quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tem que melhorar

Em sua estréia no Campeonato Carioca 2011, o Vasco foi derrotado em São Januário pelo Resende por 1x0. No próximo domingo o time da Colina enfrenta o Nova Iguaçu pela segunda rodada. em Volta Redonda.
Todo mundo sabia que não ia ser fácil. A tão falada diferença física existe e nesse quesito o Resende sobrou, como todos os pequenos contra os grandes neste início de campeonato. Só pra citar um exemplo, nosso maior velocista, Eder Luis, foi incapaz de passar pelos adversários. Os dribles de Felipe e Carlos Alberto eram parados com facilidade, coisa que não é comum nem mesmo contra times de Primeira Divisão.
E se algumas jogadas estavam difíceis, cabia ao Vasco tentar na base do talento e inteligência. Algumas jogadas saíram, mas as finalizações eram sempre de fora da área, levando pouco perigo ao adversário. O tão esperado 'camisa 9', no caso Marcel, só aparecia fazendo o pivô, sem sequer finalizar.
O 0x0 do primeiro tempo foi o que o Resende queria, já que desde o início faziam cera, apelando pro cai-cai e uma retranca bem armada.
Para o segundo tempo, era esperada uma melhora do time. Mas não foi o que aconteceu. O time caiu de rendimento e o Resende aumentou o cai-cai. A cada minuto caia um jogador de branco diferente. Após sacar Allan para entrada de Misael, PC tentou com um 4-3-3 levar mais perigo. Porém, o atacante ex-Ceará foi mais um a se afundar na marcação. Com os atacantes e meias se adiantando, sobraram os zagueiros e volantes para criar as jogadas. E aí, nada de produtivo acontecia.
Na base do abafa, nossos laterais tentavam bolas esticadas, mas abusavam da força e os avantes não tinham perna pra pegar. Coisa que vai mudar com o avanço físico.
Com o time exposto, cansado e desanimado com as vaias, veio o pior. Aos 41, Carlos Alberto foi desarmado no ataque e no contra ataque, o atacante do Resende cabeceou no canto. Na jogada, haviam bem mais atacantes de branco que defensores do Vasco, tanto que cantei bem antes pro rapaz do meu lado nas cadeiras: 'gol'. Infelizmente acertei.
Os minutos restantes, além dos 5 de acréscimo foram de protesto e xingamentos que achei exagerados para um primeiro jogo. Porém, o grupo atual paga pelo longo jejum e é difícil pedir paciência à torcida.
Resta saber como todos reagirão para a sequência do campeonato, que é curto e não dá espaço para mais um tropeço.
.
Desde 2008, esse blog acompanhou 4 estréias do Vasco em Estadual. Perdemos 3 e vencemos apenas uma. E em todos esses anos chegamos às semifinais da Taça Guanabara. Então não deve ser tratado como o fim do mundo, até porque a vitória em 2010 foi por 1x0 sobre o rebaixado Tigres com um frango do goleiro.
Futebol é físico sim e jogar mal é mais do que normal, é esperado. Ontem vi um pouco do jogo do nosso rival e o Volta Redonda foi superior, com a diferença que a bola deles entrou em um gol contra.
Era importante que o Vasco somasse esses pontos, mas não deu e que o time aprenda com o que de fato foi ruim.
O time tem uma dificuldade crônica de criar jogadas. Temos dois meias de talento extraordinário, mas eles avançam demais, viram quase atacantes e aí não tem quem faça o time andar. Isso vem desde o ano passado e se PC não trabalhar, vamos sofrer com poucos gols.
A defesa tomou alguns sustos, mas além de não ser a titular, o adversário também corria mais pra atacar, então também era esperado e vai ser assim com todos os grandes.
Para domingo, o time com certeza vai ter uma melhora física. Mas no quesito tático também temos que melhorar e não podemos jogar a sujeira pra debaixo do tapete.
.
Sds vascaínas a todos!

2 comentários:

Gabriel disse...

É muito triste ver o nosso Vasco desse jeito: com jogadores que não respeitam ninguém, falam o que querem, sacaneiam a torcida, fazem corpo mole (claro, nossa diretoria só tem bundão!), essa mesma diretoria perde o prazo de inscrição dos jogadores, o que é inadmissível!!!, etc...

Esse Bananamite e o Caetano Veloso têm q sair o mais rápido possível.

Quem é o Felipe para questionar a torcida (se ele quer sair, que vá e leva o CA junto!), quem é o CA pra ter essa marra que tem, e, voltando um pouco mais, quem é o Élton que manda a torcida calar a boca e essa mesma torcida não fez nada!!!!!

Muito triste.

Claudio Henrique disse...

Começou com o pé esquerdo. Me surpreendi com essa derrota. Pode ser a falta de entrosamento por ser começo de temporada, mas nunca é bom começar perdendo.

Abraços!

http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/