sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Ele é o cara!

Vascaínos, olhem bem esse rapaz aí em cima. Será ele o responsável por livrar o Vasco do perigo do rebaixamento, assim como fez em 2005. Renato Gaúcho foi o escolhido da diretoria para comandar o time nos últimos 13 jogos do Brasileirão. Ele é o terceiro treinador do Vasco na competição e o quinto no ano. Seus antecessores foram: Romário, Alfredo Sampaio, Antônio Lopes e Tita.

Após algumas horas de negociação com a diretoria, Renato aceitou o salário proposto e na noite de ontem foi anunciado o acerto no site oficial do Clube. Maiores detalhes do acerto devem ser divulgados hoje na apresentação do treinador. Renato foi um pedido do próprio elenco, visto que vários jogadores já atuaram com ele na sua última passagem pelo Clube. Passagem muito boa, diga-se de passagem.

Renato chegou em 2005, por indicação de Romário. O Vasco estava em uma draga tão ruim ou até pior que essa e o time era horroroso. Com Dário Lourenço, muitos jogadores atuaram, mas poucos convenceram. Se naquela época o Vasco usasse numeração fixa teríamos passado fácil do número 50. Cada jogo era uma escalação diferente e com jogadores cada vez piores. Aquele, na minha opinião, era o pior time de nossa história. Renato deu padrão e definiu um time titular. Se livrou do rebaixamento e levou o clube à Sul-Americana. Conseguiu assim se manter no cargo para 2006.

Em 2006, não chegou a decisão do Carioca, mas fez campanha surpreendente na Copa do Brasil, perdendo a final para o flamengo, no histórico caso Valdir Papel. Apesar do abalo, recuperou o grupo, e no fim do ano perdeu a vaga na Libertadores por uma bola na trave contra o Figueirense, na última rodada. Fez uma grande campanha com o seguinte time base: Cássio, Thiago Maciel, Fábio Braz, Dudar e Diego; Ygor, Andrade, Morais e Ramon; Jean e Leandro Amaral.

Em 2007, perdeu as duas semifinais do Estadual nos pênaltis e também foi eliminado da Copa do Brasil dentro do Maracanã, em meio a corrida pelo gol 1.000 de Romário. Foi demitido, indo para o Fluminense e ganhando a Copa do Brasil. Daí em diante, todo mundo já sabe o que aconteceu.

Renato tem fama de não ser um grande estrategista. Concordo que ele não seja lá um mestre tático, mas isso pode ser compensado com outras coisas. Renato entende a cabeça de jogador. Foi atleta dos bons e conhece o que acontece na complicada cabeça de boleiro. Sabe com é ser mulherengo, gostar da night e etc. Além disso sabe motivar o grupo. Mesmo suas declarações prepotentes servem para animar e dar um choque moral no time. Não duvide que na apresentação ele diga: " O Vasco não vai cair. Podem me cobrar".

As vezes, Renato tem uma crise cerebral e surta. Ele adora tirar laterais para botar atacantes, meias e etc. Sua pior loucura foi deixar Conca fora até do banco vascaíno em 2007. Mas ele faz jogador mediano jogar e disso ninguém pode ter dúvida. Abedi com ele brilhava, bem como Andrade, Dudar e etc. Quem sabe ele promete um almoço no Porcão pros caras, mas que eles jogam, jogam.

Enfim, eu acredito. E acredito muito na virada do Vasco na competição. Ainda falta um terço do campeonato e em 13 jogos, muita coisa vai acontecer. Apesar do incêndio declamado por todos, estamos na zona de rebaixamento apenas por saldo de gols e a ocupamos somente duas vezes na competição, ao contrário de muitos times. Renato é o cara e nesse momento não havia ninguém melhor.

Devemos ter fé. Vale dar mais uma olhada naquele time de 2006. Pra mim, o nível era o mesmo de hoje. Só pra enfatizar isso, cito que daqueles onze titulares, oito foram dispensados ou liberados pelo Vasco recentemente. Dos demais, Ygor hoje é reserva de Fabinho no Fluminense. Jean era reserva no time vascaíno atual e Leandro Amaral continua lá. Ou seja, o time era alguma maravilha?

Vale a pena dar crédito para Renato. Ainda que alguém tenha alguma mágoa pessoal contra ele, agora é o momento de guardar isso e apoiar. Se quiserem chamar de churrasqueiro, chamem, mas que a carne (futebol apresentado) seja de primeira, como na churrascaria que Renato é sócio. Nada de lagarto, patinho ou acém.

* Hoje, no último dia de inscrição dos jogadores para o Brasileirão, o Vasco regularizou as situações de Odvan e do lateral direito Baiano. O segundo será apresntado nesta sexta em São Januário. O chileno Pinilla foi regularizado no início da noite. Com isso, o Vasco encerra seu ciclo de contratações em 2008.

A chagada de Odvan é um alento na zaga. Mesmo que não seja um primor de técnica, o zagueiro-zagueiro, deve ter vaga fácil no time. No Madureira, ele vinha apresentando um grande futebol nos últimos anos e com sua experiência deve ser importante para os jovens jogadores. Ficarei na torcida para que ele já estréie no domingo, pois não aguento mais ver o Jorge Luiz com suas pixotadas achando que é o Mauro Galvão.

A chegada de Baiano deve marcar o fim da Era Marquinho em São Januário. A escolha entre Wagner Diniz e Baiano ficará a cargo de Renato, mas esperamos que ele não inclua entre suas opções o pior jogador da história do Vasco.

Outro reforço, esse de dentro do Clube, é a reintegração de Ernane. O meia, que sempre foi bem visto por todos dentro do Clube, teve problemas com a noite e o álcool. Ele agora recebe mais uma chance e até pela a sua amizade com o novo treinador, creio que podemos acreditar que o 'Kaká da Colina' voltará a mostrar seu bom futebol de 2006.

Dias melhores virão e vale a pena acreditar!

* No primeiro coletivo de Renato, os titulares venceram os reservas por 3x0, com gols de Leandro Amaral, Edmundo e um contra. O destaque foi a presença de Phillippe Coutinho entre os reservas.

* Respondendo aos comentários:

Munigalo - Renato acertou, como a maioria da galera torcia. Que ele trabalhe para repetir o feito de 2005. Abraço!

Renata - Que os novos ventos comecem a pairar ai em Minas e aqui no Rj. Abraço!

Jorge - Devemos ter esperança na mudança agora. Que com Renato esses jogadores de quinta fiquem de fora de vez. Abraço!

Sobre o FC - Pra alegria da galera, deu Renato. Que o Vasco melhore.

Leonardo - Que o grito fique guardado e o Renato reconquiste a torcida com resultados, cisa que precisamos muito. Tenho certeza da melhora!

Sds vascaínas a todos!

8 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Escrevi sobre ele também no meu blog. Dá um confere.

Bruno Muniz disse...

Com certeza não tinha ninguém melhor que ele...Renato Gaúcho era o principal nome para assumir o Vasco...
Agora Odvan e Baiano é uma piada de mau gosto. O Odvan já ta velho e não aguenta nada, vai perder todas ali atrás na hora de disputar a bola na velocidade... E o Baiano, não gosto nem de lembrar...Quando passou pelo Galo perdeu um pênalti em uma decisão decidida por penalidades...Não só bateu mal, mas isolou a bola...
Não sei não, mas acho que o vascaíno vai sofrer muito com esse dois....
Boa sorte

Unknown disse...

Acredito tb na recuperacao do Vascao!!!
Creio tb que vamos ganhar domingo! sei que e quase imposivel, mais creio que vamos ganhar!
Espero que o Reato de um jeito nesse time, E creio tb que isso vai ser "facil" pq um dos miors problema do time era escalacao!

VASCAO NELES!!!!

Fc do Cesão / Jack disse...

Não sei... acho o Renato um bom técnico sim... mas acho que ele fala demais e pior ainda... antes da hora... mas quem sabe né, sempre chega a hora de mudar...
boa sorte pro seu time... ;)
Bjão e bom fim de semana! ;)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olha, não gosto muito do Renato Gaúcho, não, mas não tenho como negar que ele é a melhor opção para o Vasco no momento... Também não dá pra esquecer a boa passagem dele pelo Clube.
Com isso quero dizer que engulo minha antipatia por ele. Se for pelo bem do Vasco, estamos juntos, RENATO! Pode contar comigo! Isso é amar um time acima de tudo! Todos os torcedores vascaínos têm que fazer o mesmo, mostrar que estão ao lado do Vasco nos melhores e tb nos piores momentos!
O time está precisando de motivação, e isso o Renato Gaúcho sabe fazer bem. Também não considero o elenco tão ruim assim, temos o Mercenário, o Mádson, o Edmundo (que quando resolve jogar desequilibra a nosso favor), o Pedrinho voltando. Além dos jogadores que devem se recuperar em breve, Leandro Bonfim (confio muito em seu futebol) e WD (tenho esperanças de que volte a se apresentar como no início do ano).
Agora, o Vasco tem que se livrar de peças podres do elenco, como o Marquinhos, Serginho, Vílson (COMO ELE AINDA NÃO FOI EMBORA?!)...
Pode me chamar de iludida, mas ainda confio no AK e no AT. Acho que eles têm futuros brilhantes. Não entendo porque ainda não emplacaram!
Sobre as contratações, só conheço o Odvan. Realmente tem vaga certa entre os titulares! Mas eu até que gosto do Jorge Luíz, só acho que ele faz algumas besteiras completamente evitáveis de vez em quando. O Eduardo Luis pra mim é pior.
Deixo o penúltimo parágrafo pra falar sobre os goleiros. Vc lembra o que eu escrevi alguns posts atrás, quando o time vinha embalado por 2 vitórias seguidas?
"EM TIME QUE ESTÁ VENCENDO NÃO SE MEXE!!!" Pois bem, dito e feito! Tínhamos um goleiro bracinho de jacaré e um goleiro que, mesmo não sendo espetacular, vinha agarrando muito. Agora temos 2 goleiros bracinhos de jacaré! Aff!!! 2 expulsões seguidas não dá! Chama o Rafael!!!
Por último: o Phillippe (ô nome difícil!) Coutinho não tinha sido vendido? Ele continua treinando no Vasco?

Enfim...
VAMOS, VASCO! CONFIO 100% EM VC!!!
Saudações Cruzmaltinas!!!

P.S.: Nossa, como eu escrevi!

Vinicius Grissi disse...

O Renato pode salvar o Vasco. Mas não é um grande treinador de futebol, apenas entende os boleiros e sabe como faze-los ter vontade de vencer. Vale lembrar também que o elenco do Vasco é fraco e a situação é complicada...