quinta-feira, 1 de abril de 2010

Classificado

Pela segunda fase da Copa do Brasil, o Vasco eliminou o ASA nesta quarta-feira em São Januário. Com a vitória por 3x1, o Cruzmaltino avançou às oitavas de final, onde enfrenta o Corinthians-PR. Os gols da vitória foram marcados por Élton (2) e Magno. As datas e ordens de mando serão sorteadas pela CBF na sexta-feira.
No início da semana, o treinador Gaúcho afirmou que todo time entra para jogar a vida contra o Vasco e nosso espírito não poderia ser diferente. E logo no começo do jogo, deu pra ver que os jogadores entenderam o recado. O time entrou a 100 por hora, bem como o adversário. Os 20 primeiros minutos foram muito corridos.
Élton teve duas boas chances. Na primeira furou e Coutinho chutou a sobra para fora. Na segunda, colocou a bola com capricho no travessão. Aos 14, Júnior Viçosa chutou bola marota de longe e obrigou Fernando Prass a jogar para escanteio.
Aos 18, Rafael Carioca deu belo passe para Élton, que na entrada da área, chutou com catgeoria no ângulo adversário. Vascão 1x0! Vale lembrar que esse chute foi de canhota, a perna boa, enquanto os dois anteriores tinham sido com a direita.
Enquanto a torcida ainda vibrava, a zaga repetiu a linha de impedimento da derrota para o Americano e deixou Júnior Viçosa livre para finalizar. Era o empate do ASA. Nesse momento, o placar levava a decisão da vaga para os pênaltis, preocupando torcida e jogadores.
O time então se perdeu e os três volantes passaram a errar muitos passes, armando contra ataques para o adversário. Aos 26, Fábio Lopes avançou livre e absolutamente sozinho chutou por cima do gol. Durante os segundos de sua corrida, o filme da eliminação passou pela minha cabeça. Um gol naquele momento nos obrigaria a fazer mais dois.
Mesmo desorganizado, o Vasco ainda teve boa chance aos 43, com Élton, que obrigou o goleiro a fazer boa defesa. Apesar de ter tido várias boas chances, o camisa 9 não agradou parte da torcida, pelo seu jeito um pouco trombador e sem tanta intimidade com a bola.
Apesar do apagão da metade final da primeira etapa, a torcida não vaiou o time e nem Gaúcho fez alterações. Mesmo sem mudança de peças, o futebol do Vasco mudou muito. O time partiu para cima, os laterais viraram quase pontas e o ASA foi acoado em seu campo.
A pressão era muito grande e a melhor chance foi aos 14, quando Coutinho driblou dentro da área e a bola tirou tinta da trave. Pouco depois, Magno e Ramon se prepararam para entrar, em lugares de Élton e Márcio Careca. Em sua última bola, o camisa 9 recebeu cruzamento de Élder Granja, errou a cabeçada, mas chutou tudo que viu pela frente para desempatar. Vascão 2x1!
As substituições foram feitas, Élton aplaudido e Ramon ovacionado. Se todo time tem o seu xodó, o nosso é o camisa 33, a representação fiel da torcida em campo. Durante os quase 30 minutos em campo, ele mostrou a garra que nos habituamos no ano passado e parece ser questão de tempo a titularidade.
Logo aos 27, Magno gingou na esquerda, tocou para Ramonstro e correu para a área. O lateral cruzou e a bola sobrou para o baiano fechar o placar, dando toda tranquilidade à torcida. Vascão 3x1!
Não custa citar, que a entrada de ambos, além de melhorar o time, deu um choque de ânimo, fazendo com que todos corressem e se dedicassem mais. Vendo o Ramon se matando em campo, dá até vontade de correr na arquibancada.
Com a vaga garantida e o ASA desaminado, o Vasco teve algumas outras chances de gol. Na melhor e mais bonita delas, Coutinho tirou um malandro pra dançar, deixou sentado e só não marcou porque a defesa salvou sobre a linha. Um pecado!
Fim de jogo, vaga garantida e mais um passo na reconstrução da confiança do grupo e da aliança time-torcida. Agora, temos o Duque de Caxias no domingo, para garantirmos a classificação às semifinais da Taça Rio. Aí será a semana perfeita de Gaúcho e o cumprimento de sua missão inicial.
O Vasco atuou com: Fernando Prass, Élder Granja, Thiago Martinelli, Titi e Márcio Careca (Ramon, 23'/2ºT); Nilton, Rafael Carioca, Souza e Philippe Coutinho (Rodrigo Pimpão, 37'/2ºT); Dodô e Elton (Magno, 23'/2ºT)
.
O Vasco jogou bem? Sim e não! Como assim? Os primeiros 20 minutos foram muito bons, bem como quase todo o segundo tempo. O problema foi o apagão da metade final da primeira etapa, que quase custaram a vaga. Ontem era o ASA, mas se fosse um time melhorzinho, a vaca tinha ido pro brejo. Sendo assim, comemoremos, mas que o time se ligue no que fez de errado e não repita.
Destaques positivos: Élton, Coutinho, Ramonstro e Magno.
Negativos: os 3 volantes.
Quase desapercebidos: Fernando Prass, Márcio Careca e Pimpão.
.
Galera, ainda sobre a reunião das divisões de base, encaminhei um e-mail hoje para o coordenador Humberto Rocha, com as questões levantadas no post abaixo.
Estarei no aguardo da resposta, para continuarmos um debate de qualidade, com propostas.
.
Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

FilipeJMS disse...

O time do ASA não é dos piores não. Até terem perna, fizeram um bom jogo, principalmente o atacante e o meia com trancinhas! Agora Nilton do primeiro volante não está dando certo não, toda hora a zaga fica desprotegida. Sou mais escalar tres zagueiros e colocar Ramom e Fagner nas laterais.
Agora é confirmar a classificação no carioca!

Carlos Gregorio Junior disse...

Fala Diego, que vitoria suada em cara. Fiquei arrepiado quando o cara do ASA entrou sozinho na grande area... ainda bem que aquela bola não entrou, pq se não......!!!!!

Gostei muito da atuação do Rafael Carioca e do Elder Granja ontem. Claro que não foram brilhantes, mas foram os que mais se destacaram da parte defensiva. O Elder apesar de ter dado condição no gol, se movimentou bem e chegou bem no ataque. Estava mais ligado ontem.

Apesar disso, concordo com o amigo acima. Deveriamos jogar com tres zagueiros, mas para mim esse terceiro zagueiro poderia ser o proprio Nilton como Souza e o Carioca mais recuados, como foi ontem em varias partes do jogo.

De bom além da classificação, so a volta do GUERREIRO RAMON!!

Abraços Diego e FELIZ PASCOA para todos ae na tua casa!!

Gremista Fanático disse...

Fala parceiro, pois é cara o Vasco classificou e vem mostrando que a má fase foi embora, e agora os confrontos começam a ficar mais dificeis, boa Pascoa pra voce e sua familia tambem, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Fábio disse...

Bom dia.
No início eu achei que a zebra iria prevalecer, mas a força do vascão foi mais forte. O Vasco é o time da virada...

Aldevan Junior disse...

Fala Diego!

Mais uma vez passando sufoco... mas as coisas estão andando.

Domingo tem mais sofrimento no Carioca.

Abraço!

www.canetadechuteira.blogspot.com

Maria Olívia Ferreira Satler disse...

Fala Diego, blz?
Que jogao de hj hein?! E que sufuco…eu achei q esse juiz tava querendo é prejudicar o Vasco, aposto que ele é flamenguista! hahahahaha
Brincadeiras a parte, Vasco jogou ate bem…perdemos muitos gols, mais valeu o sofrimento. Agora é ir com tudo pra cima do urubu.

Deixaram a gente chegar, agora aguenta!
Saudaçoes vascainas.
Bjs