quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Mudança no time e no esquema

Mesmo após a bela vitória contra o Goiás na semana passada, o treinador Renato Gaúcho optou por mudar a equipe do Vasco para o duelo decisivo de quinta-feira, contra o Atlético-PR. Com a melhora do condicionamento físico de Leandro Bomfim, o meia entra no time no lugar do zagueiro Eduardo Luiz, mudando assim também o esquema, do 3-6-1 para o 4-5-1 com variação para o 4-3-3.
Quando se acenou com a possibilidade de Leandro Amaral retornar, Renato já deixara claro que tiraria um zagueiro. Como nosso artilheiro ainda não se recuperou, mudou o Leandro, mas a alteração no esquema se concretizou. Na teoria, acaba sendo uma mudança positiva, já que o Atlético-PR joga com apenas um atacante fixo. Discordo apenas do escolhido para sair do time. Jorge Luiz abusou dos erros durante todo o campeonato, mas mesmo assim não perde a vaga. Enquanto isso, Eduardo, que vem fazendo boas partidas, especialmente nas bolas aéreas, não merecia ser sacado.
Quanto a Leandro Bomfim, é um jogador de muita qualidade, sendo, na minha opinião, o atleta com mais categoria no nosso elenco. Ainda jovem, ele atuou em diversas seleções de base, sendo vendido pelo Vitória muito novo ao PSV. Passou pelo Porto, Cruzeiro e São Paulo, antes de chegar ao Vasco. Não brilhou como poderia nesses times, e mesmo no Vasco teve poucas atuações à altura de seu talento. Quando quer jogar, Bomfim é uma enorme ajuda ao time, com seus passes e lançamentos de qualidade, além de saber chegar bem como elemento-surpresa. Chuta muito bem de fora da área, além de ser bom nas bolas paradas. Seu maior problema é a displicência. Às vezes ele se desliga do jogo e acaba prejudicando todo o time. Recentemente, foi acusado de participar de peladas enquanto se recuperava de lesão, o que gerou mal-estar no Clube. Renato afirmou já ter conversado com o jogador e que ele está focado em ajudar o grupo nesta reta final.
E como fica o time com a mudança? Com apenas dois zagueiros, os laterais avançarão menos. Isso não chega a ser um grande problema, já que Baiano e Valmir não são tão ofensivos. Jonílson deve ficar fixo na frente da zaga, tendo atenção a Ferreira, jogador mais perigoso do Furacão. Mateus e Leandro Bomfim precisarão marcar, mas também terão a missão de ajudar na frente, especialmente o segundo, usando as características já citadas no parágrafo acima. Como Madson e Alex Teixeira têm atuado mais pelos lados, a aproximação de Mateus e Bomfim será importantíssima para que se criem jogadas também pelo meio. Edmundo segue isolado no ataque, contando com a aproximação dos meias.
Mais importante do que a escalação é a mentalidade do time nesse importante duelo. Nos últimos jogos em casa, o Vasco tem pecado pelo nervosismo, se perdendo contra adversários mais fracos. O time vai com tudo pra cima, mas dá espaço nos contra-ataques. Os adversário recentes souberam aproveitar esse fator e saíram de nossa casa com vitórias. A torcida tem papel fundamental nisso. Se o gol não sair, não podemos deixar de apoiar. A essa altura, pouco importa ganhar de 1,3 ou 5 gols de diferença. O que importa são os três pontos, sejam eles conquistados com show ou na base da garra.
Amanhã é dia de lotar o caldeirão, rumo a essa vitória importantíssima nessa briga do Vascão contra a degola. Vascaíno, o Vasco precisa de você no Caldeirão amanhã! Faça sua parte!
.
Respondendo aos comentários:
FC do Cesão - Que você vá ao Barradão e volte sã e salva. Não posso desejar o mesmo ao seu time. Abraço e boa semana pra ti tbm!
Leonardo - Essa diferença de 55 mil votos só pode ser dos imbecis torcedores dos mulambos, que viram as propagandas de Paes no telão do Maracanã e cairam nas suas mentiras. Abraço!
Saulo - A torcida vai apoiar como sempre e o time tem que corresponder.
Sobre o FC - Mais de 11 mil ingressos já vendidos rumo a mais uma vitória.
Vinicius - O Vasco tem uma chance única de embalar. Após a vitória contra o Goiás, três jogos no Rio podem significar a arrancada que tanto precisamos.
MalditaFC - Esse espírito de apoiar sempre tem que estar na cabeça de todos que forem ao caldeirão. Em 2009 é difícil estarmos em Yokohama, mas 2010 quem sabe. Abraço e CaSaca!
Arthur - Confrontos decisivos entre a galera lá de baixo. Todo vascaíno lembra bem desse jogo de 2004. Mais uma vez sem Leandro Amaral e esperamos que o time continue rendendo.
Gabriel - Espero que já tenha garantido seu ingresso, pois milhares já foram vendidos.
Aldevan - Involuntariamenre os times podem acabar se ajudando. Na cabeça da torcida, essa hipótese é estranha, mas os times entram sempre pra vencer e dessa forma podem ajudar os rivais.
Munigalo - O Galo não cai. Não precisa secar a galera de baixo. Política é f***. Entender a cabeça de milhões de pessoas é impossível. Abraço!
Almirante - parabéns pelo excelente blog. Vou linká-lo aqui.
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

Almirante disse...

Acredito que esse seja o time ideal para jogarmos diante do atlético, e sacar o Eduardo luiz foi sim uma boa, apesar do jorge estar cometendo muitos erros é um zagueiro na minha opinião de mais nível que o lento eduardo. Bomfim de fato é um grande jogador,tem ótima visão de jogo e atuando de um modo mais ofensivo e não como segundo volante poderá ser mais participativo e decisivo, pois trata-se de um jogador de muita inteligencia que jogando perto de Edmundo pode render coisas muito boas para a equipe. E renderá, pode apostar. Não poderei comparecer a são januário mas espero que a torcida e certamente assim será, lote as arquibancadas da colina histórica. É importante sobretudo ter paciência e não se desesperar, dando assim o máximo de tranquilidade para os jogadores nesse momento delicado. O atlético virá fechadinho e com paciencia e calma conseguiremos essa vitória, como voce disse, DANDO SHOW OU NA BASE DA GARRA. lembrando que a essas alturas, 1 a 0 é goleada!

Jorge Costa disse...

Esse jogo em casa com o Atlético Paranaense é chave para abrir as portas para a fuga da 2ª divisão.
Tem tudo para ganhar mais uma e ainda contra um adversário direto na luta contra o descenso.
Abraços vascaínos

Gerson Sicca disse...

falou tudo, o vasco tem estado muito nervoso.Os jogadores têm errados lances simples. Talvez a vitória contra o Goiás tenha ajudado a acalmar os ânimos.

Zêro Blue disse...

Parece que tudo da errado quando as coisas vao mal.

Abraços e...

Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE