quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

No circo do Carioca, nos sobrou o papel do palhaço

Passava das 20:30 quando virei a esquina da Rua do Acre, sede do TJD-RJ. Um senhor me avisou: "filho, perdemos. Já foi dado o quinto voto: 5x0. Sai de lá porque vai dar confusão." Insisti e fui para a porta do prédio onde se localiza o Tribunal. Dezenas de vascaínos gritavam palavras de protesto, inconformados com a decisão da Injustiça. Fiquei ali vendo o movimento de fotógrafos e cinegrafistas. Um por um, saiam os homens que julgaram o destino do Vasco. Os mais velhos, que hoje reconheci pelas fotos como sendo os julgadores, saiam sorridentes com suas pastas. O que será que havia ali dentro? Algumas pessoas que assistiram o julgamento se dirigiram até o grupo de torcedores, tentando explicar o inexplicável: como um jogador absolutamente regular causou a perda de seis pontos e a consequente eliminação vascaína.
Em todo o caso, houve apenas uma irregularidade e ela não foi cometida pelo Vasco. Ao receber o fax do TRT-DF, a FERJ não deveria ter alterado a situação do jogador no BIRA, assim como a CBF não alterou no BID.
Quem autorizou essa mudança na situação de Jéferson?
Por qual razão, somente em 06 de fevereiro, treze dias após o jogo, um promotor (e não nenhum Clube interessado) 'denunciou' o Vasco?
Por que esse mesmo promotor disse que era difícil o Vasco perder a causa?
Por que o presidente da Federação disse na véspera do jogo que não haveria irregularidade na liminar e agora vem com discurso que avisou o Vasco para não escalar o jogador?
Por que deixaram para julgar apenas após a penúltima rodada, não permitindo que o time trabalhasse com a hipótese dos (-6)? Vale lembrar que faltaram apenas dois pontos para que o Vasco se classificasse mesmo tendo os pontos tomados.
Hoje, dou graças a Deus por ter marcado minhas férias para março. Assim, estarei bem longe de toda essa vergonha que é o Estadual. Meu desejo é que o Vasco colocasse o time sub-15 pra jogar. Que boicotássemos esse torneio imbecil e comandado por calhordas que circulam pelos corredores da FFERJ. Agora, até de eliminação nos ameaçam. Na boa. Que se dane. Seria melhor que não teríamos que perder nosso tempo e nosso dinheiro assistindo nosso time jogar bem dentro de campo e ser garfado fora dele.
Apóio e concordo que o Clube tenha que ir até a última instância atrás dos seus direitos. Que se vá ao STJD e se for preciso até a FIFA. Porém, pra mim esse campeonato acabou. Não importa o que aconteça, não escreverei mais e não irei mais aos jogos do Estadual deste ano. No máximo, algumas linhas sobre o resultado e ponto final. Ocuparei este blog com textos sobre política, história e etc.
Que hoje façamos uma boa estréia na Copa do Brasil, competição muito importante para o Vasco. Continuarei torcendo para que a justiça seja feita, seja com o campeonato sendo paralisado ou sei lá como. Pra mim porém, o Estadual acabou ontem, com o Vasco sofrendo uma goleada de 7x1. A goleada mais injusta e ilegal de nossa história.
Muita gente se pergunta: se fosse com o Eurico isso teria acontecido? Na minha opinião, não, até porque o caso nem chegaria a ser julgado. Mas isso não tira a culpa do ex-presidente no caso. Só fica a dúvida se ele foi sujeito ativo ou passivo. Eurico continua circulando pelos corredores da FERJ. Assim, muito se especula que ele tenha sido um dos que ajudou a fazer a denúncia e a condenar o Vasco. Não posso afirmar por não ter como provar, mas não duvido desta hipótese.
Por outro lado, de modo passivo, ele certamente atrapalhou o Vasco. Eurico Miranda sempre foi e continua sendo uma das maiores forças políticas do futebol brasileiro. Há mais de 30 anos no meio esportivo e jurídico, conhece cada ponto dos regulamentos e cada um dos procedimentos adotados pelos julgadores. Assim, poderia ajudar o Vasco na causa. Não foi o que fez. Na mesma hora, ele estava em reunião da Oposição, onde certamente foi comemorado o fracasso e a eliminação do Vasco. O episódio com certeza será utilizado politicamente por seu grupo, quando ao invés de se omitir, ele poderia ter ajudado e muito o Vasco a não ser roubado.
Até quando seremos vítimas da briga pelo poder. Até quando os egos e os cargos serão mais importantes que o Vasco. Até quando veremos os lados políticos brigando contra o progresso do Vasco, confundindo o sucesso do rival político com o sucesso do nosso amor maior. Vimos durante anos o MUV sabotando a administração Eurico Miranda e hoje o grupo do ex-presidente parece querer fazer o mesmo. Onde a ganância desses homens vai levar o Vasco? Viraremos um América?
.
O recurso no STJD só será julgado após o Carnaval. Assim, já terão sido realizadas as duas semifinais e ficará tudo por isso mesmo. Por outro lado, a hipótese do Vasco ser eliminado do Estadual por ter ido a Justiça do Trabalho só pode ter saído da cabeça de um retardado.
Se o Brasiliense ganhou a causa contra Jéferson na Justiça do Trabalho, tentando obrigar o atleta a voltar ao antigo emprego, onde o Vasco deveria recorrer? Na justiça esportiva? Tem gente que estuda, estuda e continua sendo idiota.
.
Muito se falou em 'o Vasco ganha no Tapetão', mas quero deixar bem claro que não queremos nada de ninguém. Queremos o que é nosso. O que nos foi tomado pela Injustiça. Qualquer um que leia uma só vez o processo, observa que se trata do roubo mais discarado da história da Justiça Desportiva brasileira.
Não sei se venceríamos a Taça GB. Poderíamos perder a semi para o Botafogo ou a final para Fla ou Flu. Não sou vidente. Porém, sei que temos um bom time e todas as condições para conquistarmos a competição de que fomos eliminados. Esse será eternamente um campeonato manchado pela eliminação de um dos favoritos, de quem foi tirado o direito de competir em igualdade com os rivais.
.
Recebemos nessa semana o Selo 'Olha que Blog Maneiro' dos amigos dos Blogs Limpo no Lance e La Caldera Del Diablo. O regulamento da brincadeira diz que devo indicar 10 outros blogs para receber a lembrancinha. Seguem as regras e os blogs indicados:
Regras:
1 - Exibir a imagem do selo "Olha que Blog Maneiro" que você acabou de ganhar.
2 - Postar o link do blog que te indicou
3 - Indicar 10 blogs ao selo.
4 - Avisar seus indicados.
5 - Publicar as regras.
6 - Conferir se os blogs repassaram o selo e as regras.
7 - Enviar sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com junto com os 10 links dos blogs indicados para verificação. Se eles repassarem as regras e o selo corretamente, dentro de alguns dias você receberá uma caricatura em preto e branco.
Minhas indicações:
.
Respondendo aos comentários:
Almirante - E o absurdo acabou acontecendo. A corja está lá, como sempre esteve.
Gremista - A justiça não foi feita. Abraço e sds!
FC do Cesão - Não foi dessa vez. Não deixaram.
Gerson - Tramas nos bastidores nos tiraram dessa Taça GB.
Snoopy - Que vcs vençam a todos no campo e não inventem algo para roubá-los.
Maldita FC - O Luiz Américo tem que sumir do Vasco. No mais, concordo em tudo.
Vinicius - Que essa palhaçada acabe logo. Não quero mais nenhum capítulo nesse Carioca estúpido.
.
Sds vascaínas a todos!

11 comentários:

Almirante disse...

É Diego, acabou sobrando para gente. Mas vamo com tudo atras da copa do Brasil e pro inferno com esse carioquinha!

Impasse Livre disse...

Diego, perfeito o que vc colocou , tb o coloquei só que em outras palavras. E digo mais, que se mande embora o remueradinho baitola o Luiz Américo, perdididnho pra cacete!E o mesmo a caso aconteceu com o Ygor e o vasco na epoca do Eurico e nem se falou, uma sacanagem que foi aprontada pelo Eurico, porque ele sabe que se o futebol vai bem e ganha todos se esquecem do resto. E o time em campo vai bem, se ganhasse algo legitimava o dinamite, mas ele (eurico) não quer ver o vasco campeão sem ser feudo seu! Uma pena, nós verdadeiros vascaínos que amamos o clube e dele não nos valemos para sobreviver dever[íamos nos unir, compraer titulos , lançar chapas e votar na nossa galera...limpar a imundice do eurico e do muv e perpetuar nosso valores de amor ao vasco pra sempre!. Belo post...inscreva-se no orkut do chat bola meu voto será seu!

Anônimo disse...

Cara eu a ler esse texto seu, senti como se fosse com o Grêmio, lamento muito que essa injustiça tenha ocorrido mas estamos no Brasil meu amigo e no Brasil coisas desse tipo acontece, e se o Eurico Miranda fez isso com o Vasco ele deve ser banido do clube pela torcida já que se tivesse decidido em ajudar o Vasco nesse caso poderia ter feito a melhor escolha pra tentar um dia voltar a presidencia do clube. Valeu.
Saudações do Gremista Fanático

snoopy em p/b disse...

diego,
quando no poder, sempre vi o eurico miranda como um pilantra, mas pensava eu que ele agia sempre em busca do melhor pro vasco.
aquela típica frase: "o cara é um safado, mas luta pelo vasco até o fim".
falei isso aqui inclusive.
mas, agora fora do poder, vemos que a coisa não funciona exatamente assim. ele, na verdade, é um egoísta, que só pensa em sua auto-promoção. a vaidade reina ali.
lamentável!
o que queria, de verdade, era que vocês viessem com tudo na taça rio. não se entreguem!
sei que vão atrás no stjd e com toda a razão.
mas pro bem do futebol, não será legal se não se dedicarem ao carioca.
temos que acabar com essa pilantragem de fra, nenCCC e ferj.

um abraço e sds. botafoguenses!!!

Pâm Cristina LF* disse...

Brigadauuuuuu =D

Jorge Costa disse...

Infelizmente tiraram os 6 pontos ganho em campo.São coisas estranhas
acontecendo e fico muito entristecido com esses fatos e tambem essa onda de violência dentro e fora dos Estádios.
Paz nos campos de futebol.
Obrigado pela indicação do blog só súmulas ao sêlo "Olha que blog Maneiro e claro que aceito.
Abraços

Anônimo disse...

Cara já me passaram esse selo duas vezes e não fiz o que foi pedido, entao eu vou agradecer muito mas prefiro não fazer os procedimentos pra não ser injusto com os outros que me passaram, desculpe qualquer coisa. Obrigado pela compreenção.
Saudações do Gremista Fanático

Fc do Cesão / Jack disse...

ainda temos o segundo turno...
-
obrigada pelo selo
vou colocar la tb! ;)

snoopy em p/b disse...

diegão,
se eu não passar o selo, você não ganhará a caricatura em preto e branco?
é que realmente não me ligo pra essas coisas não.
mas pra sua indicação, eu ligo sim e fiquei muito honrado.
de verdade, valeu!

abração e sds. botafoguenses!!!

Vinicius Grissi disse...

Uma situação complicada. Acho que vale mais a pena falar da boa estréia do time na Copa do Brasil.

Bruno Muniz disse...

E ai Diego,
valeu pelo selo, ando com alguns problemas pessoais e também to fazendo projeto de conclusão de curso, mas to voltando para o blog...
Abraço