segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O que começa errado só pode terminar errado

Nesta sexta-feira o Vasco não conseguiu superar o Ceará no Maracanã e sofreu sua primeira derrota em casa na Série B. Beneficiado pelo empate do Atlético-GO, o time se manteve na liderança com 42 pontos, a dois do vice e ainda há nove do quinto colocado. Os gols do revés foram de Wellington Amorim e Mota, ambos no segundo tempo.
A vantagem de se ter um blog independente é que se tem tempo para pensar antes de escrever. Do contrário esse seria um dos textos mais azedos desses dois anos. Pra começar, esse jogo NUNCA era pra ter sido no Maracanã. Se você tem um estádio próprio, onde seu elenco está acostumado a jogar e treinar, a pressão da torcida é absurda e os adversários admitem a dificuldade, não há a mínima necessidade de sair de sua casa para ir a um campo neutro.
O Maracanã não é casa de ninguém, muito menos do Vasco. Um Clube de futebol não visa lucro, visa resultados e nessa mudança começou a derrota. Dos 27.450 presentes, com certeza mais de 15.000 iriam a São Januário, gerando todo o clima de Caldeirão que o Maraca não tem.
Na escalação, infelizmente estávamos todos desfalcados, com um ataque remendado e ainda colocaram um árbitro de última categoria pra apitar. Sobre isso falo depois. Antes mesmo da bola rolar, as perspectivas não eram boas.
No início, o Vasco partiu com tudo para o ataque e contra o retrancado Ceará, a estratégia só não deu certo porque o goleiro Lopes estava em uma noite inspiradíssima. Com um ataque reserva, nossas melhores chances eram nas bolas paradas, onde Vilson e Gian levaram muito perigo.
A melhor chance foi logo aos oito minutos, quando Adriano puxou contra ataque e o fraco do Enrico conseguiu perder um gol feito. Marcássemos ali, o jogo seria outro sem sombra de dúvidas.
No segundo tempo, o Vasco voltou ainda mais ofensivo e era senhor do jogo até os 18 minutos, quando Vilson tentou driblar dentro da área e perdeu pra Jorge Henrique, que só rolou para Wellington Amorim marcar o primeiro.
Com as entradas de Pimpão, Phillipe Coutinho e Robinho, o Vasco partiu para as jogadas em velocidade, mas sem levar perigo ao adversário. No finzinho, após escanteio em nosso ataque, Pimpão foi empurrado e no contra ataque, Mota fechou o caixão. Ceará 2x0
O tropeço nos impediu de ter total folga na liderança, já que poderíamos ter aberto cinco pontos de vantagem sobre o vice. Ficamos com apenas dois, mas com as derrotas de Guarani e São Caetano, ainda temos bastante tranquilidade na briga pelo acesso. Sábado o desafio é o vice-líder Atlético-GO, fora de casa.
O Vasco atuou com: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Mateus, Souza, Enrico (Philippe Coutinho) e Alex Teixeira; Adriano (Robinho) e Alan Kardec (Rodrigo Pimpão).
.
Que o Alan Kardec vá logo pro Inter! E que o Jéferson volte logo, porque o Enrico é uma praga. Pra esse ano ele até serve pra compor elenco, mas pra 2010 que vá procurar seu canto.
Sobre o Vilson, seu erro foi babaca e prejudicou totalmente o time. Total excesso de confiança, que nunca deve acontecer com quem joga na zaga. Mas também não vou ser Judas e crucificar o cara. Suas atuações nesse ano e no primeiro tempo de sexta vinham sendo excelentes, mostrando velocidade, precisão e capacidade de recuperação. Que ele amadureça e siga jogando bem, sem se abalar com o erro.
.
Sobre a arbitragem, antes de descer o pau, um parêntese é necessário. O Vasco perdeu porque não soube fazer gols e vacilou na defesa, sofrendo-os. Mas que juiz horroroso que colocaram. O Sr.Devarly Lira do Rosário é o pior árbitro que vi atuar em todos os meus 22 anos de vida, seja no profissional ou em peladas.
Existe juiz ladrão e mal caráter e esse não me pareceu ser o perfil dele. Ele é FRACO. Marca falta que não existe e deixa de marcar as que existe. Deixou o Ceará meter a porrada no Vasco sem expulsar ninguém. E se não tinha o Carlos Alberto pra apanhar, foi a vez do Alex Teixeira sofrer inúmeras faltas e não conseguir jogar. Pra completar, parecia uma franga, se sacudindo todo pra dar bronca nos jogadores, mas cartão que é bom, nada.
Sua auxiliar, Katiuscia, tem nome de humorista, mas é uma piada. Fraca, muito fraca, sem nenhuma noção de regra. Ainda por cima é da FIFA. Aliás, alguém me explica como ser árbitro profissional, que largo o emprego hoje e vou lá ganhar uma fortuna.
Pra fechar esse assunto, venho me juntar à corrente que pede respeito dos árbitros ao futebol carioca. Ontem Fluminense e Botafogo foram roubados de forma absurda permanecendo na zona de rebaixamento. Na dúvida é sempre contra nós e agora até inventando infração esses caras estão.
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

Impasse Livre disse...

pOIS É, CARO AMIGO. MAS, DISCORDO EM RELAÇÃO AO MARACA. o CLUBE PRECISA DE RESULTADOS? SIM...MAS, ME DIGA ONDE JOGAMOS QUANDO FOMOS REBAIXADOS E ONDE NÃO CONSEGUINMOS RESULTADOS? EM SÃO JANUÁRIO. A ESTÓRIA DE ALÇAPÃO VEIO NA LIBERTADORES, QUANDO PERDEMOS MUITA GRANA JOGANDO POR LÁ, MAS DEU RESULTADOS PORQUE AQUELE TIME ERA MUITO BOM E GANHARIA ONDE FOSSE LOUZADA! O ERRO NA ESCALAÇÃO DO KARDEC FOI O PIOR, BOTARAM NA VITRINE PARA BVENDER E QUEIMARAM MAIS AINDO O GARTOTO. O ENRICO JOGOU MAL ~ESSA, MAS NÃO DEVE SER CRUCIFICADO COMO O VÍLSON POR UM JOGO RUIM. ACONTECE.O QUE NÃO PODE É MUDAR O TIME A CADA JOGO E MATEUS E SOUZA JUNTOS, NÃO DERAM LIGA, ENFRAQUECEM ADEFESA E DEIXAMO TIME EXPOSTO A CONTRA ATAQUES, E AÍ ESTÁ O PROBLEMA, A QUEDA DO VILSON PÓDE ESTAR ASSOCIADA, SIM, A SAIDA DO AMARAL!!! E PHILIPE COUTINHO PODIA TER JOGADO DE INICIO NO LUGAR DE CA, EM DETRIOMENTO A KARDEC! MAS, PERCALÇOS SÃO NORMAIS E O VASCO SERÁ CAMPEÃO, INDEPENDNTE DE JUÍZES RUINS E OMISSOOS COMO O DE SEXTA!

snoopy em p/b disse...

também não entendi porque o jogo não foi em são januário.
contra o ipatinga, eu até entendi, por causa do apelo do jogo.
mas esse tropeço em nada vai atrapalhar a bela campanha do vasco.
quanto à arbitragem, puts...
erstou azedo demais com isso.
muito, mas muito indignado.
vão nos levar para a série b.
a incompetência da diretoria e a arbitragem brasileira.
é revoltante.
abraço, louzada!
sds. botafoguenses!!!
ps1: ainda não joguei a toalha.
ps2: o nome daquele clube de série c de rosinha ficou uma gracinha! hahaha

Gremista Fanático disse...

Posha Diego fiquei surpreso com essa derrota do Vasco, estava vendo o jogo ate os primeiros minutos do segundo tempo e estava 0x0, ai me deu aquele sono e fui dormir ai vi no dia seguinte que o jogo tinha sido 2x0, não acreditei, menos mal que o time segue na liderança, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

João Medeiros disse...

Diegão,

É sempre frustrante ver o VASCO perder. Mas se as lições da derrota forem aprendidas, terá valido a pena. O Vilson é bom zagueiro, desde que jogue sério do início ao fim do jogo. Nada de sair jogando, vale o chutão. E o elenco é fraco. Com muitos desfalques, o VASCO fica muito fragilizado. Mas estamos no caminho certo. Rumo à séria A. Abração.