sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A Cruz de Malta, meu coração!

Tenho certeza que todos que lerem isso vão me chamar de louco após a leitura da frase seguinte, mas a leitura do texto inteiro fará entender a razão da afirmação. Ontem foi o dia que sai mais feliz do estádio nesse ano. E olha que fui em todos os jogos do Vasco no Rio. O time perdeu? Sim, perdeu. Mas torcer para um time não é só querer a vitória. É muito mais. É cantar, vibrar, apoiar, demonstrar seu amor ao time antes, durante e depois dos jogos. Ainda verei o Vasco jogar muitas vezes contra o urubu. Verei vitórias, empates e derrotas. O jogo de ontem foi apenas mais um. Mais uma derrota, que daqui há um tempo, ninguém mais se lembrará, afinal não valia de nada. Porém pra mim, nunca sairá da memória. Usarei a letra da música da GUERREIROS DO ALMIRANTE que expressa bem o que sentem as pessoas que como eu, fazem do Vasco a razão de nossas vidas.
.
E eu não paro, não paro não
A Cruz de Malta, meu coração
Vasco da Gama, minha paixão
Vasco da Gama, religião
De todos os amores que eu tive és o mais antigo
Vasco, minha vida, minha história, meu primeiro amigo
Quem não me conhece, me pergunta por que te segui
Eu levo a Cruz de Malta no meu peito desde que eu nasci
.
.
Torcer para um clube, no meu humilde ponto de vista, funciona mais ou menos como uma religião. Muitos dizem que são católicos, mas poucos são os que declaram, exaltam e demonstram sua fé. Da mesma forma, funciona com um time de futebol. Existem aqueles que são torcedores e os simpatizantes do time. Existe uma grande diferença entre o vascaíno praticante e o vascaíno festivo.
O vascaíno não-praticante compra camiseta pirata, vai somente aos jogos decisivos. Raramente é sócio, quando é, bastam duas ou três derrotas para ameaçar se desligar do quadro. Corneteia jogadores que ainda nem estrearam, para garantir um futuro comentário de "eu não disse?". Este torcedor quer que o Vasco faça por ele a qualquer custo em qualquer circunstância. Nos momentos ruins ele omite-se da sua parcela de culpa que está querendo ou não, intrínseca ao seu clubismo. E isto não é só característica de torcedor comum. Eles estão em todas as partes, nas arquibancadas, nos camarotes, infiltrados na torcida e no conselho, volta e meia também podem surgir na direção.
O vascaíno praticante, também quer que o Vasco lhe dê alegrias, mas ao contrário do outro entende que como torcida, faz parte do clube e cada vez mais, do time dentro de campo. Faz pelo Vasco antes que o Vasco faça por ele. Se tem condições se associa. Se não tem, muitas vezes chega a deixar o carnê das Casas Bahia de lado para ir ao estádio. Canta e apóia o tempo todo na social ou na geral. Prefere comprar uma camiseta promocional de algodão na Vasco Boutique do que uma "oficial" pirateada no centro. Organizam excursões vindas de cidades à centenas de kilômetros para jogos que muitos da capital, não acham "interessantes" de ir.
E é por essa razão que o jogo de ontem foi tão especial. Assistir um jogo na Guerreiros do Almirante é uma sensação indescritível. Cantar o jogo todo, sem em momento algum vaiar ou xingar nossos atletas. Canções lindas, como a citada acima, que falam do nosso amor ao Vasco. Não importa quem esteja lá em campo, Abuda, Amaral, Rubens Jr...Lá está o Vasco, o maior amor da minha vida, que está gravado em minha pele na forma de tatuagem e em meu coração com raízes indestrutíveis. Saber que existem torcedores que pensam como eu, me fez muito feliz e não é uma simples derrota que tiraria essa felicidade.
.
Vasco sempre, acima de tudo e de todos!

**Pra quem veio aqui esperando xingamentos e críticas aos atletas, técnico e diretoria, só lamento. Acho sim que o time jogou mal e que muitos não são dignos de atuar no clube mais lindo e mais glorioso do Brasil. Porém, daí a vaiá-los ou xingá-los vai uma grande diferença. Se são eles que ali estão, é por eles que vou torcer, por eles que vou gritar.
*
Sds vascaínas a todos!

13 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto. Além de escrever muito bem, fica demonstrado e mais que explicado o que é ser um vascaíno de verade. Admirável! Parabéns!

Anônimo disse...

Meu caro, concordo com quase tudo o que vc disse, mas tenho que discordar do seu ponto de vista quanto aos xingamentos(que continuo achando um ponto de vista muito autêntico e construtivo), o xingamento é natural, serve para o torcedor extravasar a raiva daquele jogador que está jogando abaixo do esperado e apoio até a vaia, essa apenas quando o jogador não demonstra raça e vontade de vencer.

Agora pensa... você e mais 5 (ou 10 ou 20 ou 30) mil pessoas se reunem para assistir uma partida, para apoiar seu clube e o cara joga sem vontade alguma (isso não aconteceu ontem, por isso que eu também não vaiei ninguem), mas isso acontece com frequencia.
O mínimo que um jogador tem que fazer é jogar com garra!!!

Outra coisa que eu discordo é ser sócio do vasco... ser sócio do vasco é pagar a mansão do eurico em Miame, é financiar os carrões dele, uma pessoa que nunca foi um grande empresário, tampouco um bom administrador, um "vascaíno" que construiu seu patrimônio com dinheiro de sócios e patrocinadores.

Mas cada um tem sua opinião, e a sua opiniao e a do meu pai são as que eu mais respeito quando o assunto é o nosso vascão, por vc ser um vascaíno mais dedicado ao vasco do que eu, por vc ter um ponto de vista autêntico, e por vc apoiar o time sempre.

O que interessa é que o vasco é time forte, com história, tradição, títulos, camisa, torcida e eu não paaaaaaaroo... não paro nãaao...

Unknown disse...

Falo tudo, "O vascaíno praticante, também quer que o Vasco lhe dê alegrias, mas ao contrário do outro entende que como torcida, faz parte do clube e cada vez mais, do time dentro de campo. Faz pelo Vasco antes que o Vasco faça por ele."
arrepio cara. Parabéns mesmo pelas palavras. Isso é Vasco :)

Vinicius Grissi disse...

Este realmente tem que ser o sentimento dos torcedores de futebol. Não é atoa que esta é a paixão do país.

Unknown disse...

sou vascaino de coração
morro longe em lagarto-se
mais quando me torna de maior
vou ai em são januario nosso caldeirão
pois é meu maior sonho
parabens!
a cruz de malta com toda certeza
e o meu e o coração de todos vascaino!!!!!!!!!!!!

maicon disse...

parabens pelo texto
ser vascaíno não é só nas vitórias,
mas,na derrota
poerque ser vascaíno é mais do q tudo está com o time em todos os momentos.
e a música mostra tudo:
vasco minha vida , minha história,meu primeiro amigo.
saudações vascaínas

Anônimo disse...

CARA, to te aplaudindo de PÉ aqui.
Isso é com toda certeza um vascaíno! você é show, até eu que tenho 14 anos, vejo o que significa o VASCO pra você! Apesar de ter 14 anos, EU AMO MEU TIME MAIS QUE TUDO NESSA VIDA. Pra mim não precisa estar no maracanã, o maracanã é INCOMPARÁVEL ao São Januário, porque é no São januário que temos a nossa história, e posso te dizer com toda certeza o lugar que eu me SINTO BEM, esqueço todos os problema, SOU FELIZ: é o SÃO JANUÁRIO! É muito bom estar lá e ver que o Vasco é importante não só pra mim, pq existem muitos iguais à mim, ou até MAIS FANÁTICOS! É uma sensação INEXPLICÁVEL, INCOMPARÁVEL, INIGUALÁVEL, ser vascaíno é incrível! vou parar por aqui pq não tá dando certo não, já estou chorando! é MUITO amor. s2

VASCO EU TE AMO! /+/
beijos à todos, TAYANE! (:

vanzinhus2 disse...

simplismente vasco é vasco e ponto...

amuh meu time..
sempre estarei onde estiver..meu vascOoo

e a todos vcs q saum vascainus akele grande abraçao..

e muitua paz e amor nu coraçao

vasco sempre vascOo

e q nunca deixem essa cruz de malta ser uma solitaria...

q mantenhamos essa tradiçao por muitus anus..

aconteça u q acontecer u vascO sempre sera lembraduh...
naum importa q u faça ser lembraduh...

u importante e q nois sempre estaremos com nosssuh timE..
onde quer q seja..

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabéns pelo Texto!
Sem palavras!
isso mesmo vascainos (as) nas vitórias ou nas derrotas Sempre Vascão!!
Eu Te Amo Vasco da Gama ♥

Minha Vida,meu Amor!!

Vasco Eterna Paixão!!

e eu não paro,não paro não a Cruz de Malta meu coração ♪

Vascão pra Sempre no meu Coração! ♥

Mélanie Neves disse...

Adorei o que eu li e concordo plenamente. Claro que jogaram mal, e td bem q nós esperávamos mais de uma final. Mas xingar não adianta, temos que continuar torcendo com essa familia linda que é o vasco e dar bastante força para os proximos jogos. Pq torcer é isso mesmo. bjs

lubia disse...

isso mesmo vascainos (as) nas vitórias ou nas derrotas Sempre Vascão!!

Vasco da Gama Minha Paixão
Tenho Até Uma Tatuageem em homenageem ao meu time de coração sempre vascaina ♥