quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: Brasileirão e Sul-Americana

Encerrando nossa breve retrospectiva, chegamos enfim às competições do segundo semestre. Contrariando as expectativas que apontavam para um comodismo pós Copa do Brasil, o Gigante da Colina lutou até o fim pelos dois títulos, sendo vice campeão brasileiro e indo até a semifinal da Copa Sul-Americana.

No Brasileirão, em 38 jogos, 19 vitórias, 12 empates e 7 derrotas, chegando aos 69 pontos, melhor campanha do time desde o título de 2000. Pela primeira vez ficamos entre os cinco primeiros da Série A desde a adoção dos pontos corridos, em 2003.
Dos 57 gols marcados, destaque para Élton (11) e Diego Souza (10). Porém o realce do elenco ficou por conta dos jogadores de defesa, como Fernando Prass, Fágner, Dedé e Rômulo, que levaram prêmios individuais. No banco, dois comandantes. Primeiro Ricardo Gomes, até o fim do primeiro turno, quando sofreu um AVC e deu lugar ao auxiliar Cristóvão Borges.

O desempenho no Brasileirão mostrou a qualidade do elenco. Mesmo com muitos desfalques por lesões e suspensões, o time não perdeu força e em momento algum foi dependente de um ou outro jogador. Houveram carências, claro. A lateral esquerda teve como dono Jumar, volante improvisado. No ataque um rodízio entre Alecsandro e Élton sem que nenhum dos dois fosse certeza de bola na rede.

Em meio à briga intensa contra o Corinthians, viagens e mais viagens pela Sul-Americana. Pela ordem eliminamos: Palmeiras, Aurora e Universitario, parando na Universidad de Chile, que viria a ser campeã. Usando time misto nos jogos fora do Rio, fomos obrigados a viradas épicas contra bolivianos e peruanos.

Apesar da ausência do título, valeu a experiência para a Libertadores que se aproxima, além de um poder de reação que fez crescer a comunhão entre time e torcida. Foi na partida contra o Universitario que pintou o "Dedé tá maluco"!

Uma crítica que ficou foi a de usarmos força máxima nos dois campeonatos, desgastando o time e saindo de mãos abanando. Discordo, visto que no Brasileirão fomos imensamente roubados e os jogos que perdemos pontos na reta final foram naturais, sem nenhum resultado absurdo. E na Sul-Americana perdemos para um time histórico, que podíamos sim ter vencido, mas o cansaço não foi motivo da derrota em Santiago.

Que venha 2012! E que seja um ano de ainda mais vitórias para nosso Gigante da Colina!



Sds vascaínas a todos!

2 comentários:

Guilherme Neto disse...

Boa tarde,

Sou o administrador do site www.ronaldo7.net , uma página sobre o Cristiano Ronaldo com PageRank 5. Gostaria de saber se existe interesse da vossa parte em efectuar uma troca de links. O nosso site capta actualmente à volta de 250.000-400.000 visitantes únicos mensalmente, sendo que a maior parte tem origem nos motores de busca (estamos já em #1 no google.com para a pesquisa "cr7" e #2 para "cristiano ronaldo"), além de termos o suporte das redes sociais com uma página de fãs no facebook com mais de 21.000 seguidores ( www.facebook.com/www.ronaldo7.net ). Estamos também posicionados perto do ranking 70.000 no alexa.com, mas se necessitarem de mais alguma informação da minha parte, por favor não hesitem em contactar-me.

Estatísticas retiradas do Google Analytics, para o mês de Outubro: www.ronaldo7.net/ronaldo7stats.pdf

Desde já obrigado. Com os melhores cumprimentos,

Guilherme Neto @ Portugal
admin@ronaldo7.net
www.ronaldo7.net

Anônimo disse...

Jogo contro o Universitario vale gravar um DVD pra assistir daqui a 5, 10, 20, 30 anos. Sensacional.