quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mansinho, mansinho

Mostrando um futebol infinitamente superior ao apresentado na estréia do Estadual, o Vasco goleou o Tigres por 4x0 no estádio Los Larios, em Xerém. Os gols da partida foram marcados por Pimpão, Nilton e Faioli (2). Com o resultado, a equipe saiu da lanterna e subiu para a 3ª posição do Grupo A da Taça Guanabara. O time cruzmaltino volta a campo neste sabado, para enfrentar o Duque de Caxias em São Januário.
Localizado em um local de dificílimo acesso, o estádio do Tigres recebeu um bom público nesta quarta. Apesar dos 3.144 pagantes divulgados, a impressão era de que o estádio estava quase lotado, sendo sua capacidade total 11 mil. Obviamente a torcida do Vasco era maioria, mas o time da casa levou alguns habitantes da região ao seu belo estádio.
Como era de se esperar, os dois times começaram o jogo com tudo, em especial o time da casa, com a empolgação natural de quem enfrenta um Clube grande. No início do jogo, algumas chances de ambos os lados, mas nada de muito perigoso. Aos 17, um susto: o zagueiro do Tigres se chocou com o companheiro e teve que ir para o hospital. O time caxiense teve três boas chances: com Clayton em cobrança de falta que Tiago defendeu, em voleio de Guerra e em chute para fora de Sorato. O Vasco então avançou seus laterais e passou a pressionar. Pimpão deu bom chute, mas o zagueiro se jogou na frente e cortou. Aos 37 não teve jeito: Jéferson deu lindo passe para Pimpão, que com tranquilidade, driblou o goleiro e empurrou para o gol vazio. Vascão 1x0, no primeiro gol do Ursinho com nossa camisa.
Aos 40, Alex Teixeira, em sua única finalização correta no jogo, marcou um belo gol, após passe magistral de Carlos Alberto. O assistente porém, assinalou erradamente o impedimento. Aos 45, Sorato levoua torcida do Vasco à loucura, desperdiçando gol claro. A galera logo, explodiu gritando: "Sorato, Sorato". Fim do primeiro tempo e se o Vasco não era espetacular, ao menos vencia e nesse início de trabalho, isso é muito importante.
Assim como no primeiro tempo, o Tigres tentou atacar no início da segunda etapa. Em cruzamento da esquerda, Tiago fez golpe de vista e deu um grande susto na torcida, com a bola batendo na trave. O Vasco também atacou, mas Pimpão e Alex Teixeira usaram pouca força para finalizar e facitaram a vida do goleito do Tigres. Carlos Alberto quase marcou, mas o zagueiro desviou para fora. Aos 25, o jogo foi decidido e prol do Vasco. Um jogador do Tigres deu carrinho em Carlos Alberto e foi expulso. Na cobrança de falta, Paulo Sérgio colocou com açúcar na cabeça de Nilton que marcou o segundo.
A torcida auri-verde começou a ir embora e Dorival Jr. a fazer experiências no time, sacando Amaral, Alex Teixeira e Pimpão para a entrada de Mateus, Carlos Antônio e Faioli. O jogo ficou fácil e em ritmo mais leve, o Vasco sacramentou a goleada com dois gols de Faioli. O primeiro aos 34, após rebote do goleiro e o segundo após bom passe de Carlos Alberto dentro da área. O time ainda criou algumas oportunidades, mas nenhum gol a mais saiu. Após o jogo, os jogadores aplaudiram e foram aplaudidos pelo bom número de torcedores que se deslocou até Xerém para ver o Vascão jogar. Na estréia oficial do estádio do Tigres, deixamos a Fera mansinha, mansinha e o Bacalhau fez a festa.
.
Destaques positivos na partida principalmente para Nilton, fabuloso no desarme e marcação e Faioli, que em pouco tempo criou muitas chances de gol e marcou dois. No geral, todo o time esteve bem melhor e a utilização de hora Amaral, hora Nilton como terceiro zagueiro ajudou o time a ter mais consistência defensiva. Assim, o ataque pôde fluir mais e as chances aparecerem naturalmente.
Evidentemente, uma goleada contra o Tigres não pode gerar excessiva empolgação, mas a continuar nessa crescente, o time pode dar muitas alegrias à torcida ainda nessa Taça Guanabara. Tiago apareceu muito bem sempre que solicitado e parece querer brigar pra valer pela vaga no time com o recém chegado Fernando Prass. Nossos laterais vão bem à linha de fundo e não tem medo de cruzar, coisa que sentimos falta há um bom tempo. Ramon é mais veloz e driblador, mas Paulo Sérgio, apesar de um pouco lento, parece ser mais efetivo nos cruzamentos. Amaral ainda erra muito, mas seu posicionamento em campo já ajudou o time a se defender melhor. Jeferson e Carlos Alberto criaram muitas chances para os atacantes e isso é o que se espera dos meias. Alex Teixeira e Pimpão devem em breve brigar por uma vaga ao lado de um centroavante. Os dois tem técnica, mas pecam nas finalizações, o que certamente não está passando desapercebido a Dorival Jr.
.
Conhecer um novo estádio é sempre muito legal e essa viagem a Xerém foi muito positiva. O lugar, bastante interiorano é cercado de mato por todos os lados. Na estrada onde se localiza o estádio, sequer havia postes de iluminação pública. O Los Larios é uma ilha em meio ao nada.
No caminho, a apreensão e a curiosidade sobre o desconhecido. Entre músicas e cantos, a galera do ônibus aproveitava pra brincar com os poucos moradores do lugar. Chegando lá, todos aproveitaram pra tirar fotos do bonito estádio. A torcida do Tigres, abusada, tentou fazer gritinhos contra o Vasco. Coitados! Foram embora ouvindo: "Olhaaa, a tigresa indo embooora", "Dança, dança, dança da bundinha, aqui em Xerém o tigre virou gatinha" e "Tigres do Brasil, vai pra **** que *****".
Na volta em meio a escuridão, cantos celebrando a vitória pela Washington Luiz e Av. Brasil. Sábado o duelo é no Caldeirão, mas quarta tem mais, dessa vez em Volta Redonda contra o Resende. Depois de tomarmos a Brasil e a Rio-Petrópolis, é a vez da torcida do Vascão invadir a Dutra.
.
Respondendo aos comentários:
Danilo - O Fernando até que joga bem às vezes, mas o Leonardo deve brigar pela vaga de titular com ele ou com o Titi. Abração!
Vinicius - Vitória importante e que dá mais paz para trabalhar. O Leonardo, principalmente pela velocidade, deve brigar e ganhar uma vaga de titular no time.
.
Sds vascaínas a todos!

5 comentários:

Kampelo disse...

Diego, vc poderia mandar o texto formal q vc enviou a diretoria do nosso clube? Meu e-mail é: kampelo_81@hotmail.com

Nosso Asterisco * disse...

"infinitamente superior"? Só superior.. Tivemos nossos tropeços no jogo. Mas tende a cada dia esse infinitamente ser incorporado. Agora deixando isso de lado, a noite foi do Vasco sem dúvida nenhuma! :)

Andy Carvalho

snoopy em p/b disse...

será essa expressiva vitória capaz de fazer o dorival mudar o discurso?
parabéns pela vitória!

abraço

Vinicius Grissi disse...

Como já tinha dito no outro post, uma vitória importante para o Vasco. Porém, não dá para se iludir. O time do Tigres é muito fraco. O Vasco ainda tem muito o que melhorar.

De fato, estas "aventuras" em estádios do interior são muito interessantes.

Aldevan Junior disse...

Diego, confesso que o mais importante para o Vasco é subir para a Série A. Carioca não leva a nada!