segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Estamos de volta

Há tempos o torcedor vascaíno vem na contagem regressiva e com a sensação de que o acesso está consumado. Mas neste sábado, finalmente chegamos aos 66 pontos e podemos enfim dizer que já estamos na 1ª Divisão. Em uma matemática pessimista, ainda podemos sair do G4, mas com esse número de pontos não há chances reais de que sejamos ultrapassados. Os gols da vitória de 2x1 sobre o Bahia foram marcados por Fagner e Élton.
A torcida compareceu em bom número ao Maracanã. Com TV aberta para a cidade do Rio, infelizmente não batemos o recorde do jogo contra o Ipatinga. E antes do jogo, uma desagradável surpresa com o desfalque de Carlos Alberto por lesão. Mesmo sem seu principal jogador, o Vasco era infinitamente superior ao Bahia e dominava as ações. Alex Teixeira infernizava seus marcadores e Ernani era uma boa arma pela esquerda. Aos 17, após jogada do camisa 7, Evaldo e Fumagalli dividiram e a bola bateu no travessão baiano.
O Vasco fazia por merecer o gol, que só veio aos 36. O zagueiro saiu jogando mal e deu no pé do esperto Fagner, que deu em Adriano (entrara em lugar de Fumagalli), recebeu de calcanhar, fugiu da falta e bateu de canhota no ângulo de Marcelo. Golaaaçooo!
Com a vantagem, o time vascaíno diminuiu a velocidade no fim do segundo tempo e início do segundo. Debaixo de um calor das 15:00 também complica. Mesmo assim, as chances se multiplicavam, ora parando no goleiro Marcelo, ora na má atuação de Élton.
A batata do camisa 9 já estava pra lá de assada, quando aos 33, Amaral arrancou com a bola da defesa e o serviu. Ele então pegou de voleio da entrada da grande área e marcou um gol de placa. Vascão 2x0
A torcida então se soltou e nem o gol do Bahia, dois minutos depois, diminuiu a empolgação. Aos gritos de “O Vascão voltou” e “É campeão, os milhares de vascaínos comemoraram o acesso e a iminente conquista do título.
O Vasco atuou com: Fernando Prass, Fágner, Vilson, Titi e Ernani; Nilton, Souza (Amaral, 29'/2ºT), Allan e Fumagalli (Adriano, 34'/1ºT) (Dedé, 44'/2ºT); Alex Teixeira e Elton
.
O placar do Maracanã não anunciou o placar do jogo contra o Figueirense. Porém, com a derrota do time catarinense, abrimos 15 pontos do 5º colocado, havendo apenas 18 pontos ainda por jogar. O elenco, corretamente, mantém o discurso de pés no chão, mas ninguém em sã consciência ainda acredita que o acesso possa não ocorrer. Sábado contra o Fortaleza, deve vir a comprovação matemática.
.
Sobre o jogo, qualquer análise é comprometida por aquele sol desumano que fazia no sábado. Toda hora alguém ia na beira do campo se hidratar, o que algumas vezes tornou o jogo moroso. De todo modo, não existem dúvidas da superioridade do Vasco durante os 90 minutos, não retratada pelo magro placar de 2x1.
Gostei muito da atuação dos jovens Allan e Souza. Com a volta de Carlos Alberto, um deve sair, o que deve ser uma boa dor de cabeça para Dorival. Pode sobrar para o experiente Fumagalli. Pra ficar com apenas um como destaque, voto em Souza, que jogou muito, dominando o meio-campo e dando mostras que a ida ao Mundial o fez crescer ainda mais.
Vilson esteve pior que antes de sair do time e não passou muita segurança. Nilton fez bem a função de Amaral, que quando entrou também mostrou bom trabalho. Fágner foi uma ótima arma e também colocou uma interrogação na cabeça do treinador. Quem joga na próxima, ele ou Paulo Sérgio?
Na esquerda, gostei do Ernani, que melhora a cada dia. Nunca vai ser um Ramon, mas ele já não atrapalha e ainda vai bem nos chutes de fora da área. Já anda merecendo um golzinho. Adriano entrou bem na frente e dessa vez não foi apenas um corredor louco, mas soube tabelar, passar e finalizar. Merece mais chances que Pimpão.
Élton é um caso à parte. Ele é baiano e devia ser torcedor do Bahia quando criança. Ou então, o contato com seus conterrâneos aumentou sua preguiça. Parecia que ele não queria fazer gol de jeito nenhum. Era um gol perdido atrás do outro.
Inteligente, a torcida não o vaiou, mas gritou Pimpão, mandando uma indireta pro camisa 9. Ele então, fez um golaço, o mais bonito da carreira e correu para os braços da torcida. Show e artilharia isolada com 15 gols.
Que venha o Fortaleza. E que possamos ter time completo, para jogar ainda melhor.
.
* Caso tenha comentado no texto anterior, sua resposta está na caixa de comentários. Daqui pra frente será assim. Comentário feito, comentário respondido no mesmo texto. Uma forma mais dinâmica de debate.
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

Gremista Fanático disse...

Só mesmo uma catastrofe pra tirar o Vasco do G4, agora só falta mesmo a confirmação do titulo que pra mim tambem deve vir de forma antecipada em duas ou talvez 3 rodadas, mas com certeza virá, liguei a tv no sabado bem na hora do golaço do Elton. Lendo seu texto e vendo voce analisar alguns jogadores percebo que o Vasco tem uma excelente base pro ano que vem e com umas 3ou 4 contratações lutara por todos os titulos, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Impasse Livre disse...

Poisé, estamos na A 2010, mas com uma missão: resgatar o nosso prestígio e não me satisfarei sem o título da copa dop brasil , o cariopca e a série a do ano que vem! temos a obrigação de levar a B desse ano, como marca de resgate, de rexcuperação do respeito e da dignidade vascaína. E dorival, será o nosso comandante em 2010. sds vascaínas... O vascão voltou! Leandro

Impasse Livre disse...

Boatos dão conta de que Ilsinho(lateral ex=-SP) , Jadson ( ex-atlético-PR, lINCOLN E RAFAEL CARIOCA PODEM VIR).PABLO PODE ESTAR VOLTANDO ASSIM COMO DIZEM QUE O GUANABARA QUER POR O RONALDINHO NO VASCO E QUE ASSIS INICIOU CONVERSAS COM DINAMITE E A ELETROBRÁS...EU QUERO PAGAR PRA VER! OUTRA HISTÓRIA: THIAGO IRIA PRO SANTOS E O VASCO RECEBERIA MADSON E JENA...SEI NÃO!

Diego Louzada disse...

Gremista - Você foi pé quente pro Élton. Acertando, principalmente o miolo de zaga e com um atacante mais confiável, podemos brigar pelos títulos com certeza. Abraço!

Leandro - Exceção do Pablo, todos são titulares em seus times, o que dificulta um pouco. Ronaldinho seria um sonho. Esse negócio com o Santos seria ótimo para o Vasco. Ano que vem deve ser o ano da colheita. Sds!