segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sábado de redenção

A torcida abandonou os protestos e jogou junto com o time. Fágner reencontrou o futebol que o levou à Seleção Sub-20. Nilton mostrou que é sim o bom jogador que conhecemos no Carioca. Souza, após um ano parado por lesão, demonstrou muita qualidade e se colocou na briga por uma vaga de titular. Élton, por sua vez, fez as pazes com o gol, marcando duas vezes. Resultado: Vascão 3x0 na Ponte Preta e o fim do jejum de vitórias.
A torcida compareceu em bom número, mostrando que os baixos públicos das rodadas anteriores se deviam muito mais aos horários absurdos que ao mal momento do time. O time, mesmo muito modificado e com excesso de jovens, começou bem. Jéferson procurava chamar o jogo para si, mas saiu logo no início com lesão muscular. Fágner era pouco acionado, o que mudou com o passar do tempo. O juiz prejudicava muito. Aos 24, Alex Teixeira recebeu carrinho dentro da área. Pênalti claríssimo, que o juiz ignorou e ainda amarelou nosso camisa 7. Dois minutos depois, o gol. Fágner cruzou da intermediária e Robinho cabeceou encobrindo o goleiro. Belo gol e Vascão 1x0. Na comemoração, dancinha estilo Michael Jackson.
A Macaca só ameaçava em lances de bola parada com o lateral direito Edilson. No melhor delas, ele soltou uma bomba que explodiu no travessão, para espanto da torcida do Vasco. O Cruzmaltino era soberano em campo, dominando bem os espaços e criando chances. Fágner se tornou a melhor arma do time, mostrando muita habilidade e velocidade.
Perto do fim do primeiro tempo, ele sofreu pênalti, novamente ignorado pela arbitragem. Aos 46, Souza fez grande jogada e foi derrubado por gercimar. Foi o menos pênalti dos três, mas dessa vez o juiz marcou. Élton deslocou o goleiro e acabou com seu jejum. Vascão 2x0 e fim do primeiro tempo.
Os bons jovens Tinga e Danilo Neco saíram e deram lugar a Lins e Marcio Mexerica no time da Ponte. A melhor jogada do adversário no segundo tempo foi de Lins, que fez fila e chutou tirando tinta da trave.
Robinho aproveitou bobeada da zaga, driblou o goleiro, mas na hora de concluir perdeu o ângulo e cruzou para Souza. A zaga cortou. Aos 30, Souza deu bela arrancada e foi derrubado por Gercimar. Falta de amarelo, mas no calor do jogo, o juiz expulsou.
Dorival sacou Alex Teixeira e Robinho para entrada de Alan Kardec e Magno. E foi o próprio Magno que deu belo passe para Élton fechar o placar. Tarde de festa na Colina após o reencontro com as vitórias. Agora temos dois jogos para retornar ao G4 e depois correr atrás da liderança.
Força Vascão!
O Vasco atuou com: Fernando Prass, Fágner, Vilson, Titi e Ramon; Nilton, Souza, Jéferson (Ernani) e Alex Teixeira (Alan Kardec); Robinho (Magno) e Élton.
.
O vice-líder Atlético-Go perdeu para o Vasco. O terceiro colocado Brasiliense também. E a boa Ponte idem. Enquanto isso os fracos Bragantino, Duque de Caxias e São Caetano arrancaram empates dentro de São Januário. Por que isso acontece?
O fator principal é aquilo que escrevi aqui na sexta. Esses times bons atacam o Vasco e dão espaço. Por exemplo: no gol de Robinho se fosse contra o Bragantino, antes da bola chegar já tinham quebrado o Fágner ou então tinham três zagueiros para impedir nosso atacante de cabecear.
Amanhã contra o Vila Nova, o que teremos pela frente?
.
Fernando Prass foi bem quando exigido e contou com a sorte na bola que bateu no travessão. E já ganhou musiquinha da torcida: "agarra demais, a muralha da Colina chama-se Fernando Prass". E ainda me vem um tricolor aqui da sala dizer que ele é fraco. Bom deve ser o Berna...
Fágner foi MUITO bem. Começou tímido, mas depois até balãozinho aplicou. Vai ser difícil Paulo Sérgio voltar nesse time. E olha que eu achava que ele não cruzava bem, mas depois da assistência do primeiro gol, vou ter que ficar calado. Ramon esteve abaixo do que pode render ofensivamente, mas na defesa esteve perfeito nos desarmes. Pena que levou o terceiro amarelo e desfalca o time amanhã.
Os zagueiros estiveram seguros a maior parte do tempo. Vilson até arriscou subidas para o ataque, enquanto Titi teve um pouco mais de trabalho com o bom Evando.
Nilton fez a função de Amaral e foi excelente. Criticado durante a semana por problemas pessoais, teve sua melhor atuação nesta Série B. Foi soberano dos desarmes e iniciou as jogadas com qualidade. A faixa de capitão não pesou e foi um líder positivo. Souza foi outro destaque. Mostrou muita categoria no meio-campo, fazendo bem a passagem para o ataque. Como disse após o Carioca, a posição de volante em nada me preocupa. E agora, Dorival? Que belo problema ganhou para escalar o time.
Jéferson começou com vontade e dando bons passes. Infelizmente saiu lesionado, para entrada de Ernani, que ajudou Ramon pela esquerda. Suas melhores aparições foram em chutes de fora da área. Tem qualidade, mas às vezes parece muito afobado.
Alex Teixeira que ainda me decepciona. Parece ter dificuldade para achar seu lugar em campo. Cai pelos lados, tem força de vontade, mas dificilmente produz algo de positivo para o time. Deve perder a vaga para Carlos Alberto.
Robinho agrada a cada jogo e conseguiu seu primeiro gol pelo Vasco. Quando Pimpão voltar deve esquentar um banquinho. Élton esteve tímido, mas marcou dois gols e isso que se espera do centroavante. Foi bom para tirar um pouco da pressão sobre ele e dar calma para o trabalho dessa semana. O novato Adriano esteve no banco, mas não entrou.
.
Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

Gremista Fanático disse...

Agora sim tudo voltou ao normal e com certeza esse jogo marca a grande arrancada do Vasco de volta a serie A. abraço.
Saudações do Gremista Fanático

sobreofutebolcarioca. disse...

o vasco esta de parabens!!!

Almirante disse...

Finalmente né Diego!!!

Para mim não tem mais discussão: Fágner tem que ser o titular!

Grande abraço!

Alexandre Filho disse...

É isso ae Diego,agora o Vasco arranca,e eu estarei torcendo para q issorealmente aconteça,e q o nosso Vascão volte para o lugar dele!
Ah! vc me pediu o antigo link,e o novo,ta ae:
Antigo: http://www.debateepronto.blogspot.com

Saudações Vascaínas! ;D

Novo: http://www.cotidianosubverso.blogspot.com

Anônimo disse...

Tua imensa torcida é bem feliz!!!!!!!!!

Vinicius Grissi disse...

Vitória fundamental para o Vasco. Mas eu ainda quero ver uma boa sequência de vitórias para crêr que este time vai fazer bonito na Série B.