terça-feira, 19 de maio de 2009

A força do trabalho sério

Recentemente, em conversa com companheiros de trabalho, disse que no ano passado o Vasco cairia quaisquer que fossem os jogadores. Evidentemente, isso não se aplica a extra-séries como Van der Sar, Ferdinand, Gerrard, Messi ou Ibrahimovic. Esses salvariam até o Íbis. O que quis dizer é que mesmo que tivéssemos o time deste ano, o descenso seria inevitável. Como a conversa foi interessante, estendo o tema aqui para o Blog.
O elenco de 2008 tinha deficiências visíveis. Não muito diferente de vários outros clubes do Brasileirão. O que diferenciava e destruía o Vasco era a péssima atmosfera do Clube. A diretoria não tinha pudor em dizer que aquele não era o time que desejavam. Os treinadores se revezavam sem em momento algum dar padrão tático ao time. Jogadores eram contratados e dispensados a todo momento. O que víamos em campo era um bando, alguns até esforçados, mas sem a mínima condição de desempenhar algo parecido com futebol profissional.
O filme foi muito parecido com o de todos os times grandes que caíram. Reparem que a história da queda de todos os gigantes, passa por brigas políticas. Conosco não foi diferente. Dificilmente, um clube da grandeza do Vasco terá um dos quatro piores elencos do Brasileiro. O nosso no ano passado não era, bem como não eram o Corinthians 2007, o Grêmio 2004 ou o Atlético-MG 2005.
Vejam o Vasco 2009. A diretoria contratou gente séria para gerir o futebol, como Rodrigo Caetano e Dorival Júnior. Daí partiu para a formação do elenco, contratando diversos desconhecidos. Ao perdermos na estréia do Estadual, muito se cogitou sobre esse elenco ser pior que o do rebaixamento. O trabalho seguiu sendo feito de forma séria e hoje estamos bem nas competições que disputamos, com um desempenho elogiado por torcida, imprensa e adversários.
No elenco, jogadores que no time do ano passado teriam sucumbido facilmente. Lembram de Vinicius Reche, o chute-chute? Hoje ele é destaque de seu time na França. Haverá muita diferença para o elogiado Jéferson? O tão criticado Jonílson não seria elogiado jogando na posição de Amaral? E se o Amaral jogasse no time do ano passado? Provavelmente seria linchado em praça pública. E o Vilson? O Vilson de 2008 era um zagueiro medíocre, enquanto o de 2009 já começa a ser forte candidato a uma vaga de titular. Isso só pra citar alguns exemplos.
A clara diferença é o trabalho feito em conjunto por todos no Clube. Diretoria, comissão técnica e jogadores estão focados em um objetivo e assim a chance de obter êxito aumenta bastante. Não quer dizer que o Vasco vá ganhar tudo em 2009, afinal estamos falando de futebol e nesse esporte nada é garantia de sucesso. Porém a receita do fracasso sabemos de cor e dessa esperamos que o Vasco passe bem longe daqui pra frente.
.
O Viria merece ser respeitado, independente do placar do jogo de ida. Pra alcançar a vaga, o Vasco deverá jogar com humildade e seriedade. Aliás, isso tem faltado no time baiano. Primeiro foi o zagueiro Wallace menosprezando o time do Vasco. Agora é o atacante Neto Baiano prometendo fazer três gols só no primeiro tempo.
Sem Rodrigo Pimpão, ainda lesionado, é possível que o Vasco atue em um 4-5-1, apenas com Élton na frente. Como Carlos Alberto chega muito, o esquema pode facilmente virar um 4-4-2. O problema fica apenas pela presença do apagadinho Enrico no meio-campo.
.
Jorge, sobre sua pergunta, creio que o companheiro do Aloísio será mesmo o Pimpão. Não só pelas características, mas também pelo momento que vive. Algumas vezes o Dorival colocou dois atacantes de força em campo, mas nunca de início. Creio que ele o faça por situações de jogo, conforme o estilo do adversário. Não gostei quando o time jogou assim. A fase do Élton não é boa, o que torna ainda mais improvável que ele forme dupla com Aloísio. Abraço e sds!
.
Rapidinhas
* Será que dessa vez a Champs desaparece do Vasco?
* E se ela sair, quem você prefere? Penalty, Puma, Nike, Adidas, Fila?
* O assessor de Juninho confirmou. Há um projeto pronto do Vasco para contar com o atleta.
* Amanhã será lançado oficialmente o projeto de sócios. Estarei acompanhando e atualizando on-line em um dia que promete ser de muitas novidades para a torcida vascaína.
.
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Gerson Sicca disse...

O Vasco tá no caminho certo. Chegou a hora de eliminar o Corinthians!!!