terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O caso Jéferson

Será julgado nesta terça-feira às 18 horas, no Pleno do TJD-RJ, o recurso do Vasco contra a decisão do Tribunal de retirar seis pontos do time, causando assim a eliminação da equipe da Taça Guanabara. Em caso de êxito vascaíno, o time enfrentará o Botafogo em uma das semifinais. Vamos a um breve resumo dos fatos.
Na sexta-feira, 23 de janeiro, uma decisão do TRT de Brasília dando ganho de causa ao Brasiliense contra o atleta Jéferson, foi enviada por fax a FERJ e à CBF. No mesmo dia, a Federação do Rio suspendeu a inscrição do meio-campista em seu boletim, impossibilitando assim a atuação do jogador. No dia 24, data da partida, o Vasco obteve uma liminar, cancelando a decisão anterior e permitindo que Jéferson atuasse. As entidades foram comunicadas, mas como a FERJ não deu expediente no sábado, nada mudou em seu status no BIRA. Já a CBF, em momento algum alterou a situação de Jéferson, permanecendo ele sempre apto a atuar pelo Vasco, com contrato até o fim de 2011. Vale ressaltar que, para o jogador estar inscrito ou desligado em qualquer federação, ele ANTES precisa estar com a mesma situação na CBF. Assim, fica claro que o erro foi da FERJ, em clara má-fé em relação ao Vasco.
Quando do recebimento do documento oficial vindo de Brasilia, a FERJ deveria ter enviado a CBF uma comunicação do fato, para que a entidade maior regularizasse e depois o órgão carioca o fizesse. Não foi assim, que nossa Federação procedeu. A CBF, recebeu de Brasilia a mesma documetanção que a FERJ por Fax, mas obviamente não fez nenhuma modificação. Afinal, só mesmo em uma federação de fundo de quintal que um fax vale como documento oficial.
Fica a dúvida sobre qual seria o interesse da FERJ em proceder a alteração no registro no BIRA de forma tão rápida e incorreta. Vale lembrar que o atual presidente Rubens Lopes é afilhado de Eurico Miranda, principal opositor da atual direção vascaína. Roberto Dinamite em declarações anteriores já declarou insatisfação com a Federação. Assim, não é difícil imaginar que a perda dos pontos tenha sido uma jogada política. Além disso, o vice-presidente de coordenação técnica (a quem cabe julgar casos semelhantes ao de Jeferson) é ligado ao Fluminense, time diretamente interessado na perda dos pontos do Vasco.
Fica agora a torcida de todos os homens de bem, para que a justiça seja feita no julgamento de hoje. Caso não o seja, devemos ir até as últimas consequências, mesmo que implique na paralisação do Campeonato. O jurídico da CBF já afirmou algumas vezes que a situação de Jéferson era absolutamente legal no dia da partida contra o Americano. Nossa defesa será feita pelo advogado da FBA (empresa gestora da Série B), Oswaldo Sestário.
Na sexta, dia 13, o Vasco obteve certidão da Justiça do Trabalho de Brasília confirmando que apenas um fax foi enviado a FERJ e a CBF. O documento afirma que as entidades e o Vasco não eram partes no processo e, assim, a comunicação não tinha efeito de intimação. Luiz Gustavo, diretor de registros da CBF, confirmou que o fax não tinha tal efeito.
Outro fator que pode pesar a favor do Vasco é que ontem o TRT de Brasília deu ganho de causa a Jéferson. Só falta agora acertar o pagamento da multa rescisória, com o acerto do que o Clube deve ao jogador.
Às 18 horas, todo vascaíno que puder, deve comparecer ao TJD-RJ, localizado no Centro do Rio. O endereço é Rua do Acre, 47, 7º andar. Algumas torcidas organizadas e movimentos marcarão presença, cobrando justiça do Tribunal e exigindo que o futebol carioca seja decidido apenas no campo, sem artimanhas.
Hoje é a primeira decisão das três que esperamos ter até o dia 1º de março. Força Vascão!
* Este texto usou informações da Coluna de Márcio Santos, site Supervasco.com. Original aqui
20:10: VASCO 0 X 1 INJUSTIÇA. Estou partindo agora para o TJD.
.
Enquanto nossos advogados trabalham no Rio, o time já seguiu para Teresina, onde enfrentará amanhã o Flamengo-PI na estréia da Copa do Brasil. Dorival levou um grupo de 20 jogadores e somente definirá o time titular após a decisão do Tribunal. Caso o Vasco confirme sua classificação às semifinais, jogaremos com um time misto. Caso o tapetão nos elimine, o time titular atuará na busca da vaga antecipada para a próxima fase.
Essa competição é de grande importância para o Vasco que nunca a conquistou. Em um primeiro momento pode ser utilizado um time misto, mas certamente em fases anteriores usaremos força total.
.
Respondendo aos comentários:
Almirante - C0ncordo em tudo cara. Hoje é torcer para que a justiça seja feita.
Gremista - Cara, ou perde 6 ou não perde nada. De todo modo, 3 pontos nos dariam a vaga e o primeiro lugar. Abraço e sds!
Maldita - É amigo, o Vasco entrou de otário nessa por via do LA 55, mas hoje a justiça será feita. Não podemos confiar só na história de boa fé. Isso é jogo de gente grande e nosso advogado devia saber. Já fui lá e debati no Blog. Abraços!
FC do Cesão - Não confie tanto que vão nos vencer. Abraço e boa semana!
Vinicius - Que seu palpite se confirme!
Snoopy - O timinho se garantiu no apito e ainda assim quer tumultar o campeonato. Que logo mais tudo dê certo e tenhamos um grande jogo no fim de semana. Abraço e sds!
Renata - O Eurico tinha muita experiência e força nesses assuntos de justiça. Nesse caso pro Vasco ganhar não é necessário falcatrua, mas sim um bom trabalho de defesa dos advogados.
.
Sds vascaínas a todos!

8 comentários:

Almirante disse...

Com todos os argumentos apresentados e os depoimentos de todos os juristas especialzados, no qual todos atestaram a legalidade do atleta, será um absurdo o tribunal não nos inocentar. Se assim não for, é sinal de que a corja que comandou o futebol e a federação carioca, é a mesma de nefastos anos passados.

Hj é tudo nosso!!!

Anônimo disse...

Vamos lá cara, boa sorte hoje, e que a justiça seja feita, e valeu pela correção, abraço
Saudações do Gremista Fanático

Fc do Cesão / Jack disse...

Hahaha mas tem que confiar rapaz!
eu sou flamenguista! rs
só não queria q eu torcesse pro Vasco vencer em caso de confronto direto ne? ahsuiahsuiahisa
um abração e tomara q vcs tenham os pontos de volta... (6)³
;P

Fc do Cesão / Jack disse...

eita parceiro... ainda não vai ser dessa vez... =/

Gerson Sicca disse...

pelo histórico q colocaste realmente o erro não foi do vasco. pelo jeito os bastidores estão jogando contra.

snoopy em p/b disse...

é meu amigo... o time campeão do tribunal venceu mais uma em sua especialidade.
lamentável!
esse é o campeonato carioca...

Impasse Livre disse...

Lamentável, mas perdemos. uma derrota do futebol. uma vitória do Eurico e suas mazelas!
Que o Luiz Américo seja limado sumariamente do clube, que economizará R$55 mil por mês pra ele não fazer mais vergonha...Imbecil rtetardado e burro, um ingenuo advogado? não creio...
E que o Vasco priorize a copa do brasil e dispute o estadual com um time juvenil!

Vinicius Grissi disse...

O Vasco ficou mesmo fora. Mas, com certeza, muitos outros capítulos ainda virão sobre o assunto.

O julgamento é tema no Marcação Cerrada.

Abraço!