terça-feira, 23 de outubro de 2007

O peixe agora manda no aquário

Celso Roth pediu demissão (ou foi demitido - isso ainda não está claro) do Vasco, após 37 partidas, 15 vitórias, sete empates, 15 derrotas e nenhum título conquistado (longe disso). O treinador que havia sido contratado antes do Brasileiro, até que começou bem, fazendo o Vasco liderar e sonhar com o inédito penta brasileiro. Com o distanciamento da liderança, ficou o sonho da Libertadores, que aos poucos também foi sendo perdido e hoje já não temos mais essa possibilidade. Paralelamente, o Vasco disputa a Sul-Americana, onde estamos nas quartas de final, tendo eliminado Atlético-PR e Lanús. Com a derrota por 2x0 no México, necessitamos de mais uma atuação heróica de nossos atletas para manter o sonho do título ainda vivo. Surpreendentemente, a diretoria anunciou o craque Romário como treinador da equipe na partida de quarta-feira contra o América.
Esta notícia acabou sendo motivo de diversas piadas na cidade no dia de hoje, mas pode dar resultado. Ainda que o time não se classifique, com certeza não seria com Celso Roth que nos classificaríamos. O treinador já não tinha clima na equipe, no clube e principalmente com a torcida. Ninguém aturava mais suas péssimas escalações, substituições terríveis e esquemas ultradefensivos. Chamar um técnico às pressas, que não conhecesse o time poderia não ser uma boa opção, já que escalaria o time com base em apenas um treino, sem conhecer as características de cada atleta. Como Romário tem prestígio com a diretoria e com os atletas, o time pode e deve ter uma atitude diferente das últimas partidas.
No campo tático, deve jogar em um 4-4-2 bem ofensivo, buscando o gol desde o início, com Leandro Amaral e Romário no ataque. Como precisamos de gols, nada melhor que o melhor artilheiro da história para fazê-los. Ainda que sem a velocidade e a explosão de outros tempos, ele não desaprendeu o ofício de fazer gols.
Será um tanto estranha a situação de ver o treinador atuando. Como orientará o time? Como vai escolher quem entra? Sei de alguns casos de jogadores-treinadores. O mais recente deles é o de Zinho, que atua e treina no Miami FC. No Chelsea na década passada, Ruud Gullit e Gianluca Vialli foram atletas e treinadores durante algum tempo, tendo o segundo até mesmo vencido a extinta Recopa Européia.
.
Segundo a diretoria, independente do resultado, na quinta-feira o time terá um novo treinador. Muitos nomes pipocam na imprensa, como Antônio Lopes, Tite, Valdir Espinosa, Mauro Galvão, PC Gusmão e Geninho. Nas últimas horas, PC ganhou muita força por ter tido uma boa passagem no clube em 2001 e ter bom relacionamento com o presidente e Romário. O sonho da torcida seria Roberto Fernandes do Náutico, mas não creio que ele saia do time antes do fim do campeonato, assim como Geninho. Dessa forma, o nome deve ficar entre Gusmão e Lopes. É impressionante, como sempre que um técnico é demitido, aparecem os mesmos nomes de sempre. Se Joel Santana estivesse desempregado também apareceria como opção. O futebol brasileiro vem passando por uma reformulação. Novos nomes, novas idéias e caso o Vasco não acompanhe, corre o sério risco de ficar para trás.
O que sonho é que o Vasco aproveite essa chance e contrate um bom nome para não só encerrar o ano, mas também planejar o time pro ano que vem. Estou cansado de ver começarmos o Campeonato Carioca com um time, contratarmos jogadores durante a competição e antes do Brasileiro contratarmos atletas que se destacaram em times pequenos, que quando chegam ao Vasco nada produzem, como foi o caso de Roberto Lopes, vindo do Madureira. Montar um time no Brasil não é difícil. Times como Sport, Náutico, Figueirense, Atlético-PR, Juventude e muitos da 2ª divisão estão repletos de bons jogadores, que com certeza adorariam jogar em um clube como o Vasco. Porém, por conta de nossa diretoria, somos obrigados a aturar jogadores do CRB (Eduardo) e Confiança (Marcelinho).
.
Muitos dizem que sou louco de ser sócio do Vasco, dar dinheiro todo mês para o Eurico. O que a diretoria faz com os meus R$ 45,00 não tenho como saber, porém essa é a única forma de garantir que nas eleições vou poder dar um voto contra isso que está aí. De que adianta 90% da torcida odiar o Eurico, se nas eleições quem vota são os sócios, e a grande massa não se associa. A minha parte eu faço, e você vascaíno, deveria fazer a sua. Caso contrário, seremos obrigados a aturar o Eurico ainda por muito tempo.
.
Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Emerson Leão era goleiro e foi contratado técnico do Sport, no início da carreira.

E mais: PC Gusmão será o novo técnico. A fonte é quente.

Anônimo disse...

Diego....

Finalmente achei alguém que concorda comigo. Romário é uma boa opção por conhecer o grupo e ter o respeito da torcida.

E vou mais além, acredito que ele deveria ser mantido até o final do ano. Porque mais uma vez apareceram apenas os mesmos nomes de sempre.

Da uma passada no comabolacheia.zip.net pra falar sobre o Romário no comando da Vasco.

Abraços.....

Anônimo disse...

PC GUSMÃO NÃO, NÃO E NÃO!!!!! ENTÃO QUE ROMÁRIO FIQUE ATÉ O FIM DO ANO! PELO MENOS O TÍTULO DA SULAMERICANA PRA TORCIDA VASCAINA... NÓIS MERECEMOS E ESTA MAIS QUE NA HORA DE UM TÍTULO!! E PRA 2008 ROBERTO FERNANDES DO NÁUTICO. EU DEIXARIA NO ELENCO SILVIO LUIS + WD + JORGE LUIS + ANDRADE + PERDIGÃO + CONCA + MORAIS + LEANDRO AMARAL!!! E CLARO AS PRATAS DA CASA, O RESTO PODE COLOCAR TUDO NA BARCA E MANDA DE RIO A BAIXO!!! NÓIS VASCAINOS TEMOS QUE SUGERIR NOMES DE ATLÉTAS PARA CONTRATAR.. TIPO GOSTO MT DO MICHEL (latera esquerdo) DO ATLÉTICO PR // GUSTAVO (centroavante) DO CORITIBA // JEAN CARLOS (atacante) DO FIGUEIRA. TUDO JOGADORES DE QUALIDADE..CLARO QUE AS VEZES A CAMISA DO VASCO PESA EM CERTOS JOGADORES.. ABRAÇO AOS AMIGOS VASCAINOS!

Anônimo disse...

vamos ver se a atuaçao do romario vai ser boa, porq ja esta a bastante tempo sem jogar, apesar de ter feito treinos bons!
ter ele como treinador para a partida de quarta, acho que nao sera tao ruim assim, ele nao vai querer que sai anos jornais que ele fez merda e além do amis, para voce ser um bom treinador, alem de entender mto do assunto, tem que ser bom o bastante tbm, ele ja tem experiencia o suficiente para isso.
corcordo com o romario como o prof, do nosso time vascaino.
sds vascainas

Anônimo disse...

ahhh ai em ciam fo eu, desculpa por nao ter colocado o nome

Gerson Sicca disse...

ontem romário provou q tem liderança. o time lutou muito