quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ao ataque!

Para vencer o Figueirense neste sábado, o técnico Renato Gaúcho vai usar uma estratégia bastante ousada. Precisando da vitória, o time terá um quinteto ofensivo para furar a barreira do adversário, que deve vir bastante fechado. Madson, Alex Teixeira e o recuado Edmundo serão os responsáveis por municiar o ataque, formado por Leandro Amaral e Alan Kardec, em busca dos gols que o time tanto precisa.
Na defesa, Renato abandonou os três zagueiros e agora vai com apenas dois, Eduardo Luiz e Fernando. Jorge Luiz, suspenso, sai da equipe, para alívio da torcida. Os laterais Baiano e Valmir permanecem. Na proteção à zaga, apenas Victor, que substitui o lesionado Johnny Meg. Tiago, apesar da má fase que persiste, continua como titular.
Em um momento complicado como este, é bastante ousadia de Renato escalar um time tão ofensivo. Porém, abandonar o 3-5-2 parece mesmo a opção mais acertada. Isso porque, Jorge Luiz não vinha marcando ninguém e além do mais, se esforçava em dar gols de presente ao adversário. Será um a menos para atrapalhar. Eduardo Luiz, que vem sendo o melhor zagueiro do Vasco ultimamente merece ser titular. Fernando teve uma péssima estréia, mas como todos os outros zagueiros já foram testados e reprovados, merece uma nova chance. Tiago, ao meu ver, é o mais fraco dos três goleiros do Vasco, mas Renato parece confiar no nosso camisa 1.
No meio, com os desfalques de Johnny, Byro, Souza, Jonílson e Mateus, sobraram poucas opções. Entre Serginho, Rodrigo Antônio e Victor, a vaga deveria mesmo ficar entre os dois últimos. Como RA joga melhor de segundo volante, Renato optou por Victor, que marca melhor, o que será muito importante nesse jogo.
Como segundo volante, a melhor opção do elenco é Leandro Bomfim, que infelizmente prefere jogar peladas a atuar pelo Vasco. Sendo assim, o treinador optou por escalar dois meias, Alex Teixeira e Madson, e recuar Edmundo para a armação. Os dois rápidos e habilidosos armadores devem atuar pelas pontas, como fizeram com sucesso em alguns jogos com Tita. Será imprescindível que eles ajudem na marcação, sob risco da defesa ficar sobrecarregada. Edmundo, mais velho, não deve marcar, mas será peça fundamental com seus passes e lançamentos. Se brigando contra os zagueiros ele não vinha tendo muito sucesso, sempre que saia da área criava jogadas de perigo e isso parece não ter passado desapercebido a Renato.
No ataque, a entrada de Alan Kardec se mostrava fundamental. Nosso centroavante espírita, apesar de não ser um colosso de categoria, prende os zagueiros e abre espaços para os atacantes mais rápidos. Sua entrada no time pode ser o que faltava para Leandro Amaral reencontrar o bom futebol do ano passado, quando atuava exatamente ao lado de Kardec. Podendo cair pelas pontas, Leandro rende muito mais do que fixo na área. Renato conhece como poucos o futebol do nosso camisa 11 e pode fazê-lo voltar a render no seu melhor.
Como o Figueirense tem a defesa mais vazada da competição, a estratégia deve mesmo ser essa. Ao ataque Vasco, como manda nossas tradições. Uma vitória nos tirará da zona de rebaixamento e dará um novo ânimo ao grupo.
.
Ontem a tarde, torcedores compareceram ao treino no Vasco-Barra para protestar e cobrar garra dos jogadores. Houveram xingamentos, mas sem agressão física. No fim do treino, o treinador Renato Gaúcho reuniu em uma sala os jogadores e eles ouviram a cobrança dos integrantes da Força Jovem do Vasco. Os jogadores prometeram empenho e dedicação e os torcedores prometeram apoiar o grupo até o fim do campeonato.
Já hoje pela manhã, foi a vez de São Januário ser palco de protestos. Um grupo de cerca de 10 pessoas invadiu o gramado e abordou alguns jogadores. Roberto, Tiago e Jonilson conversaram com os integrantes da Ira Jovem do Vasco. Ainda hoje, deve haver uma reunião entre o presidente Roberto Dinamite, Renato Gaúcho, alguns jogadores e os líderes das torcidas organizadas do Vasco, focando o apoio nos jogos que restam até o fim do ano.
Sobre isso, apesar de muito alarde ser criado, tenho opinião formada. A torcida pode e deve protestar, desde de que de forma ordeira e sem agressões. Mais do que comissão técnica e jogadores, somos os maiores interessados nos resultados e se o Vasco existe, existe por causa de seus sócios e torcedores.
As torcidas organizadas são a representação da torcida do Vasco e as reuniões com aqueles que dirigem o clube devem ser constantes e não apenas em casos especiais. Durante a partida, temos o dever de apoiar e incentivar nossos atletas, mas não podemos aceitar que eles sejam descompromissados com a instituição. Jogador se dizendo lesionado e jogando 'pelada' é inadmissível em um Clube da nossa grandeza.
Sabemos que não temos um super esquadrão, mas também sabemos que nosso time não é um dos 4 piores da competição. Derrotas acontecem, mas erros infantis e atuações sem garra chateiam qualquer torcedor, que tanto ama o Clube. Só o que a torcida pede é dedicação e respeito a essa camisa de tantas tradições.
.
Respondendo aos comentários:
Carlão - O apoio agora se faz necessário. Valeu pelo toque. Abraços e sds!
Munigalo - No futebol não dá pra contar muito com a matemática, já que os detalhes podem mudar o rumo da competição. Se jogarem bola, tanto Vasco quanto Flu saem dessa. Abraço!
FC do cesão - Papel de parede feio. Que nojo! Abraço!
Aline - Torcemos para o maior clube deste país e um dos maiores do mundo. Não é uma fase ruim que diminuirá nosso orgulho de ser cruzmaltino. Sds!
Vinicius - Se dentro da própria torcida há pessoas que não acreditam na recuperação, porque vc deveria pedir desculpas por isso. Cabe ao time mostrar capacidade de reação.
Leonardo - O pior é que o Noronha ainda se diz vascaíno. Igual a ele não precisamos de nenhum. Abração!
Danilo - A torcida tem mesmo que apoiar sempre. Abraço!
sobre o Fc - Terrível, porém reversível.
Saopaulina - Situação complicou, mas o time tem que mostrar forças pra reagir.
.
Sds vascaínas a todos!

8 comentários:

Bruno Muniz disse...

E ai,
Apesar de ter a defesa mais vasada do campeonato, o Figueirense está conseguindo se acertar na marcação. Contra o galo se fechou todo, só defendia e não atacava. Mas acho que contra o Vasco ele vai se abri mais, porque precisa da vitória. É preciso caprichar nas finalizações.
Boa sorte pro cruz maltino

Bruno Muniz disse...

E a crise no Vasco continua hein, torcedores invadiram o ct de novo, acho que a violência não é a solução.
Abraço

Danilo Damasceno disse...

o Vasco tem tudo para sair da zona de rebaixamento nesta rodada, até porque o flu empatou ontem, o Ipatinga pega o São Paulo e dificilmente vencerá, enfim é a hora do Vasco vencer, por que caso contrario a coisa complica.Abração

Pitacos do Bodaum

http://pitacosdobodaum.blogspot.com

pitacosdobodaum@hotmail.com

Debate do Bodaum, passe por lá e deixe seu pitaco.

Saulo disse...

E aí Diego tudo OK. Acho que o seu Vasco deve ganhar do Figueirense heim. Sei que o Vasco não está bem, mas o Figueira vem caindo muito na tabela e vocês tem condições da ganhar.
Valeu e até mais.

Aldevan Junior disse...

Fala Diego!

Cara, o Vasco terá sérios problemas daqui pra frente... A vitória diante do Figueirense será crucial no sábado, pois os catarinenses disputaram 24 pontos no returno e só ganharam 4...

Sinceramente amigo, se o seu time não ganher do Figueirense em casa, a vaca vai para o brejo... E se a situação político-financeira do Vasco continuar assim, podemos ver um novo Fluminense do triênio 1997-1998-1999...

Abraço! O Caneta está de volta: www.canetadechuteira.blogspot.com

Jogo Aberto disse...

vamora pra cime deles, pra começar a reação do VASCO.

reage vasco

Zêro Blue disse...

Talvez seja mesmo esse o caminho: Ousadia.

Boa sorte Diego a seu time.

Obrigado pelos votos pro meu time.

Forte abraço

Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog 1º ano
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Vinicius Grissi disse...

Uma vergonha essa invasão da torcida vascaína. Uma pena que os clubes ainda deixem que estes marginais travestidos de torcedores ainda façam esta bagunça. Mais tarde falarei muito sobre o assunto no Marcação Cerrada.