segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: Campeonato Carioca

Nesta última semana do ano, o Blog Sou Vascaino traz pra vocês uma breve retrospectiva de nosso desempenho nas quatro competições do futebol masculino profissional durante o ano de 2011. Começamos com o Campeonato Carioca, onde chegamos à final da Taça Rio, perdendo nos pênaltis para o Flamengo.

Para que possamos também falar das negociações em andamento e que prometem ter novos capítulos nos próximos dias, prometemos uma narrativa bem resumida, poupando o leitor de detalhes desnecessários que tornariam os posts cansativos em uma época que ninguém parece estar muito afim de futebol.

Em 17 jogos pelo Carioca foram 8 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, com 36 gols marcados e 19 sofridos. O artilheiro cruzmaltino foi Bernardo, com 6 gols, seguido por Marcel, com 4. Fernando Prass, Rômulo e Eder Luís foram os únicos a participar de todos as partidas.

O Estadual começou com um recorde negativo. Quatro derrotas seguidas pela primeira vez na história e demissão de PC Gumão, além do afastamento de Carlos Alberto e Felipe (reintegrado dias depois). Tudo isso ainda em janeiro, o que fez muitos preverem que o ano seria temerário para o Gigante da Colina.

A classificação às semifinais da Taça Guanabara (1º turno) se tornou impossível, mas as goleadas sobre Americano e América deram novo ânimo ao trabalho de Ricardo Gomes, contratado sob desconfiança de torcida e imprensa. O período sem jogos permitiu à nova comissão técnica conhecer melhor o grupo.

Apesar do inesperado tropeço contra o Macaé na estréia, o Vasco cumpriu seu dever de bater os pequenos e teve sua melhor atuação contra o Botafogo, vencendo por 2x0 na estréia de Diego Souza. As seguidas vitórias levaram o time ao primeiro lugar do Grupo, encarando assim o surpreendente Olaria.

A semifinal foi menos fácil que o esperado, com um magro 1x0, gol de Eder Luis. Na decisão, um 0x0 tenso contra o maior rival, perdendo a vaga na final do Estadual nas penalidades máximas, chutando três para fora. Com a vitória nos dois turnos, o Flamengo conquistou o título estadual.

O Estadual não pôs fim ao jejum de oito anos, mas foi fundamental para ajustes e mudanças necessárias para que o time chegasse ao título da Copa do Brasil, maior feito do ano e assunto do post de amanhã.
* A última negociação a começar parece que será a primeira a ser concluída. O lateral esquerdo Thiago Feltri, do Atlético Goianiense está com um pé em São Januário e deve assinar contrato de 3 anos. A princípio ele vem para compor elenco e ser reserva de Kléber, negociação complicada que o Inter tenta impedir.

* Rodolfo depende de liberação do Lokomotiv e não avançou em nada nos últimos dias. A situação se repete em relação os atacantes colombianos Copete e Uribe, sem novidades. O segundo parece mais viável no momento.

* Para o cargo de diretor executivo, Ricardo Gomes seria um nome desejado por parte da diretoria. Tem minha total aprovação, apesar de achar que ele prefere ser treinador por enquanto.

* Pode ser que essa semana tenhamos que usar charges repetidas. Meu irmão Beto está um pouco debilitado fisicamente e a princípio não produzirá coisas novas.

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

rsrsrs nem lembrava do Marcel