sexta-feira, 6 de julho de 2012

Se reinventar é preciso

Neste domingo, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco visita o Figueirense, em Florianópolis. Dividindo a liderança com o Atlético-MG, o Gigante da Colina busca se manter no topo da tabela em meio a uma semana onde a diretoria se vê muito contestada, com as diversas saídas de jogadores e nenhuma previsão de reforço. O jogo de estréia do novo uniforme deve marcar a despedida de Diego Souza, de saída para o futebol árabe.

O ânimo da torcida em nada condiz com a posição do time na tabela. Ao invés de empolgação, há uma enorme apreensão, com o enfraquecimento evidente do elenco. Se o time já não vem convencendo, imaginemos então com esse desmanche. Em meio às dificuldades, o treinador Cristóvão Borges vai com o que tem à disposição para a capital catarinense.

Na zaga, sem Rodolfo lesionado e Renato Silva sem contrato, Douglas atuará ao lado de Dedé. Na lateral esquerda, o jovem William Matheus, de ótima atuação contra a Ponte Preta, começará jogando, com Felipe indo para o meio-campo. O Maestro sentiu dores e pode desfalcar a equipe. No meio, Eduardo Costa volta a estar no 11 inicial após longo tempo fora por lesão, enquanto na frente, Diego Souza fará companhia a Alecsandro.

Com isso, a tendência é que o time atue em um 4-4-2 clássico, em detrimento do 4-3-3 que vinha sendo utilizado. Apesar da mudança ser em virtude do desfalque de Éder Luís, deve acabar sendo uma boa. Os jogadores de lado estavam ficando muito avançados, distantes do meio-campo, não cumprindo a missão de criar jogadas e nem aparecendo para finalizar. O espaço cedido pelo meio estava sendo facilmente aproveitado pelos adversários, em contra-ataques fatais.

Sem o excepcional Rômulo, a proteção à defesa precisará ser reorganizada. Nenhum dos remanescentes tem a noção de cobertura e posicionamento do atleta da seleção olímpica. Também por isso, a opção pelo esquema mais tradicional, com um lateral indo de cada vez e dois homens de frente.

O Figueirense vem animado com a contratação de Loco Abreu. Apesar de estar rondando a zona de rebaixamento, o Figueira ostenta um bom histórico contra o Vasco e promete ser um duro adversário. Com jogadores interessantes do meio pra frente, deve vir pra cima, mas ceder espaços.

Não dá pra esperar uma grande atuação vascaína, mas nesse momento o importante é pensar em vencer. Fatalmente o time viverá uma metamorfose por algumas rodadas e nesse período, precisamos estar no bolo dos primeiros da tabela.

Enquanto isso, importante que a diretoria se mova e contrate, a altura de quem quer brigar pelo título. Se a venda de Rômulo era parte do orçamento, a de Diego não é, apesar de ser impossível segurar um jogador que quer sair. Logo, que se lucre com a transação e se use o recurso para, no mínimo, manter a qualidade do plantel.

Força Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

Vai ser dificil o jogo por causa dos desfalques.

Ou por motivo de venda ou por contusão, mas o time que quer ser campeão tem que ter elenco e mtos dos que estão entrando tem que mostra vontade pra não perder mais a vaga de titular até pq eles já foram titulares importantes pra equipe....

Eh esperar...