domingo, 10 de agosto de 2008

Muda o treinador, mas segue a sina

Na estréia do técnico Tita, o Vasco seguiu sua rotina de derrotas fora de casa. O algoz dessa vez foi o Vitória, que goleou a equipe cruzmaltina por 5x0. Com o resultado, o Vasco termina o primeiro turno em 17º, na zona de rebaixamento.
Em um momento tão difícil, é preciso calma para analisar os jogos. Seria muito fácil chegar aqui e criticar todo o time, mas pela atuação de ontem, eu estaria cometendo uma grande injustiça. Por mais que uma goleada de 5x0 doa, tentarei seguir a linha de analisar os jogos não só pelos gols, mas principalmente pela atuação em geral da equipe.
Como era de se esperar, o Vitória veio pra cima e em um chute errado de Ramon, a bola sobrou pra Dinei que logo aos 5 minutos fez o primeiro do time baiano. Sofrer um gol tão cedo poderia abalar o moral do time, mas não foi isso que aconteceu. O que se viu no primeiro tempo foi um jogo de um time só e por incrível que pareça esse time era o Vasco. Chances de gol a todo momento, principalmente com Edmundo, mas por nervosismo e falta de pontaria o gol não saiu. A torcida do time da casa ficava calada e o empate parecia que sairia a qualquer momento.
Porém, quando todos já esperavam o intervalo, o ímpeto ofensivo do Vasco sofreu uma ducha de água fria. Cruzamento na área, Leonardo ajeita e Ramon chuta para fazer o segundo. Na descida para o vestiário, o técnico Tita diz estar gostando do time e que com alguns detalhes, o resultado podia mudar. Faltava ao time um pouco mais de calma e aproximação ao ataque, já que o meio estava repleto de volantes e Madson jogava muito pela esquerda.
Tentando dar mais poder ofensivo ao time, Tita colocou Alex Teixeira no lugar de Victor, que mais uma vez não esteve bem. O time realmente atacou, embora totalmente torto para a direita. Se a bola chegou na esquerda uma ou duas vezes foi muito. Só a torcida do Vasco cantava, tamanha a superioridade ofensiva do time. Porém, com a lesão de Leandro Amaral aos 10 minutos, a equipe ficou com seu ataque reserva, já que Edmundo também havia se machucado em choque de cabeça com Leonardo. Embora esforçados Jean e Alan Kardec não tem a mesma qualidade dos titulares.
Daí em diante, o time perdeu qualidade e o ânimo de uma vez. Aos 15, o terceiro do Vitória em péssima saída de Tiago. Dez minutos depois, um golaço de Jackson e aos 37, em falha coletiva da defesa, o quinto gol, agora com Adriano. 5x0 e agora temos o merecido título de defesa mais vazada da competição. Um prêmio a nossos péssimos zagueiros e nosso goleiro que não pega nem gripe.
.
O placar dá a impressão de um massacre, mas não foi isso que se viu no Barradão. Em diversos momentos, o Vasco foi superior ao adversário, tendo inclusive finalizado mais que o Vitória. Aliás, o time baiano chutou 5 vezes a gol e todas entraram, enquanto o Vasco martelou muito, mas não balançou as redes de Viáfara. Como no futebol, o que vale é bola na rede, o Vitória teve sua pontaria premiada e saiu com uma bela vitória.
Não dá pra culpar Tita, que teve apenas um dia de trabalho. O problema do time não se resolverá apenas com treino, mas também com muita conversa. É visível o desânimo dos jogadores em campo e dessa forma as vitórias que precisamos tanto serão quase impossíveis.
Destaques positivos, mais uma vez para Madson e Leandro Amaral. Wagner Diniz foi uma boa arma ofensiva e Edmundo, apesar de ter perdido muitos gols, foi uma peça perigosa durante o tempo que esteve em campo. Destaque negativo para Eduardo Luiz, péssimo como sempre e principalmente para Tiago. Alguns vão dizer que ele não teve culpa em nenhum gol, mas pra fazer o que ele faz eu também faço. Tudo que foi no gol, entrou e ainda por cima ele não tem a mínima noção de como sair em cruzamentos. Ainda que Roberto não seja lá um Buffon ou um Casillas, sua entrada se faz urgente nesse momento. Não está dando mais pra aturar o Tiago!
Que agora com mais tempo para trabalhar, Tita conheça melhor o elenco e escale um time que tenha a força ofensiva já habitual do Vasco, mas que pelo menos tenha um mínimo de organização na defesa. Não dá pra ficarmos colecionando goleadas pelo Brasil inteiro.
Quarta temos o Palmeiras pela Sul-Americana e ao meu ver esse jogo caiu em boa hora. Se ganhar, dá uma moral pro Brasileirão. Se perder, será apenas mais uma e terá ao menos servido para dar entrosamento e para o treinador conhecer o grupo.
Não é hora de abandonar o time e nem de protestos exagerados. É o momento de apoiarmos a equipe rumo às vitorias, que tanto precisamos para sairmos dessa incômoda zona de rebaixamento. Ainda não é hora de desespero, mas de trabalho e confiança.
.
Respondendo aos comentários:
Munigalo - Esperamos que o Cuca dê certo e levante o moral desse time. Boa sorte pra nós. Abraço!
Aline - Parabéns pela liderança. Que os próximos comentários venham com vitórias do Vasco. Sds!
Vinicius - Já que reforços estão difíceis, Tita precisa apostar na união e no ânimo do time para recuperar o Vasco.
Sobre o FC - O Alan, principalmente na bola aérea é um bom jogador. Que tenha sorte na seleção!
Diogo - Esperamos que com espírito novo, os resultados venham. O Morais é um fanfarrão, na hora que o Cluba mais precisa ele se esconde. Sds!
Saopaulina - Continue ai na torcida pra nós. Bjs!
.
Sds vascaínas a todos!

8 comentários:

Pâm Cristina LF* disse...

Putz outra derrota?
Fala sério assim niguem aguenta né!!

Vamos esperar o trabalho deste novo treinador Diego, talvez ele possa ser muito bom ao seu time!!!

Beijosss

Impasse Livre disse...

Cara t� feia a coisa, mas vamos reverter...somos o time da virada e mais do que isso o time do AMOR, eu tenho f� e apoio , acreito, se foi assim com EURICO pilantra pq n�o o ser� com meu idolo?

Hoje tem Maldita na r�dio fluminense 540 am d� uma sacada l� e ntra no ar com a gente 2125-3090 a partir das 21 hs dessa segunda...abs..
seu blog est� como sempre muito bom...

Zêro Blue disse...

É imediatos não foram os reflexos da mudança do treinador, mas eu continuo acreditando que Tita fará um bom trabalho de recuperação em S.Januário.
Claro que a torcida tem que ficar de cima, acompanhar os treinamentos e dentro de campo apoiar o time. O Vasco é grande e sai dessa com certeza.

Abraços Diego.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS – ESTAMOS CHEGANDO
Sou Cruzeirense - Site - Tudo sobre o clube que manda em Minas
Sou Cruzeirense - BLog - Tudo sobre o clube que manda em Minas
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Vinicius Grissi disse...

A defesa do Vasco é uma lástima. Precisa de reforços urgente! Do jeito que está, a Segunda Divisão é questão de tempo.

O Marcação Cerrada estreou o Quadro Negro. Depois dá uma passada lá para prestigiar.

Abraço!

Filippe disse...

É Diego, nossa zaga a cada jogo continua nos apavorando!!

Espero que Dinamite contrate logojogadores p/ a posição!!

abraços e saudações vascaínas

Bruno Muniz disse...

Técnico sem bom elenco não adianta nada. Mudar o técnico apenas, não adianta. O Vasco precisa urgente de reforços. Meu Galo também ta difícil de aguentar, nem vontade de postar eu tenho mais...Ta foda..
Tem que abrir o olho para não ser rebaixado, vai começar o 2º turno já. Hora de reagir.
Abraço

Fernando disse...

Cara, to sentindo saudades do Eurico viu....risos...
Mas agora é sério, se o Roberto continuar "de braços cruzados" vamos todos assistir jogos do Vasco na terça, sexta feira e sabado!!! porque segunda é certa!

Com a ida do Cuca para o florminenC a tendencia é ele crescer, o santos tem altos e baixos assim como a portuguesa...ipatinga é como dizemos "bonus round" porque todo mundo ganha e é vaga garantida na segunda.,... tem que torcer e torcer muito pro nosso Vascão voltar a ganhar senão, infelizmente neste final de ano que estará chorando seremos nós a exemplo dos curintianus do ano passado!
A minha esperança é que o framerda o ano passado só jogou no returno e chegou a 3º.
Vamos ver o que vai dar!!

Abraço!!!

Unknown disse...

Domingo eu chorei. Chorei e ao contrário dos últimos jogos do Vasco, não desliguei a TV. Chorei, não porque o Vasco perdeu, ou porque ele estava praticamente entrando na zona do rebaixamento, mas sim porque dói muito ver seu time ser superior praticamente todo o jogo, com jogadas perigosas e inteligentes, meio campo arrumado (coisa que a muito tempo não se via nesse time), a torcida do Vasco se impondo, de modo que em vários momentos podia se escutar no Barradão "VAAAAAASCOOOOO", e mesmo assim sair derrotado... Pior, GOLEADO.
Aí não dá pra segurar a tristeza.

Mas deu pra ter alguma esperança de melhora.

Tiago já está me irritando também!!! Tá saindo muito mal do gol, e quando fica, deixa a bola passar! Roberto JÁ!!!!

Saudações Cruzmaltinas e que o Vasco comece a Sul-Americana com o pé direito!!!!