
As derrotas do flamengo para o Vasco estavam se tornando constantes, a ponto da imprensa carioca tradicionalmente rubro-negra tentar ignorar aquele massacre nos jornais do dia seguinte. No período de 1928 a 31, o time cruzmaltino venceu todos os 8 jogos oficiais contra os flamenguistas.

Este foi um dos primeiros grandes times da história do Vasco. Quatro atletas (Brilhante, Itália, Fausto e Russinho) foram convocados para a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1930 no Uruguai, além de Tinoco para a edição de 1934 na Itália. O meio-campo Fausto chegou a receber o apelido de “La Maravilha Negra” pela imprensa uruguaia por causa das suas grandes atuações em campo.
O ponta-esquerda Sant'Anna foi o primeiro jogador a fazer um gol olímpico no país. Isto aconteceu em 1928, na inauguração dos refletores de São Januário, quando o Vasco venceu o Wanderers do Uruguai por 1x0.
Se na esquerda tinha Sant´Anna, pela direita vinha Paschoal, apelidado de “Trem de Luxo” pela sua extrema velocidade. Ele atravessou todo o período que o Vasco venceu o racismo no futebol carioca, conquistando os primeiros títulos do clube, desde o Carioca da 2ª divisão em 1922. Foi titular absoluto do Vasco e das seleções carioca e brasileira, apesar de não ter participado daquela goleada de 7x0 sobre o flamengo.

Não se pode esquecer também de Mola, Campeão Carioca em 1929 e 1934. Ele era o cão de guarda do time e os atacantes da época tinham pavor de enfrentá-lo. Em 1934, Mola foi convocado para a Seleção que disputaria a Copa do Mundo, mas, ao contrário dos seus companheiros vascaínos Tinoco e Leônidas da Silva, preferiu continuar como profissional no Vasco, uma vez que a CBD só levaria "amadores" para a Itália.
Outro ídolo da lendária equipe foi Russinho, autor de quatro gols na goleada histórica sobre os mulambos. Ele também se sagrou artilheiro dos Cariocas de 1929 e 1931. Em 1930 Russinho atingiu grande popularidade e foi eleito o melhor jogador do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, num concurso promovido por uma marca de cigarros.
Recitando a escalação do Vasco

Porém, o que realmente mais impressionava no Vasco de 1929 era a criatividade dos torcedores em recitar a escalação de seus ídolos. Frases como estas eram postas com orgulho nos botequins do Rio de Janeiro:
“JAGUARÉ foi na ITÁLIA comprar BRILHANTE. Assistiu com TINOCO a ópera FAUSTO, sentado numa cadeira de MOLA. Na volta, PASCHOAL encontrou OITENTA E QUATRO RUSSINHOS junto com MÁRIO MATOS na Igreja de SANTANA”.
ou:
“JAGUARÉ fez uma BRILHANTE defesa na ITÁLIA. TINOCO foi visitar FAUSTO numa cadeira de MOLA, PASCHOAL comeu OITENTA E QUATRO empadas com RUSSINHO e MARIO MATTOS no campo de SANTANA”.
Ficha Técnica – Vasco 7x0 Flamengo
Campeonato Carioca de 1931 (1º Turno)
Local: São Januário
Juiz: Leandro Carnaval
Expulsões: Fausto e Penha aos 37 minutos do 1º tempo
Obs: Naquela época os jogadores expulsos eram substituídos.
Vasco: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto (Nesi) e Mola; Baiano, Oitenta e Quatro, Russinho, Mário Mattos e Sant´Anna
flamengo: Floriano, Léo e Hélcio; Flávio, Penha (Fonseca) e Darci; Adelino, Viventino, Elói (Nélson), Álvaro e Cássio
flamengo: Floriano, Léo e Hélcio; Flávio, Penha (Fonseca) e Darci; Adelino, Viventino, Elói (Nélson), Álvaro e Cássio
Gols: No 1º tempo: Russinho aos 5 e 30, Mário Mattos aos 27 e 34 minutos;
No 2º tempo: Santana aos 4 e Russinho aos 14 e 20 minutos.
No 2º tempo: Santana aos 4 e Russinho aos 14 e 20 minutos.
.
Fontes: Site Oficial do Vasco, Site Mauro Prais, NETVASCO, Revista Placar e Livro “Flamengo x Vasco - O Clássico dos Milhões”
.
A estréia do Vasco na Série B será mesmo em São Januário. A pedido de Dorival Jr. e dos jogadores, a diretoria desistiu da idéia de transferir a partida para o Maracanã. Assim, teremos uma corrida pelos ingressos e certamente o Caldeirão estará absolutamente lotado.
Lotado também estará nesta quinta. A partida contra o Icasa será às 19h30 e os ingressos já estão à venda. Eu que não sou bobo nem nada, estarei amanhã indo comprar o meu.
Em campo, o Vasco estará muito desfalcado. Fernando, Nilton e Jéferson seguem fora e dessa vez foi Carlos Alberto quem teve um problema e não atuará. Assim, teremos apenas um titular no meio-campo, Amaral. Mateus, Enrico e Alex Teixeira devem ser os escolhidos de Dorival para iniciar o jogo.
Pimpão corria risco de ficar de fora, mas foi julgado no TJD-RJ e punido com apenas uma partida, a ser cumprida no Estadual do ano que vem. Leonardo foi penalizado em três jogos, a cumprir também em 2010.
.
Respondendo aos comentários:
Almirante - As quartas podem ser difíceis, mas podemos chegar bem longe. Felizmente, vai ser em São Janu mesmo. Tomara que o Magno não nos decepcione!
Vinicius - Passar pelo Icasa é obrigação, para aí encarar os desafios maiores.
Gremista - Isso é o que esperamos. Abraço e sds!
FC do Cesão - Pra chegarem a final, Vasco e fla tem duros caminhos, precisando derrubar os favoritos Corinthians e Inter.
Renata - Se passarem dos próximos adversários, Vasco e Galo se pegam nas quartas. Apesar da falta de títulos, os estaduais trouxeram boas lições para nossos times. Abraço!
.
Sds vascaínas a todos!
3 comentários:
Muito bom o post. É sempre bom sabermos mais sobre essas épocas do Futebol Amador, o futebol Romântico. Recomendo-lhe um livro muito bom para saber mais dessa gloriosa época: O negro no futebol Brasileiro- Escrito pelo jornalista Mário Filho. Pra quem gosta de futebol é um prato cheio!
belíssimas histórias...
me amarro em histórias assim.
a maior goleada entre o botafogo e o lixo foi de 9 x 0, para o botafogo, também nos anos 30.
louzada,
peguem firma na copa do brasil!
o vasco tem condições de ser campeão.
cuidado com as zebras!
grande abraço e sds. botafoguenses!!!
7x0 é a maior goleada do Vasco sobre o Flamengo, não sabia, a do Grêmio sobre o Inter é 10x0.
Acho muito melhor o Vasco jogar no São januario do que no Maraca, porque é ali que vai se criar o velho caldeirão vascaino rumo a serie A, abraço.
Saudações do Gremista Fanático
Postar um comentário