão é ninguém menos que o árbitro da final de ontem. Isso talvez ajude a explicar o ocorrido no Maracanã.
.
Respondendo aos comentários:
Klaus - Ter tudo contra só contribui para a grandeza de nossos clubes. Hoje, infelizmente, nossa administração não é digna das tradições do Vasco, mas não será nenhum dirigente que manchará essa linda história. Abraço!
Lais - Disse tudo, história não se compra ou se acha. Ou tem ou não tem, e o Vasco tem e muita. Sds vascaínas!
Wilson - Não sei a qual clube caberia a maior parte da pesquisa, mas quanto a história e tradição, nenhum Clube do Rio pode se comparar ao Vasco (não desmerecendo ningúem). Abraço!
Vinicius - Historicamente, o 'contra tudo e contra todos' ocorreu por inúmeras razões. Hoje, ele ocorre mais por opção do presidente, que quer enfrentar o mundo inteiro. Na história, entretanto, sofremos inúmeros tipos de preconceito e saímos vencedores. Por exemplo, somos o único time grande da Zona Norte, contra três da Zona Sul. Podíamos ter tido o destino de um Bonsucesso, um Campo Grande ou um Olaria, mas somos o Vasco, um dos maiores clubes do Brasil. Abraço.
.
Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

Aline disse...

Primeiramente gostaria de comentar o último post. Nossa, lendo eu quase chorei! O Vasco realmente tem a história mais bonita de todos os clubes, e é, sem dúvida, o maior clube do Brasil! Não tem como negar...
Achei até engraçado o texto comentar sobre o símbolo de identificação dos vascaínos, porque eu sempre dou preferência a escrever, depois dos meus comentários, "Saudações Cruzmaltinas" ao invés de "Vascaínas". Não sei exatamente o porquê, acho que a 'Cruz de Malta' me fascina...

Agora sobre a imprensa, não tenho muito mais o que falar, a maioria quer atingir o sr. Eurico Miranda, sem se importar em passar por cima do Clube de Regatas Vasco da Gama! Não estou defendendo esse indivíduo, mas os "jornalistas" devem ter mais respeito com uma instituição tão grande e tão importante na história do país!!!

Quanto à final da Taça Guanabara, posso afirmar que nunca vi o flamengo vencer sem uma 'ajudinha' da arbitragem... É sempre a mesma coisa!
Fiquei com muita pena de ver o Cuca e os jogadores do Botafogo dando entrevista ontem... Especialmente o Túlio (acho que é esse o nome dele), que parece ter uma certa identificação maior com o bota... Ele estava chorando e até falou que se não fosse o contrato, não jogaria mais no Carioca! Realmente deve ter doído muito!
Agora a mulambada deve estar se achando mais do que nunca! Aff...


É, o jeito vai ser VASCO x flamengo na final do Carioca... Tenho fé em que seremos campeões!!!

Saudações CRUZMALTINAS!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
lais solzinho disse...

mto torcedores nem sabem a historia do vasco ou ate msm a torcida dos flamerdas, mto batem no peito fala q o time é o + foda e nao sabe de nada,se eu falo q ontem foi roubado,eles falam q historia minha...
+ é a + pura verdade,os arbitros e "joranlista" a cada dia q passa + aumenta as mentiras sobre esse time,q pra mim é ridiculo,ate msm pelas suas atitudes !!!

o q acho engraçado é q todo mundo odeia o vasco e todo mundo q ver ele fora,porq se fosse o dinamite ele ia fazer isso e ia fazer assado,mas na hora de votar,qnd rola grana,promessas,todo mundo vota nele(os q tem o direito de votar), porq q todo mundo reclama e nao toma uma providencia??
só falar é facil d+,chingar qnd o time ta na merda...

a imprensa nao é realista,acho bem dificil os q sao,ex se vc ou eu fossemos jornalista,acho q as vezes nao seriamos profissional o bastante,como vendo por proporção,a imprensa é a fovor deles,porq é a maior...ou q seje outra coisa,mas é a favor sim!!!

*hoje a cidade estava infestada de pragas ambulantes na rua,camisas de tudo qnt era tipo,a coisa + pobre e ridicula do mundo!!

*meu domingo começou horrivel,meu cunhado ridiculo,ouvindo o cd das musicas dos flamerdas,minha sobrinha coitada q sofreu com os gritos dos vermes...

*hj andando com um amigo vascaino,um verme deu oi pra mim(um verme conhecido e ridiculo por sinal),dei um oi sem graça,mas msm assim levei esporro do meu amigo,falou q sou vacilona porq ter conhecidos flamerdistas,mas ate q concordei nesse caso porq a pessoa nao valia apena e no meu caso as amizades com pessoas assim valem,porq nao comentam do meu time

sds vascainas!!!

Vinicius Grissi disse...

Continuo achando que o Flamengo não foi beneficiado, de forma alguma, na decisão da Taça Guanabara. Também vi esta foto do Marcelo e não vou entrar no mérito da discussão. De toda forma, acho que ele foi muito bem na maioria das suas decisões, e quando errou, errou para os dois lados, não foi mal intencionado.

snoopy disse...

louzada,
o extra é imoral e nojento.
a cara de uma torcida do rio. é pra manipular essa torcida que esse jornal existe.
desprezível!

realmente o que aconteceu no domingo nos desanima a continuar acompanhando o futebol.
totalmente desagradável.
mas não é novidade, não é mesmo?
eu já desisti de tentar desistir. não dá. o botafogo não deixa.
no meu peito, tem uma estrela batendo firme, em vez de um coração.
cada vez mais, sou botafogo.

valeu, nobre vascaíno!
saudações botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Tá provado que a foto é montagem. Saiu na capa do ODIA a foto original. Lamentável essa teoria de conspiração. Ganha no campo e para com o choro que senão fica mais ridículo ainda.