quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Líder

Jogando fora de casa o Vasco bateu o Resende de virada por 3x1 e chegou à liderança do Grupo A da Taça Guanabara. Os gols da noite foram marcados por Nilton, Tiago e Pimpão, com Leandro descontando. Agora com 9 pontos, o Vasco volta a campo contra o rival Fluminense, domingo no Maracanã.
Os mais de 5.000 vascaínos presentes ao belo estádio Raulino de Oliveira formaram um misto de cariocas e paulistas. Pela cidade de Volta Redonda se localizar no meio do caminho entre as duas capitais, o grito de 'Vasco' não teve tanto daquele tradicional sotaque carioca com o S puxado. Para um jogo com um horário horroroso e num município distante, o público até que compareceu em bom número e toda a cidade estava pintada de Vasco.
Em campo, o Vasco estava com a escalação que o torcedor já começa a se habituar, exceção a Carlos Alberto suspenso. Ainda que impossibilitado de jogar, o meio-campista esteve no vestiário, participando das conversas de Dorival Jr. com o time. A postura inicial porém não foi a mesma e o time pareceu um tanto quanto disperso. A criação de jogadas ficou carente e o Vasco demorou a levar perigo ao gol de Cléber. O time adversário formava uma retranca, com três zagueiros, dois volantes e apenas Bruno Meneghel na frente, na esperança de encaixar algum contra-ataque. Aos 6 minutos quase deu certo, com Tiago salvando com os pés.
O gol do Resende só poderia sair em um contra-ataque ou em uma bola parada. E aos 18, acabou acontecendo. Leandro soltou o pé em falta de longe, a bola desviou na barreira e matou Tiago. 1x0. O gol premiava a equipe mais focada na partida. O Vasco acordou, mas esbarrou nos erros de passe do meio-campo. Aos 26, Laércio mandou bola na trave de Tiago, assustando a torcida.
Sem fazer por merecer, o Vasco acabou encontrando o gol aos 42. Paulo Sérgio cruzou na cabeça de Nilton, que subiu para marcar seu terceiro gol no campeonato: o terceiro de cabeça e todos com assistência de Paulo Sérgio. Com o placar empatado, o time ainda criou outra oportunidade em bola parada e pôde descer um pouco mais tranquilo para o vestiário.
Na volta, Dorival sacou um apagado Fernandinho para entrada de Elton. Assim, Alex Teixeira foi um pouco mais recuado, podendo partir em velocidade com a bola. O Resende se fechava cada vez mais na retranca e em nada ameaçava o Vasco. Sobrecarregado na armação, Jeferson errava passes e chutes. Em uma cobrança de falta, Tiago atravessou o campo para bater e o camisa 10 chutou na barreira. Resultado: saiu vaiado pela torcida.
O Vasco se esbaldava de perder gols, com direito a bola na trave de Pimpão. Faioli entrou aos 18 e com três atacantes, Dorival matou a sobra do time da casa. Aos 25, Pimpão entrou na área e sofreu pênalti. O goleiro Tiago, em seu 50º jogo pelo Vasco, cobrou no meio do gol e marcou seu terceiro tento com a camisa cruzmaltina. Era a virada vascaína: 2x1
O Resende ficou nervoso e o Vasco seguiu em cima. Aos 28, Breno fez falta sobre Élton, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Tiago partiu para a cobrança e chutou na barreira. Como os jogadores adversário se adiantaram, o juiz mandou voltar, mas quem cobrou foi Paulo Sérgio. Na barreira.
Com mais espaço para jogar, o Vasco seguiu criando e aos 32 matou o jogo. Faioli entrou pela direita da área e cruzou para Pimpão, que só escorou para o fundo da rede. 3x1 e jogo definido. Minutos depois, Nailton fez falta sobre Alex Teixeira, recebeu o segundo amarelo e também foi expulso. Dorival aproveitou para promover a estréia de Fernando Galhardo, em lugar de Alex Teixeira. A torcida, empolgada, gritou olé. Em campo, o time trocou passes e se forçasse poderia ter marcado mais um ou dois gols, tamanho o espaço que havia para jogar. Pimpão tentou dar chapéu e foi repreendido por Dorival.
Assim, com um primeiro tempo fraco e um segundo muito melhor, o Vasco venceu bem o Resende e assumiu a liderança do seu grupo na Taça GB. No próximo domingo, o primeiro grande desafio. A torcida certamente comparecerá em massa ao Maracanã, apoiando o time rumo a mais uma vitória.
Na preliminar, vitória dos juniores por 2x0, com gols dos laterais Renato e Carlinhos. O goleirão Cestaro ainda defendeu um pênalti. O Vasco agora acumula 6 pontos, com duas vitórias e uma derrota.
.
Não foi uma atuação brilhante, mas a consistência e o desempenho do time começam a agradar em cheio a torcida. O time sabe o que quer e como pode chegar. Não ficam correndo como um bando, como ocorria no ano passado. A marcação tem se postado bem e ontem, não fosse um lance de sorte, o Resende não teria marcado. As bolas paradas tem sido uma arma importantíssima ao Vasco e o retrospecto dos últimos times campeões no Brasil mostram bem o quanto isso é bom.
Sobre o pênalti, algumas pessoas hoje me disseram que hoube falta fora da área e depois o Pimpão trombou com o zagueiro. No estádio a impressão que tive foi de pênalti claríssimo do cara que 'barrou' a entrada do nosso atacante na área. Pelo cartão amarelo mostrado no lance, o juiz parece ter visto o mesmo.
Fernandinho não pode ser o substituto de Carlos Alberto. As características são bem diferentes e nosso novo baixinho mostrou que não pode ter a incubência de armar o time. A entrada de Elton e Faioli melhorou muito o time, onde devemos dar o mérito a Dorival, que soube enxergar o jogo e mudar a partida com substituições. "Eu prefiro pecar às vezes por tentar alguma coisa, do que por nos omitirmos" . Boa, professor. São declarações como essa que queremos ouvir.
Pimpão virou de vez o xodó da torcida. A todo lance do camisa 11, a galera grita seu nome. Ontem, ele teve uma atuação mediana, perdendo muitas bolas por tentar dribles desnecessários. Para a torcida, se o cara erra 5 e acerta 1, tudo bem, mas para o time isso atrapalha e Dorival ontem já mostrou que não é isso que quer do time.
Tudo bem que o Amaral estava fazendo 100 jogos, mas dá-lo a faixa de capitão foi dose. Esperamos que isso nunca mais se repita.
Quem já jogou ou joga video-game sabe o que vou dizer. Sabe aquela jogada que você sempre usa e sempre dá certo. A ela damos no Rio, o apelido de "macete". Esse novo time do Vasco já achou seu macete: cruzamento de Paulo Sérgio, bola na cabeça de Nilton e gol. Já são três. Na hora, que nosso camisa 2 ajeitou a bola, avisei a minha namorada: " gol do Nilton". Não deu outra!
Na viagem de ida, muita animação. Cantos, brincadeiras e foguetório. Um temporal deu um susto na galera, mas nada que esfriasse os ânimos. Apesar da distância, chegamos empolgados e a cidade pareceu bem mais urbanizada que Xerém. O estádio também era muito bom e confortável, o que permitiu a todos ver bem o jogo. Na volta, cansaço e muitos voltaram dormindo. Chegando em São Januário, cada um partiu para seu lar. Todos exaustos, mas felizes com mais uma vitória.
Que venha a próxima viagem!
.
Respondendo aos comentários:
Danilo - Ontem CA fez falta, mas mesmo assim vencemos. Abração!
Vinicius - Sem dúvida valorizar o trabalhador é importante. Que esse retrato posa mudar no Vasco.
Kampelo - Ok! E-mail respondido
Almirante - Encaramos a Dutra e voltamos com a liderança. Abraço!
André - Ok! Obrigado pela pareceira. Abraço e sds!
Snoopy - É rapaz, o time está evoluindo e quem sabe nos encarmos na semi ou na final. Obrigado pela palavras. Abraço e sds!
.
Sds vascaínas a todos!

9 comentários:

Unknown disse...

Excelente vitória do Vasco.Tá mostrando um time bom ai pra 2009.que continue assim

Impasse Livre disse...

Fico com o dorival: "Esse time vai dar liga" - Atente: CA não jogou!E o elton é bom de bola... abraços

Diego Ivan disse...

Fazia um tempinho que eu não comentava aqui no blog, mas é com grande prazer que volto e em um momento melhor para o time da colina. Acho que o Goleiro Tiago merece uma chance de se firmar, debaixo dos três paus e em cobranças de faltas e pênaltis, ele é bom goleiro.
Diego queria saber se quando a Serie B 2009 estiver perto de começar você participaria de um Podcast do Blog Papo Alvinegro?
Um Abraço.

www.papoalvinegro.blogspot.com

Unknown disse...

Coe Diego, po cara Vascao jogo bem no segundo tempo com a entrada do elton, pq nao comecar jogando com ele?
CA faz falta no time a diretoria tem que ve se fica com ele ate o final do ano!
vlw!

Almirante disse...

Opa, sem problemas quanto ao título. Domingo vamo ferevr o Maraca, ainda mais com o papelão que a unimed fez hj lá em xerém. Grande abraço!

Gerson Sicca disse...

depois das férias, apareci!
Diego, ainda não vi o vasco jogar, mas pelo treinador q vcs tem eu acho q 2009 vai dar bons frutos.
Grande abraço!

Jogo Aberto disse...

O VASCO ESTA DE PARABENS

Vinicius Grissi disse...

Importante vitória do Vasco.

Fiquei impressionado com a torcida vascaína, quando o clube levou o primeiro gol. Parecia que tinha sido do Vasco. Torcida que será fundamental neste processo de reconstrução do clube. O clássico contra o Flu pode ser uma boa oportunidade para mostrar força pela primeira vez no ano.

snoopy em p/b disse...

diego,
sinceramente amigo, vejo o vasco com uma possibilidade de se sair melhor do que o botafogo.
e acho que esse meu pensamento tem uma razão principal de ser: dorival jr.
ele dá de 10 x 0 no m... do ney franco.
o botafogo está uma cambada de jogadores (alguns até muito bons) perdidos em campo, sem posicionamento tático, em uma legítima pelada.
o vasco não, quando atua bem, convence, como no segundo tempo em volta redonda.
então, se botafogo x vasco se cruzarem na semifinal, acho que não passaremos...

grande abraço e sds. botafoguenses!!!