terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vamos às compras!

Após o encerramento do Campeonato Brasileiro, chegou a hora mais esperada pelos palpiteiros e sonhadores de plantão. Enquanto os atletas curtem férias, jornalistas e torcedores especulam e fazem planos sobre como será o seu time em 2012. Com o Vasco não podia ser diferente e mesmo antes que a temporada se encerrasse já tinha gente sonhando com grandes reforços para o próximo ano, que marca a volta do Gigante da Colina à Libertadores da América.

Com o avanço que experimentamos neste 2011, tanto esportiva quanto economicamente, o perfil dos novos contratados deve ser diferente dos últimos anos. Cada vez menos faremos apostas e todos os nomes especulados são testados em alto nível, podendo brigar por uma vaga de titular. Não esperem mais do que cinco novos jogadores, em posições pontuais.

Ao torcedor cabe o papel do sonho. Pensamos grande, como não podia ser diferente e em cada posição esperamos o melhor nome possível, ou até mesmo impossível. Fica como missão do Clube se movimentar para atender os anseios dos adeptos, sabendo de antemão que é impossível agradar a todos.

As variáveis de novas contratações são inúmeras e um jogador que hoje parece certeza de sucesso pode estar na berlinda daqui a poucos meses. Exemplos não faltam em nosso passado recente, onde soltamos rojões por "craques" que chegaram e depois duplicamos o foguetório quando eles se foram.

Por isso venho defendendo que o melhor reforço é a manutenção desse grupo. Não adianta trocar um jogador que já fez pelo Clube por um que talvez possa fazer. Quem vier tem que ser de forma incontestável melhor que aquele que está saindo. Ainda assim precisa se enquadrar ao grupo, mantendo a harmonia que reinou por todo 2011.

As posições que mais demonstraram carências foram a quarta-zaga, a lateral esquerda e o comando de ataque. Encerraram o ano como titulares Renato Silva, Jumar e Alecsandro. As opções de banco também não são unanimidade entre a torcida e é certo que novos jogadores irão chegar.

Para a parceria com Dedé, foram citados os nomes de Miranda, Réver, Anderson Polga e o retorno de Anderson Martins. Todos já badalados, cobiçados e muito caros, o que dificulta qualquer negociação. Tivemos no primeiro semestre a melhor zaga do Brasil, mas ambos chegaram sem fama à Colina. Apesar de sonhar em ver um atleta selecionável ao lado do Mito, vejo como mais viável a contratação de um jogador sul-americano, com qualidade e mais barato que os nomes citados.

Na lateral esquerda, nenhum dos que por lá jogou agradou, inclusive Julinho, destaque do Avaí na Copa do Brasil e esperança de fim da maldição na posição. Jumar não comprometeu, mas para 2012 ele sera volante, posição de origem. O nome que vem surgindo com mais força é Kléber, do Internacional. Experiente, com qualidade e constante, seria muito bem vindo. Salário alto, mas necessário em posição carente no futebol de todo o mundo. Também se falou em Rojas, da Universidad de Chile, que pode jogar como lateral ou quarto zagueiro. Ambos já tem mais de 28 anos, o que torna pouco provável investimento na transferência.

Mas talvez o que mais faça o torcedor sonhar seja a camisa 9. Desde a dupla do rebaixamento Leandro Amaral/Edmundo, não temos jogadores entre os melhores atacantes do país. Coisa rara na maior fábrica de artilheiros do Brasil. Desde 2009 o único nome que conseguiu chegar perto do posto de ídolo foi Élton, artilheiro da Série B e com muitos gols em 2010 e 2011. Justamente ele pode sair agora, visto que seus empresários não aceitam um novo empréstimo e o Vasco não pretende investir na aquisição do jogador.

Assim, Alecsandro permaneceria, mas sem a confiança da torcida, que sabe necessitar de um matador confiável. Nomes como o de Diego Tardelli, Grafite e Suazo são comentados, mas não vejo nenhum deles tão superior aos nossos atuais. Têm qualidade, mas já viveram temporadas boas e outras péssimas, exatamente como Alecsandro e Élton.

A busca pelo centroavante mostra bem a dificuldade em contratar. Os artilheiros dos últimos brasileiros foram Jonas e Borges, que saíram de anos horríveis para o topo dos atacantes do Brasil. Incontestável pra mim é Nilmar (ótimo, mas se machuca demais). Ou alguém acredita no Tardelli, que era banco do Obina no Flamengo?

Além dessas três posições, ao menos mais um meio-campista deve chegar. Falam em Díaz, de La U. Mostrou qualidade, bem como Aranguiz, mas é um caso a se pensar se é apenas parte da ótima engrenagem coletiva ou se realmente pode render bem em outra equipe. Montillo, sonho de 10 entre 10 times brasileiros vem bem há anos e seria aquisição fabulosa, apesar de caríssima.

Se eu pudesse escolher somente um reforço, este seria Vargas. Jovem, habilidoso, veloz e que futuramente recuperaremos o investimento. Com ele aberto de um lado, Eder de outro e Diego Souza no centro do ataque, seria impossível segurar esse time.

Charge: Beto_Gomes

Por: Diego_Louzada
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

Diretoria tem que se mexer um poco se contratar Kléber, Réver e Diego Tardelli eu to feliz da vida pois são ótimos nomes, dentro da realidade de qualquer clube do Brasil e são exatamente nas posições em que mais precisamos mas pra isso a Diretoria vai ter q se mexer um poquinho e botar a mão no bolso, com o dinheiro que o Corinthians ta oferecendo pro Montillo nós compramos esses 3 jogadores, num é possível que com mais de 40 milhões em patrocínio, que é o esperado para a próxima temporada, e mais de 80 milhões em cota de televisão eles num tenham dinheiro pra comprar jogador. E além disso o Élton tem que deixar ir embora msm, do msm jeito q se aparecer uma proposta pelo Alecsadro a diretoria num tem nem que titubear em liberá-lo, nenhum time consegue ser campeão com 2 cones desses na frente sendo com um deles é um saci só tem aquela esquerdinha e o outro só faz gol no fim do ano pra poder renovar o contrato, se num fosse aquele jogo contra o Fluminense ja teria indo embora com o rabo entre as pernas mas a Diretoria se ilude com um jogo. Diretoria parece que num aprendeu que só se faz dinheiro gastando dinheiro, só tendo grandes nomes, ganhando titulos e tendo exposição na mídia é que o Vasco vai conseguir sair dessa situação financeira