quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Ano de esperança

Essa semana ao encontrar um grande amigo vascaíno, leitor do Blog, ele me perguntou porquê tenho sido sempre tão otimista nas postagens. Segundo ele, eu deveria ser mais incisivo nas críticas e denúncias à diretoria interina, ao invés de ficar escrevendo textos esperançosos quanto ao desempenho do time. Continuando com seus argumentos, ele afirmou que não posso ficar inerte ao nosso jejum de 5 anos sem títulos. Que não ganhamos nada desde 2003 e olhe lá, já que foi um mísero Estadual.
Disse a ele que realmente esse jejum me incomoda, mas que ser pessimista e me prender às coisas negativas ligadas ao Clube seria renegar minha própria idéia do que é torcer. Evidente que não concordo com o modo com que o Clube tem sido dirigido. Denúncias de roubo, coleções de processos trabalhistas, jogadores de péssima qualidade, brigas com a imprensa e etc. Inclusive, já dediquei um post inteiro a denúncias contidas em um livro contra o atual presidente Eurico Miranda.
Porém, sites, jornais e revistas com críticas ao Vasco estão por todos os lados e criar um Blog com essa intenção seria chover no molhado. Basta olhar para a descrição do Blog para verificar que esse não é o meu ideal. Tento a cada texto, por pior que seja o resultado, manter a chama acesa. Isso é diferente de tapar o sol com a peneira, ou deixar de ver o que está errado. Existem coisas erradas dentro e fora de campo, mas há esperança. Ainda que não seja o ideal, esse ano de 2008 vem sendo o melhor desde 2003, tanto no desempenho da equipe quanto na obtenção de patrocínios e parcerias.
Para tal demonstração vou fazer um pequeno resumo dos desempenhos do Clube pós 2003, citando alguns ‘craques’ que por aqui passaram:
.
2004
Campeonato Estadual – Campeão Taça Rio e Vice-campeão Estadual.
Copa do Brasil – Eliminado na segunda fase pelo XV de Novembro.
Campeonato Brasileiro – 16º entre 24 participantes, tendo escapado do rebaixamento somente na penúltima rodada.
Alguns jogadores que foram titulares – Everton (goleiro), Fabiano (zagueiro), Gomes, Coutinho, Thiago Maciel, Diego, Claudemir, Ânderson, Emerson, Rubens, Tadic...
2005
Campeonato Estadual – Semifinal de Taça Rio.
Copa do Brasil – Eliminado nas oitavas de final pelo Baraúnas.
Campeonato Brasileiro – 12º entre 22 participantes.
Alguns jogadores que foram titulares – A maioria desses de 2004 e mais Silva (zagueiro), Ricardinho, Reinaldo (atacante), Fabiano Borges (goleiro), Osmar, Erivélton, Alemão, Leozinho, Neto, Ives, Maciel, Elinton (foto), Luciano, Felipe Alves, Elbinho, Anderson do Ó, Têti...
2006
Campeonato Estadual – Sequer semifinais de turno, com direito a amistosos ridículos rumo ao gol 1.000 de Romário.
Copa do Brasil – Vice campeão.
Copa Sul-Americana – Eliminado na etapa brasileira.
Campeonato Brasileiro – 6º lugar
Alguns jogadores que foram titulares – Alguns desses de 2005 mais Bebeto, Thyago, Valdir Papel, Ricardinho, Faioli (foto), Carlão, Hugo.
2007
Campeonato Estadual – Semifinal na Taça GB e Taça Rio, perdendo ambas nos pênaltis.
Copa do Brasil – Eliminado na segunda fase pelo Gama.
Copa Sul-Americana – Eliminado nas quartas de final pelo América-MEX.
Campeonato Brasileiro – 10º colocado.
Alguns jogadores que foram titulares – Enílton, Rubens Júnior, Roberto Lopes, Alessandro, Martin Garcia (foto), Eduardo, Marcelo, Martin Carvalho.
.
Me perdoem se me esqueci de alguma baranga que tenha nos atormentado nos últimos anos, mas deu pra ver o quanto sofremos, neh.
Nesses anos citados também não tivemos patrocínio algum e penamos com uma impressionante asfixia financeira, que nos obrigou a contratar inúmeros jogadores de times pequenos.
Já em 2008, há uma mudança de figura. Temos uma base definida e o time vem apresentando bom futebol dentro de campo. Fora dele, fechamos parcerias com Benfica, Coca-Cola e Bradesco, além dos patrocínios de Habib’s e MRV. No campo patrimonial, está sendo fechada a parceria com a LusoArenas para a modernização do complexo esportivo de São Januário. Temos jovens valores aliados a jogadores experientes que vem rendendo bem. Alex Teixeira, Alan Kardec, Morais, Tiago e Wagner Diniz representam a juventude. Calisto, Beto e Edmundo a experiência. Temos algumas carências, mas quem não as tem.
Já disse e reafirmo que tivemos boas atuações na Taça GB e tenho visto que boa parte da torcida reconhece isso. Aliás, como torcedores somos parte importantíssima para que o Vasco volte a seu devido lugar de destaque e desde o ano passado tenho visto essa conscientização.
Por tudo isso tenho certeza que esse ano é muito importante para nós e já nessa Taça Rio podemos voltar a ter alegrias. Caso elas não venham de imediato, o Clube deve continuar nesse caminho, pois títulos são questão de tempo. E pouco tempo.
.
Ah, e para aqueles que cismam com a palhaçada do VICE, uma pergunta.
Quem foi o campeão da Taça Guanabara de 2003? E quem foi o vice?
.
Respondendo aos comentários:
Snoopy - Esse jejum em breve acaba, grave bem isso. Abraço.
Brahma - A Taça Rio é nossa e Morais vai ser decisivo nela. Ele merece. Abraço.
Lais - Nosso jejum contra eles é de apenas 3 jogos. Em partidas decisivas desde 2003. Os créditos do vídeo são seus, afinal foi quem filmou. Sds.
Anônimo - Em 2003 ganhamos a Taça GB em cima deles. Mas enfim, o sentimento não pára independente de qualquer coisa. Abraço.
Joel - O avivamento que vc observou tbm tenho visto e a bonança está chegando, após anos de tempestade.
Vinicius - O Morais sempre chama a responsabilidade contra o fla.
Gerson - Os clássicos aqui no Rio sempre são emocionantes e com muitos lances de gol e gosto disso. Acho que tem um pouco a ver com a própria cultura do povo. Lógico que raça e luta não podem faltar, mas sempre com lealdade e dentro de campo.
Arthur - Morais se doou muito no domingo e merece todo nosso respeito. Pena que alguns poucos cismam em criticar nosso ótimo meio campista.
Aline - Se tem uma coisa que Morais não é, é pipoqueiro. Sempre joga muito contra o fla. Vencendo um clássico na Taça Rio esse time embala e ai ninguém segura mais. Sds!
.
Sds vascaínas a todos!

9 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com seu otimismo, poxa me lembrou alguns nomes da arrepiar mesmo!mas eles jà eram, agora è valorizar nosso elenco e incentivar eles, nao poupando criticas na hora que eles demonstrariam pouca dedicaçao mas nao sendo sempre catastrofistas pois quem parte negativo jà tem "que virar seu jogo" e essa è coisa de outros times nao do Vasco.
Aviso aos navegantes da Caravela: faz alguns dias que estou sem Office no pc e por isso nao publiquei nada no meu blog, sò ha materias sobre o futebol argentino que o meu parceiro botou, mas em breve estarei de volta falando para os italianos do nosso Vasco:)
Abraço

Anônimo disse...

se nós nao confiarmos emto msmo ser otimista,tenho certeza ngm vai ser,odeio tipo de vascaino q peida,q fala, a é isso ou aquilo,vai perder e talz...
temos uma equipe boa,os eram logo logo seram ajustados!!!
sds vascainas

Vinicius Grissi disse...

Parabéns pelo otimismo e pela ótima postura! Não é atoa que o blog é sucesso de visitas.

Wilson Oliveira disse...

Pois é Diego, com certeza a torcida do Vasco deve apoiar o time nesse momento, assim como a torcida do Flamengo apoiou o time quando disputava pra não cair e da mesma forma que a torcida do Botafogo deveria apoiar o time ano passado quando estava passando por aquela crise.

Mas, mesmo apoiando o time a torcida vascaina não pode se deixar levar pelas maracutaias do Eurico.

Abraços..........

Matheus Tavares disse...

Que post interessante...

Eu acho que o Vasco só vai sair dessa crise quando o Eurico morrer. Ou sair do poder, que é impossivel.

Só no Brasil mesmo, eu não sei como não derrubam um presidente que todos sabem que é ladrão...
Ninguem consegue tira-lo do poder...
Acho que a torcida, os vaíscainos que devem lutar contra o Eurico,e não mais a justiça. Façam protestos, desde que sejam passificos, gritem no estádios, como vens fazendo e intesifica isso até chamar a atenção da mídia.

O Vasco precisa renovar, de novos dirigentes, com novos ideais, de modernidade. O Vasco precisa do Dinamite.

Eu fico triste, que apesar de se Botafoguense, essa situação prejudica o futebol e o futebol carioca.

Abraços.

snoopy em p/b disse...

louzada,

você reflete aqui todo o pensamento de um torcedor de verdade.
me identifico com isso.
as críticas têm que ser para o bem do clube.
pra falar mal, há inúmeros meios de comunicação e vários jornalistas de péssima índole.
é isso aí.

em relação ao comentário do wilson hebert, a torcida do botafogo não deixou de apoiar o time no ano passado, mesmo nos piores momentos.
a média de público do botafogo foi das melhores do campeonato e o público foi bom mesmo quando não tínhamos mais chances de nada.

grande abraço e saudações botafoguenses!!!

Unknown disse...

Temos que continuar apoiando o time e pensando positivo!!! Se nós, torcedores do Vasco, não fizermos isso, quem fará? A torcida do flamerda? Ou talvez aquele anti-Vasco do Sérgio Noronha?! NÃO! Essa tarefa cabe a nós, quem não estiver satisfeito que mude de time!
Aliás, tô sentindo cheiro de mudança no ar... Não sei, mas acho que o futuro nos reserva algumas surpresas agradáveis...

Está na hora de diferenciar VASCO de Eurico. Continuo achando que ele é um mulambo infiltrado na Colina, mas o VASCÃO tem que mostrar que é maior que ele!!! Não podemos ficar dependendo de ele sair do clube para começar a ganhar títulos novamente.
FORA EURICO, mas VASCO SEMPRE!
Saudações Cruzmaltinas!

Anônimo disse...

Fala diego, eh notorio q seu blog naum está para criticar, haja vista, q como vc disse, pra criticar jah ha torcedores aos montes.
Porém é inevitável dizer, na minha opinião e quero q isso fique bem claro, q o vasco ainda precisa de reforços... o vasco jah mostra deficiencia física, talvez pela falta de pré temporada. isso pode acarretar lesoes como já vem sendo mostrado nos meios de comunicação e o vasco não tem um bom elenco... apenas uns 14 jogadores (sendo q ESSES 3 reservas aí não são lah essas coisas) q são capazes de jogar em um nivel regular! Parece muito , mas não é, ainda mais se começarmos a analisar e ver q dificilmnente morais ficará no vasco por muito tempo (isso se ele mantiver o ótimo nível) e o vasco é super (nunca pensei q fosse dizer isso) dependente do W. Diniz.
O fato é que nenhum time no Brasil, e afirmo isso com total certeza, não é tão melhor q o outro. Qm sabe o vasco brigue mesmo por algo esse ano. só espero q os nossos "brilhantes" dirigentes empreguem o dinheiro decentemente a fim de melhorar o clube e o nosso grandioso time, podendo assim , qm sabe, dar mais alegrias a nossa torcida ( q infelizmente se contenta em ficar gritando : "ah eh edmundo, nada contra o nosso idolo) q está necessitando disso ha tempos!

Saudações vascaínas!

Anônimo disse...

Acho que o Vasco só voltará a ser grande com outra administração. Claro, não podemos esquecer das conquistas, mas o clube já não é forte há tempos. Seriedade!! O Renato fez um ótimo trabalho de reabilitação, pois em 2005 o Vasco lutava para não cair. E agora?? A solução: Alex Teixeira, Alan Kardec, Wágner Diniz e não Edmundo e cia.