sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Se contentando com pouco.

Nessa sexta-feira meio com cara de feriado, aproveito para tratar de um tema que muito tem me irritado ultimamente. Temos assistido na cidade do Rio de Janeiro uma grande euforia patrocinada pela mídia esportiva. Para expressar bem o que quero dizer, uso as palavras de um torcedor do próprio time que tem sido o centro das atenções dos jornais. Recebi o e-mail desse torcedor ontem e me impressionou a sua forma realista de enxergar a realidade de seu clube e de muitos outros do Brasil, em especial do Rio.
“Estão fazendo um grande alarde só por uma vaga na Libertadores. Isso só serve pra que os torcedores não enxerguem, que tanto o Flamengo, quanto o Vasco e outros times do Rio não ganham um título de expressão há muito tempo. Até mesmo a Copa do Brasil, hoje é um torneio esvaziado, os melhores times não jogam e o Estadual não serve de parâmetro para nada, apenas tem como objetivo manter a rivalidade. Ano que vem, estaremos na Libertadores, mas provavelmente vamos ser eliminados por algum Defensor. De repente vençamos o Estadual e no Brasileiro, a chance de sermos campeões beira o zero. Isso vale para meu Flamengo, para o Vasco, Fluminense e Botafogo. Nossos clubes não tem planejamento, projetos a médio/longo prazo e transparência. O último título brasileiro de um carioca foi em 2000 com seu Vasco e um titulo continental foi no mesmo ano também com o Vasco. Como flamenguista, estou revoltado com todo esse escarcéu em torno dessa vaga, pois comemorar vaga pra algum lugar é coisa de time pequeno. Time grande vive de títulos, coisas que os times do Rio não disputam há algum tempo. Enquanto isso, temos que assistir ao revezamento de paulistas campeões brasileiros. Até quando times grandes como os nossos vão se contentar com títulos de segunda categoria e vagas pra Libertadores? Grande abraço. Marcelo.”
Creio que as palavras do Marcelo traduzem exatamente o que todos os torcedores cariocas sensatos pensam. Enquanto nos contentamos com coisas fúteis, vamos sendo engolidos pelos paulistas e até mesmo por clubes como Cruzeiro, Inter e Grêmio, que com planejamento sério representam bem o Brasil pelo mundo.
Só pra citar um exemplo de como estamos sendo engolidos: Até 1992, o Urubu era o único tetra Brasileiro. Hoje já são tetra: Vasco, Corinthians, Palmeiras e o São Paulo agora já é penta. Pare e pense torcedor carioca e queira a grandeza do seu clube e não apenas ser melhor que o rival.
.
Sds vascaínas a todos!

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom texto, com certeza o que os torcedores cariocas comemoram hoje, é bem menor do que a tradição e costume de FLA, FLU, VASCO E BOTAFOGO. Mas tambem não sou contra a comemoração de uma vaga na libertadores, porque trabalha-se a possibilidade de ser campeão do continente e posteriormente do mundo. Entretanto, os clubes cariocas precisam se preocupar em melhorar o elenco de um ano pro outro e não apenas pensar em mudar algumas peças para calar a boca de torcedores insatisfeito, pois torcedor merece respeito e é quem faz o futebol sobreviver. A torcida rubro-negra esta comemorando a POSSIBILIDADE (ainda não estamos lá) de se classificar pra libertadores pela posição na tabela de brasileirão de pontos corridos, pelo fato de que pode ser a primeira vez que isso acontece com o flamengo, mas se limitar a comemorar isso não condiz com a história do clube assim como passar parte do campeonato nas cabeças e depois despencar não condiz com a história de vasco e botafogo e jogar o campeonato pensando nas férias tambem não condiz com a história do fluminense. Eu acho que devemos apoiar nossos times, mas nunca deixar de exigir mais e mais. Um abraço aos vascaínos.

Anônimo disse...

Blog Amantes do Esporte irá eleger a seleção do Brasileirão 2007

Para todos aqueles que acompanharam o Brasileirão 2007, chegou a hora de fazer valer seu reconhecimento pelo esforço de cada um dos atletas, é por isso que estamos aqui para fazer essa enquete da seleção do Campeonato Brasileiro 2007.

Vote no link:

http://amantesdoesporte.blogspot.com/

Júnior Goes disse...

Concordo em grau,número e gênero!
O futebol carioca tá acabando,os paulista principalmente estão na frente em tudo,não sei até quando isso vai e se um dia voltaremos a ser os maiores do Brasil e do Mundo!

Anônimo disse...

Para todos aqueles que fazem parte do MANIFESTO DOS SEM CRAQUES ou que não fizeram mas com certeza amam o futebol, acessem whsoccermusic.zip.net e vejam a entrevista de Pelé falando sobre copa 2014, Timemania, corrupção e muito mais. Um grande abraço Diego, conto com a sua visita.

Anônimo disse...

fala, diego!
é vascaíno, eu sei, mas seu blog está muito bacana. hehehe
meus parabéns!!!
diante do post e dos comentários expostos aqui, não tenho nem mais o que acrescentar. talvez, sim, a lamentar ainda mais essa triste realidade.
esperamos por dias melhores...
abraço!
saudações botafoguenses!!!

Unknown disse...

Concordo Plenamente!

Depois de tudo que os times caricoas jah fizeram, e de tudo que o nosso vascão fez a 7 8 anos atras, é triste ver a situação lamentavel que se encontram hoje!!
bom texto

Unknown disse...

oiii
eu ouvi dizer que vai tera uma manifestação da torcida do vasco aqui em Brasilia dia 20/11
Isso é verdade? Você ta sabendo de alguma coisa??
ate mais