segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Sobre a montagem do elenco 2010

Chega a última semana de 2009 e a torcida vascaína já conhece pelo menos 90% do grupo que vestirá nossa camisa nos campeonatos da temporada que vem. Já foram apresentados dez reforços e a expectativa é de pelo menos mais três novos jogadores (Rafael Carioca, um meia e um atacante).
Muita gente falou que o Vasco monta um time conforme suas restrições financeiras. Até pode ser, mas com o Gigante da Colina funciona exatamente igual a todos os outros, na base da criatividade e muita conversa. Fora uma aquisição esporádica, como a de Maxi López (R$ 3,7 milhões), todos os times adquirem jogadores através de parceiros ou atletas sem contrato, como foi com os badalados Ronaldo, Adriano, Fred e Roberto Carlos.
Essa semana enquanto assistia uma dessas peladas de fim de ano, um comentarista (um branquinho da Sportv que esqueci o nome) disse que um dos que melhor contratavam era o São Paulo. Ora, vamos aos nomes. André Luis (em 2008 era um louco, foi pro SP virou craque), Xandão (dispensado do Fluminense no meio desse ano), Fernandinho (promessa que fez meia dúzia de bons jogos), Léo Lima (banco do Vasco da Série B) e Marcelinho Paraíba (o melhor deles, mas que foi mal no urubu e brilhou no rebaixado Coritiba). O tricolor paulista tem um bom grupo, mais pelo que já tinha do que pelos que chegaram.
Citei esse exemplo, apenas para criar o contexto necessário. Dentro do que era possível, nos reforçamos muito bem. Conseguimos um atacante espetacular, mas que ninguém estava disposto a investir. Pegamos o melhor atacante da Série B e aí falamos da nossa posição mais carente de 2009. Kléber Pereira pode chegar, dando mais uma boa opção de frente.
Temos um dos melhores meias do país, que pode ter ao lado, em um primeiro momento, uma aposta, como Jéferson, Magno ou Caique. Se não der certo, para o segundo semestre pode vir um nome de mais peso (Juninho Pernambucano) ou até mesmo usar três volantes, afinal opções é que não faltam.
Se já tinhamos fartura nessa posição, agora temos até mesmo excesso. Léo Gago vem após um Brasileiro muito bom e Rafael Carioca é jogador para Seleção em um futuro próximo. Junte-se a eles as promessas Souza e Allan, além de Nilton, com muito crédito, Jumar, Paulinho e Mateus, que deve ser emprestado.
Nas laterais, caso Ramon fique, termos tido um grande ganho de qualidade, com as chegadas de Élder Granja e Márcio Careca. A zaga ganha em experiência com Gustavo e Thiago Martinelli e no gol. Bom, lá já temos a muralha e não precisamos de mais ninguém.
.
Temos que colocar como objetivo inicial a briga pelo título Estadual e da Copa do Brasil. No Rio, o grande adversário é o urubu e na competição nacional, Palmeiras e Grêmio. Já no Brasileiro, o foco inicial tem que ser ficar entre os oito primeiros. E porquê falo isso.
O campeonato é muito equilibrado e não adianta 12 times dizerem que querem ser campeões que só causa decepção às suas torcidas. Temos que fazer parte do bloco dos que brigam pelos títulos todo ano, hoje formado por Cruzeiro, Corinthians, Grêmio, Inter, urubu, São Paulo e Palmeiras. Se vamos levar a taça ou não, aí já é outro departamento.
O que pode alegrar a torcida é que estamos montando um grupo homogêneo, sem muitas diferenças entre titulares e reservas. Em caso de suspensão ou lesão, o nível não cai muito, fora o caso de Carlos Alberto, que não tem substituto à altura.
.
A lamentar, as vendas de Alex Teixeira e Alan Kardec. O dinheiro, obviamente é bem vindo, mas fora o que já falei em outros textos, isso cria um precedente muito ruim. Vendemos nossas três principais promessas por 'apenas' 29 milhões de reais. Não é todo dia que pinta um Alex Teixeira ou Phillipe Coutinho, ou que se tem um atacante titular e fazendo gols na Seleção Sub-20. Vendemos os três, na média por menos de 10 milhões cada.
Quem será o próximo da base a ser negociado? Provavelmente Souza ou Allan, jogadores bem mais defensivos. Que moral o Vasco terá para barganhar um valor alto por um volante, se vendeu suas promessas de frente por mixaria?
Vende bem, quem mostra bem o seu produto e o Vasco perdeu, alguns milhões em não deixar Alex Teixeira fazer parte de um time bem mais forte que os de 2007 e 2008.
Só pra constar: aquele treco horroroso do Airton, dos mulambos foi vendido pelo mesmo valor de Alex Teixeira. E aí, o Vasco fez ou não um péssimo negócio?
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

m. lopes disse...

O Blog "Gritos do Desporto" deseja a todos, em especial ao amantes do Desporto, um ano de 2010 repleto de sucessos e alegrias, quer a nível pessoal quer profissional!

Com os melhores cumprimentos
____________________________

http://www.gritosdodesporto.blogspot.com


ps: gostaria que dessem a opinião sobre o Alan Kardec no nosso blog.

Carlos Gregorio Junior disse...

Fala Diego, tempão sem visitar aqui; tava meio sem tempo, mas voltei para dar uma olhada e gostei do que você escreveu. É a mais pura verdade. Já tinha posto isso la no blog. Temos um bom goleiro, bons volantes, meias que podem dar conta. Na lateral direita continuamos na mesma, pois Elder Granja dificilmente jogará menos que Paulo Sergio. Na zaga ganhamos experiência como voce disse. Na Esquerda perderemos muito se o Ramón sair, mas se ele ficar aumentaremos o nivel da posição. E no ataque temos um centrovante de respeito agora. Perdemos muito com a saída do Dorival, mas creio que podemos sonhar com título em 2010. Só nao concordo quando tu falas que o nosso maoior adversário será o Flamengo, pois para mim o maior adversário será nós mesmos!!

Só depende da gente a conquista do Estadual , só da gente!

Abração

La Caldera del Diablo disse...

Feliz año nuevo, con los ánimos renovados y la mejor de las suertes.

Emiliano
La Caldera del Diablo
http://www.lacalderadeldiablo.blogspot.com