segunda-feira, 30 de novembro de 2009

E agora José?

Neste sábado, o Vasco enfrentou o Ipatinga pela última rodada da Série B. Mas ninguém de fato, estava ou está preocupado se o time venceu, empatou ou perdeu na despedida da Série B. O que todos querem saber é como será nossa temporada 2010. Quem será o treinador, quais os reforços e pelo que de fato brigaremos na próxima temporada?
Na sexta-feira, foi anunciada a esperada saída de Dorival Jr. A novela teve diversos capítulos e na quinta, com a provável desistência do Grêmio, o acordo entre Vasco e Dorival parecia próximo. Porém, após uma reunião, foi anunciado no fim da tarde o término da união entre Clube e treinador. Agora, o Vasco corre atrás de novo técnico e Dorival aguarda convites de trabalho para 2010.
Disse aqui semana passada que com o divórcio, perdiam os dois. O Vasco por perder um bom profissional, que em pouco tempo montou um bom time e teve bons resultados por toda a temporada. Dorival por perder a chance de enfim dar sequência a um trabalho, já que em nenhum Clube ficou por mais de um ano.
Durante o ano, não foram poucas as decisões equivocadas de nosso comandante. A insistência com alguns jogadores e no esquema 4-4-2 com o meio em losango, não proporcionaram a superioridade esperada, principalmente na Série B. Tivemos dificuldades contra times fraquíssimos e criávamos poucas chances de gol. Quantas vezes Carlos Alberto pôde entrar na área no mano a mano e finalizar? Mas tudo isso foi minimizado, porque o time jogou com atenção, concentração e seriedade em todos os jogos. E muitas vezes isso conta mais que organização tática.
Um novo treinador pode montar um esquema tático bem melhor (o que não é difícil), mas quem garante que motivará o grupo como Dorival fez? Antes tinhamos uma certeza, agora somente dúvidas.
Dúvidas que se estendem ao time que poderemos ver em campo. Nenhuma renovação foi acertada, o que deve acontecer nos próximos dias. Mais do que nunca será preciso inteligência, já que bons nomes não se acham em qualquer esquina.
Precisamos contratar logo um treinador que ajude na escolha dos reforços, como aconteceu nesta temporada 2009. Joel Santana? Não. PC Gusmão? Nem pensar. Tite? Pode ser. De todos os nomes especulados, dois me agradam. Paulo Silas e Vagner Mancini. Precisamos de gente que queira estar no Vasco, que queira crescer com o Vasco e não fazer aqui mais um trabalho apenas.
Agora é a hora da nossa diretoria mostrar de vez sua competência. Reconhecemos que o trabalho foi admirável, mas colocar o Vasco na Primeira Divisão era apenas obrigação. Agora é saber contratar, olhar com inteligência o mercado e caçar as peças necessárias. É hora de encontrar um comandante capaz de manter o grupo unido e focado nos objetivos. Em um campeonato tão equlibrado como o Brasileiro, isso faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. Basta ver que o craque do campeonato é um cara que estava aposentado no início do campeonato.
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

Marcelo disse...

Gracias por visitar mi Blog, Diego!!!.
Destaco con la profesionalidad que trabajás en tu BLOG.
SALUDOS. MARCELO
www.efemeridesdeportivas.blogspot.com

Gremista Fanático disse...

Pois é Diego, pegou a todos de surpresa essa saida do Dorival Junior, sei da importancia dele para o clube mas acho que ele não valia o que recebia no Vasco, e muito menos o que estava pedindo, ele ainda não é do primeiro escalão, mas agora é bola pra frente, o Vasco não vai sentir falta do Dorival, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Kampelo disse...

Kra... A diretoria acabou de colocar o nome de Mário Sérgio tbém como substituto do Dourival, talvez o nome mais forte no momento.
Eu olhei o histórico dele no Wikipédia e ñ me agradei muito não! O vovô não durou muito em quase todo time que comandou, a única coisa "expressiva" q conseguiu foi um VICE da Copa do Brasil pelo Figueirense. Sinceramente:
EU TÔ COM MEDO DESSE VÉI!!!

abração...FLW