sexta-feira, 26 de março de 2010

Gaúcho no comando, mas até quando?

Foram muitos os nomes especulados. Em menos de 24 horas com o comando técnico disponível, inúmeros nomes foram citados como possível futuro treinador do Vasco. Cada veículo de imprensa, parecia querer ser o autor do furo de reportagem, então a torcida ficava tonta, sem saber em quem acreditar. Porém, na noite de ontem, para surpresa de todos, a diretoria anunciou que Gaúcho, treinador dos juniores, será o treinador da equipe no fim desta Taça Rio.
No Sub-20 do Vasco, Gaúcho conquistou o Torneio Otávio Pinto Guimarães do ano passado e faz boa campanha no Estadual desse ano, onde liderávamos até a última quarta-feira.
Emerson Leão, Tite, Celso Roth, PC Gusmão, Oswaldo de Oliveira, entre outros, foram nomes ventilados pela imprensa. E sinceramente, desses aí, nenhum me agradava por inteiro. Todos têm sua qualidade, mas no momento, ao meu ver, o Vasco precisa de coisa melhor. E aí que entra a dificuldade. Dois nomes muito me agradam. Abel Braga e Muricy Ramalho.
Ambos tem a condição de fazer um trabalho longo, de crescimento do Clube como um todo. Coisa semelhante ao que Dorival Jr. estava apto a fazer, mas infelizmente não teve tempo. Além disso, os dois trariam grife, peso ao time do Vasco e queiram ou não, isso é muita coisa.
Mas trazer um técnico desses tem um preço. E alto, diga-se de passagem. Aí começam os problemas, principalmente, se lembrarmos que um dos fatores que não segurou Dorival Jr. aqui, foi o financeiro. Muricy é um dos mais caros do país e Abel, trabalha no mundo árabe, tendo um salário fora da nossa realidade. Além disso, o Vasco hoje não tem CT, o que joga contra nós nessa busca de um grande nome.
Cabe citar também que dos grandes Clubes do futebol brasileiro, o Inter-RS também pode precisar de técnico em breve e certamente correria atrás de um dos dois, pelo currículo e pela história no Beira-Rio. E aí, temos de reconhecer, que trabalhar no Colorado é no momento, mais atrativo para qualquer profissional do que vir para o Vasco.
Analisando essas variáveis, temos que tentar pensar como os dirigentes. Contratar um técnico disponível ou se permitir o direito de sonhar? Nem uma coisa nem outra foi feita e a decisão de promover Gaúcho dos juniores, acaba ficando em um meio termo.
Faltando apenas dois jogos na Taça Rio, não há muita coisa a fazer. Não dá pra ficar inventando táticas malucas na prancheta. É fazer o básico na escalação e motivar o grupo. Se der certo, palmas e méritos a Gaúcho, que pode até ser efetivado. Se der errado, ele será o menor dos culpados e aí, recomeça a busca por um nome. Para o clássico de domingo, pouca diferença faria ter um interino ou um definitivo.
Com o sucesso ou não de Gaúcho, uma coisa parece ficar clara. Em maio, haverá a possibilidade da contratação de Abel Braga, sonho de torcida e dirigentes. Isso porque, acabarão os campeonatos dos Emirados Árabes. Apesar do contrato até meados de 2011, Abel manifestou nesta entrevista, seu desejo de voltar ao país, além do seu carinho pelo Vasco e seu presidente Roberto Dinamite. Ele aceitaria inclusive, uma redução nos ordenados.
Hoje se trata apenas de um sonho, mas que pode se tornar realidade, dependendo da competência dos dirigentes. Mais sonho do que isso porém, seria ver o Vasco campeão carioca, com Gaúcho no comando. Aí como ficaria nossa direção, nesse doce imbróglio.
Acham que estou sonhando demais? A bela sexta-feira que faz no Rio me dá esse direito...
.
* Foi só Mancini cair que agora Carlos Alberto já tem condição de jogo.
* Coutinho volta domingo, mas Fernando e Léo Gago estão suspensos.
* Ramon sem condições legais, mas Fágner já está em forma e bem que Gaúcho podia barrar Elder Granja.
* E já que ele veio dos juniores, bem que podia puxar uns moleques que vêm tão bem no Estadual.
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

Gremista Fanático disse...

Fala Diego, pois é cara, o Vasco tem que aproveitar agora e contratar o mais rapido possivel um tecnico, acho que o Muricy valeria o sacrificio, tudo menos o Celso Roth cara. Acho que o Vasco errou em não manter o Dorival Junior e agora o gasto será maior com a quebra de contrato com o Mancini, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Claudio Henrique disse...

Poderia ser uma boa o Gaúcho trazer meninos da base, tem um que eu vi na Copa SP que me fugiu o nome, mas é um bom jogador, bem decisivo. O nome mais apropriado para assumir o Vasco na minha opinião é o de Celso Roth, mas vamos ver se o Gaúcho é capaz de ganhar o cargo de efetivo.

Abraços

Carlos Gregorio Junior disse...

Sonhar não custa nada cara e nao custa mesmo!! Não acho dificil o Abel aceitar, o dificil é o clube liberar ele de graça. É ao contrario do Juninho, que so vem mesmo se quiser, pois o clube ja tem acordo para liberá-lo.

Acho que o Gaucho pode dar certo se não repetir os erros do Mancini e repetir os acertos. Se ele conseguir fazer o time jogar da forma alegre de antes, digo no inicio da temporada, nao tenho duvida que sera mantido por um bom tempo.

O que a diretoria mais torce é para que o Gaucho consiga fazer isso, pois so dessa forma terá tempo para estudar a escolha de um novo treinador e principalmente não gastará tanto.

Sobre subir garotos da base, bem que ele podia testar o Lipe hoje no Clássico. Já pensou ele entra e corresponde?

Abraços