quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Caras novas

Na estréia contra o Palmeiras, Renato Gaúcho preferiu não fazer muitas alterações no time titular. Agora, com uma semana cheia para conhecer o grupo, ele já começa a dar cara ao time. Possivelmente, a equipe que o torcedor vascaíno verá contra o Ipatinga, no domingo, será muito diferente dos últimos jogos. Caras novas e ex-renegados podem aparecer com a camisa do Vasco.

Hoje, no Vasco-Barra, Renato comandou o primeiro coletivo da semana. Nele, escalou o time no 3-5-2 com: Tiago; Fernando, Eduardo Luiz, Jorge Luiz; Baiano, Jhonny, Ernane, Madson e Valmir; Leandro Amaral e Edmundo. Ainda não dá para saber se este é o time ideal na cabeça de Renato, já que o grupo ainda tem problemas com suspensão (Jonílson e André) e lesão (Wagner Diniz e Leandro Bomfim).

Tiago volta ao gol do Vasco, após desfalcar o time por suspensão contra o Palmeiras. Rafael fica como opção, assim como Roberto, que parece não gozar de muito prestígio com Renato, visto que na outra passagem do treinador pelo Vasco, o goleiro também amargava o banco.

Fernando e Jorge Luiz entram nos lugares do jovem Vilson e do suspenso André. O primeiro pode fazer sua estréia com a camisa cruzmaltina, enquanto o segundo retorna após cumprir suspensão no último domingo. Odvan deve ficar como opção no banco de reservas.

Nas alas, duas surpresas. O recém chegado Baiano entra na direita no lugar do contestado Marquinho. O lateral se apresentou com 3 kg acima do peso ideal, mas já conseguiu perder um. Segundo o próprio, no domingo, já conseguirá atuar os 90 minutos. Ainda que não seja um extra-série, a chegada de Baiano deve significar o fim da Era Marquinho em São Januário, para alegria da torcida vascaína.

No lado esquerdo, Valmir terá nova chance. Com a lesão de Edu, ele é a única opção para o lado esquerdo. Madson às vezes atua improvisado, mas essa definitivamente não é a melhor posição para utilizar nosso mini-craque. Valmir não parece ser mau jogador. A última vez que lembro dele atuando foi exatamente contra o Ipatinga no primeiro turno. Ficou pouquíssimos minutos em campo e já se machucou. Pelo Palmeiras, teve bons momentos no ano passado, mas fica realmente difícil cobrar de um cara que está 4,5 kg abaixo do seu peso ideal.

Com a entrada de um ala de origem, Madson volta para o meio-campo, onde pode render mais. Ao seu lado na armação, Renato testou Ernane, que estava renegado no Vasco B por problemas disciplinares. O jogador tem a confiança do treinador, que o utilizou bastante em 2006. Pedrinho também deve ser testado na posição durante a semana. Para proteção à defesa, Renato optou por apenas um volante, Johnny.

O ataque segue inalterado, com Edmundo e Leandro Amaral. Talento nós sabemos que eles têm, mas se espera que agora eles fiquem de bico fechado, sem críticas aos companheiros. O momento atual é de união e precisamos que todos se unam em torno do objetivo maior, que é livrar o Vasco dessa zona perigosa. Os próximos jogos, contra os também ameaçados Ipatinga e Figueirense serão decisivos.

.

Uma matéria muito curiosa que saiu ontem e hoje sobre o Vasco nos meios de comunicação foi a respeito do peso dos jogadores. Uma listinha com aqueles que estão acima ou abaixo do peso ideal pode ser vista na imagem ao lado (clique nela para ver maior).

Vale lembrar que o Clube já faz há tempos, um acompanhamento do percentual de gordura dos atletas. Um amigo, formado em educação física, disse que esse trabalho feito é excepcional.
O curioso é que Renato estimulou uma multinha de R$ 300,00 por kg acima do ideal, que será cobrada a partir de amanhã. Como o valor é simbólico, servirá muito mais como uma brincadeira entre o elenco do que realmente uma facada no bolso.

Atletas acima do peso existem em qualquer lugar. O mais estranho é verificar que alguns, todos jovens, encontrama-se abaixo do peso. O caso do lateral Valmir chama muito a atenção. 4,5 kg abaixo do peso ideal, o que deve ser uma causa das muitas lesões do jogador. Alan Kardec, Vilson e Mateus são outros dos 'desnutridos' do Vascão.

.

Respondendo aos comentários:

Munigalo - A atuação do Roman foi terrível pro Vasco. Agora é torcer para que a melhora do time se reflita em resultados. Abraço!

FC do Cesão - Mais do que amedalha de ouro olímpica, eu queria mesmo era esses prêmios em ouro. rs. Vou linkar aki!

Danilo - Edmundo não deve ser banco, mas Renato parece afim de mostrar serviço.

Sobre o FC - Agora com essa semana inteira para trabalhar, Renato poderá dar uma arrumada no time, para que consiga os resultados que precisamos.

Maldita FC - Vi a foto e essa é mais uma pra conta dos juízes contra o Vasco esse ano. O Vasco vem sendo roubado desde a Copa do Brasil, assim não há time que aguente.

Vinicius - Acho até que os jogadores reclamam pouco das arbitragens. O que vem acontecendo desde a semifinal da Copa do Brasil é vergonhoso. 80% dos jogos somos prejudicados e nunca ajudados. Tente lembrar algum jogo desse Brasileiro onde houve 'erro' a nosso favor. O time precisa melhorar, mas já no domingo mostrou muita melhora e a arbitragem prejudicou, dando gol em um lance com o Diego Souza impedido e expulsando injustamente o André. Assim não há quem aguente.

Renata - Que agora após a renúncia do Ziza, tempos melhores comecem pro Galo. As coisas estão difíceis, mas não vamos cair.

Wilson - Por pouco não ajudamos vocês (não que eu quisesse isso). Não quero que o Flu caia. Abs!

.

Sds vascainas a todos!

9 comentários:

Fc do Cesão / Jack disse...

Ô, e me diz... quem não queria? rs
dava e sobrava pra tudo que eu quero fazer... rs
;)

Pâm Cristina LF* disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk
renato vai afundar vcs de vez mesmo..ta de brincadeira!
O vasco é muito mais time para esse pipoqueiro!

Gerson Sicca disse...

O Vasco correu muito contra o Palmeiras e merecia melhor sorte. Acho que o time tem q acreditar q pode sair dessa. Tem muito time ruim por aí, como o péssimo atlético-PR, p.ex.
Acredito que o Renato dará novo ânimo ao pessoal.
Abraço

Vinicius Grissi disse...

O Vasco precisa mesmo mudar. Mas algumas aí eu não concordo não. O Alex Teixeira merece vaga neste time.

Aldevan Junior disse...

Olá amigo!

Primeiramente, parabéns pelo blog.

Sobre o Vasco, pode acessar o meu blog para ver se estou mentindo. Apesar de ser rubro-negro, ACREDITO NA PERMANÊNCIA DO VASCO NA 1ª DIVISÃO. Será muito ruim para o futebol do Rio que um tetra campeão nacional caia. Quem eu acho que vai para asegundona é o Fluminense.

Aguardo sua vivita no blog, o Caneta de Chuteira: www.canetadechuteira.blogspot.com

Abraço!

Filippe disse...

Fala Diego,

Várias caras novas no Vasco mesmo. Agora é ver se eles irão dar jeito nesse nosso time.

Abraços e sds vascaínas

Arthur Virgílio disse...

Escrevi sobre o Vasco lá no blog, dá uma conferida.

André Schmidt disse...

Muito bom o blog!!!!
Renato vai tirar a gente dessa, mesmo eu não indo com a cara dele, ele ´um bom técnico. Gosto desse idéia de coletivos e jogos-treino durante a semana. O Tita não fazia se quer coletivo...
Vlw pela visita lek!!
volte sempre!!
Saudações vascaínas!!!

ps: Vamos lotar São Janu agora no finalzinho!!é a hora da torcida de verdade bota a cara!!

Bruno Muniz disse...

Pois é o Vasco precisa mais do que nunca de união. Como dizem, a união faz a força. O que é preciso ao cruz maltino é acreditar que pode reagir, precisa de confiança. E o Mádson não vai durar muito no Vasco não, já já ele vai embora...No final do ano com a abertura do mercado, ele deve se transferir.
O jogo do Ipatinga será um teste para esse novo time do Renato....
Abraço