segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Panorama do mercado vascaíno para 2009

Fim de ano é a época do ano predileta daqueles que admiram o mercado da bola. Contratações, dispensas, empréstimos e etc recheiam os noticiários de jornais e sites de todo o país. Muito do que se especula têm fundo de verdade, mas delírios também são cometidos e dependendo da imaginação e da crença do torcedor, se montam times dos sonhos ou dos pesadelos. Com um Clube necessitando de reformulação não poderia ser diferente e o Vasco é um dos grandes sujeitos ativos no mercado de transferências para a temporada 2009. Alguns já se foram, outros devem sair e muitos devem chegar. Hoje, um breve panorama de quem já foi, quem pode ir e quem pode chegar ao Gigante da Colina para o ano que vem. Esse texto provavelmente já estará defasado amanhã à tarde.
Nem sequer havia acabado o Brasileirão e já sabíamos que já tínhamos algumas perdas. A ida de Wagner Diniz para o São Paulo e a aposentadoria de Edmundo já eram notícia há algum tempo. No dia seguinte ao rebaixamento, se noticiou o acerto de Madson com o Santos, além da certeza de que uma barca sairia lotada da Colina. Hoje, o volante Jonílson não acertou a renovação e é mais um titular que sai do time. Leandro Amaral desperta interesse e também pode sair. A barca terá ocupantes quase certos, como Odvan, Jorge Luiz, Anderson, Landu e Eduardo Luiz.
Como acredito que as possíveis chegadas empolgam mais do que as saídas, vamos a elas: Lúcio Flávio teve seu nome ventilado, mas acertou com o Santos. Assim, continuamos precisando de um jogador que chegue pra ser titular no meio e entre os nomes que circulam na imprensa, os mais fortes são Conca e Carlos Alberto. O altíssimo salário de CA seria um empecilho para a contratação. Caso queira mesmo contar com um dos dois a direção terá que abrir o cofre, com o primeiro parecendo valer mais a pena.
Para a zaga, setor mais criticado do time e que certamente terá muitas mudanças, um dos primeiros nomes a circular foi o de Juninho, ex-Botafogo. Sem chances no São Paulo, o jogador pode ver com bons olhos uma possível transferência. Roger (Fluminense) e André Luiz (Botafogo) também despertam o interesse. Maurício, que atuou no Coritiba com Dorival Júnior é nome praticamente certo.
As laterais são prioridade. Sem Wagner Diniz e sem um lateral esquerdo decente no elenco, o setor certamente terá reforços. Nenhum nome surge com força, o que pode acabar sendo bom, pois o alarde só serve pra criar expectativa e talvez decepção.
No meio-campo, Amaral (Grêmio) deve retornar de empréstimo. Caberá ao treinador decidir pela sua permanência. Alan Bahia foi especulado se seria certamente um bom reforço. Para o ataque, as permanências de Leandro Amaral e Pinilla são vistas como fundamentais pela diretoria. Caso um dos dois não fique, o Clube deve procurar alternativas no mercado. Até o momento, o único nome que circulou, ainda que com pouca força, foi o de Iarley, atualmente no Goiás.
Alguns jogadores da base serão aproveitados. O menino prodígio Phillipe Coutinho (que até já deu caneta em Materazzi), de 17 anos, será incorporado aos profissionais. Alguns juniores estouram a idade e devem subir ou ser dispensados. Em breve também devem surgir informações à respeito.
Muita especulação e pouca certeza. Só o que sabemos é que teremos um time novo no ano que vem. A torcida, esperançosa, torce para que os resultados também sejam bem diferentes.
Update: Outros nomes especulados nessa terça feira, foram o do lateral esquerdo Ricardinho (Coritiba) e do goleiro Renê (Barueri).Hoje também, foi confirmada a primeira contratação para 2009. O lateral direito Paulo Sérgio, que disputou o Brasileiro deste ano pelo Grêmio. Mais sobre o assunto amanhã.
Daqui há pouco começa a apresentação da linha Champs para os uniformes do Vasco. Amanhã, fotos e notícias a respeito.
.
A dupla Fla-Flu não jogou em São Januário no Brasileirão 2008, mas atuará no estádio no Estadual 2009. Pelo menos é o que indica a tabela da competição disponível no site da FERJ. Segundo ela, o Duque de Caxias, que tem um bom relacionamento com o Vasco, mandará seus jogos contra o Fluminense (dia 4 de fevereiro, pela Taça Guanabara) e flamengo (dia 8 de março, pela Taça Rio) no Caldeirão. Sobre esse absurdo, vou esperar uma posição da diretoria sobre o tema. Colocar essas torcidas em nosso estádio é um atentado ao patrimônio e o passado nos mostra isso muito bem.
.
Respondendo aos comentários:
Almirante - Assino tudo embaixo.
La Caldera - Gracias!
Sobre o FC - Ele terá sorte e fará um bom trabalho.
FC do Cesão - Bem graças à Deus e parabéns ao seu ídolo. Abs!
Maldita FC - Acredito muito em um 2009 feliz e pra isso contamos que nossa diretoria trabalhe bem. Abs e que sua profecia se cumpra!
Vinicius - Acredito e confio
Alexandre - Que a diretoria continue dando bolas dentro. Corrigirei meu erro. Abraços e sds!
.
Sds vascaínas a todos!

7 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Acho que uma zaga Juninho e Maurício é possível e boa. Agora o Maurício não pode dar aquele bobeada que na deu na última rodada da Série A contra o próprio Vasco.

O Vasco está cokm dinheiro da Eletrobrás e deve abrir um pouco o cofre.

Vinicius Grissi disse...

O Vasco é assunto no MC. Primeiro com a possível contratação de Carlos Alberto, que dureza!

E depois com Wágner Diniz, concorrendo à melhor lateral direito do Brasileirão.

Conto com sua participação!

Kampelo disse...

Kra, tomara mesmo q o elenco 2009 seja á altura das tradições do nosso grande clube, não keremos ver o VASCO sendo chamado de "quarta-força do Rio" novamente... Mas uma coisa que não sai da minha kbça é q eu vou ter a oportunidade de assistir pela primeira vez um jogo do VASCÃO, o jogo vai ser em Teresina-PI (Vasco X Flamengo-PI), umas 5 a 6 horas de viagem, nossa, estou contando os dias...
Quanto as contratações, vc acha q ,por enquanto, as coisas estão indo bem?

Fc do Cesão / Jack disse...

Rapaaaz... brigadão... mas a de hoje foi um pé no saco... agora tenho que brocar as outras duas... pra passar de consciencia tranquila... =//
abraço!!

Jogo Aberto disse...

que venha grandes contrataçoes pro VASCÃO

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É, Diego, confesso que fiquei mais animada pelas dispensas que pelas possíveis contratações...
Queria Conca e Lúcio Flávio, mas o segundo já foi pro Santos (ô timezinho invejoso!!). Quanto aos outros acho que são medianos.
Mas mantenho minha esperança, acho que nada pode ser pior que o time desse ano!
O que vc sabe sobre um tal de Enrico que atuava no exterior? Parece que o Vasco está tentando a contratação dele...
Pra não falar que estou completamente desanimada, o nome de Phillipe Coutinho até que me soou bem. Quero vê-lo entre os titulares, ver do que ele é capaz.

Agora, isso daqueles vândalos em São Janú é verdade???
Não pode ser, isso é inadmissível!
Vão quebrar todo o nosso estádio, simplesmente por inveja pq eles não têm!!!
Espero uma posição da diretoria também! É hora do Dinamite aproveitar pra tirar essa imagem de "banana" que muitos têm dele.

Quanto à apresentação da linha Champs, uma gafe sem tamanho...
HINO DO BOTAFOGO????
Ô, SEU DJ, O SENHOR BEBEU???
TÁ CHAPADO??? SÓ PODE SER!!!
Que vergonha! Isso foi imperdoável...
E nós que rimos quando o Clodovil cantou um pedaço do Hino do Vasco, agora na nossa própria festa de apresentação dos uniformes toca o hino de um rival. Aff

Saudações Cruzmaltinas!