quinta-feira, 12 de junho de 2008

A CBF merece um Oscar

O Oscar da Incompetência em organizar uma competição tão simples como a Copa do Brasil.
Como pode uma mesma equipe ter 3 dos seus 4 jogos decisivos apitados pelo mesmo árbitro, tendo ele tido atuação extremamente tendenciosa na semifinal? Será que no Brasil não existem outros árbitros capacitados para apitar uma final de campeonato além do Sr. Alicio Pena Jr.? Será que ninguém enxerga que em virtude da rivalidade entre os estados, é pouco inteligente colocar um mineiro para apitar jogos decisivos de times do RJ e SP? Será que os árbitros são mesmo escolhidos por sorteio? Se forem, é bom o Sr. Alicio jogar na Mega-Sena porque tá com uma puta sorte...
Não estava torcendo para o Corinthians ontem. Pela histórica rivalidade, pra mim foi menos ruim o título do time pernambucano. O Sport, devo reconhecer, teve muitos méritos nessa conquista. Entretanto, a ajuda do árbitro nos jogos decisivos não pode passar em branco. O juiz claramente prejudicou o Vasco na semifinal, em favor do Sport. Um gol legalíssimo anulado nos impediu de garantir a vaga na final no tempo normal. Erro? Tudo bem, mas não enxergar que Enílton fez falta em Luizão antes de o zagueiro puxá-lo é problema de vista ou outro erro?
Como prêmio por operar o Vasco, o sr. Alício ganhou o direito de apitar a final e aos 43 do 2° tempo deixou de marcar pênalti claríssimo sobre Acosta, que daria o título ao Corinthians. Além disso, permitiu ao Sport cozinhar o jogo como quis.
Seriam todos esses erros coincidência? Algo precisa ser feito. Campeonatos não podem mais ser decididos pela arbitragem. Estão em jogo dinheiro, respeito, tradição e a alegria ou tristeza de milhões de pessoas. Até quando esses senhores do apito vão fazer tudo o que querem em campo? Até quando vamos assistir tudo com nariz de palhaço?
Ontem, por iniciativa da direção do Vasco, cerca de 300 vascaínos protestaram na frente da CBF contra os seguidos roubos contra o Clube na atual temporada. De forma pacífica, os torcedores gritaram palavras de ordem e exibiram faixas com os dizeres: “O VASCO EXIGE RESPEITO” e “CHEGA DE ROUBO NA ARBITRAGEM”.
O presidente Eurico Miranda também aproveitou a oportunidade pra protestar contra a tabela absurda do Campeonato Brasileiro, onde a CBF deu mais uma amostra do seu amor pelo Flamengo, colocando 5 dos seus 6 primeiros jogos no Maracanã e o 7º contra o poderoso Ipatinga. Dessa forma permitiu que seus queridinhos disparassem na liderança.
Diferenças políticas à parte, nessa o Eurico está certo e temos mesmo que protestar, pois não é a primeira vez que o urubu é ajudado na confecção da tabela. A mídia se omite, não critica ou divulga esses fatos absurdos. Se esse posicionamento não partir dos outros clubes, veremos sempre a CBF beneficiar seus queridinhos em detrimento dos demais.
Ou alguém acha que os mulambos estariam liderando se ao invés de jogar 5 dentre 6 partidas no Maracanã, jogassem três delas fora, como o Vasco e outros clubes?
A CBF merece um Oscar por tudo isso e a imprensa brasileira continua assistindo tudo calada, batendo palmas pra incompetência da confederação.
.
Que cena ridícula a torcidinha do Sport imitando nosso grito de guerra. Como pode um time que almeja ser grande não ter um grito próprio, com o locutor do seu chiqueiro animando as bestas a gritarem:
"Cazá, cazá, cazá, cazá, cazá
A turma é mesmo boa, é mesmo da Fuzarca
Sport. Sport. Sport"
Qualquer semelhança com o grito histórico do Vasco não é mera coincidência:
"Casaca, casaca, casaca, saca, saca
A turma é boa, é mesmo da Fuzarca
Vasco, Vasco, Vasco"
.
Respondendo aos comentários:
Aline - também não pude ir no protesto (trabalho), mas pelo blog deixo aqui minha manifestação. Mais um belo trabalho da FJV. Sds!
Munigalo - Sensacionais as entrevistas. Não sabia que não podiam bandeiras aí, o que é uma pena, já que embelezam muito o espetáculo. Abraço!
Carlão - Bela iniciativa, pois as perguntas sairam dos torcedores ao invés de jornalistas. Quem sabe um dia eu faça alguma e publique aqui. Abraço e sds!
.
Sds vascaínas a todos!

5 comentários:

Bruno Muniz disse...

Diego,
quem iria apitar a final seria ou o Alício ou o Simon, então foi melhor o Alício. Eu não gosto do Alício, adora aparecer e prejudica sempre o Galo. Mas também odeio o Simon, e se ele tivesse apitado roubaria para o timão. Além disso, o Corinthians ganhou um Copa do Brasil roubado contra o Brasiliense, então foi bem feito...
Abraço

Diogo Ferreira disse...

Muito bacana o protesto que vocês fizeram, agora nesse país entra num ouvido saí pelo outro ou seja nada vai adiantar mesmo assim foi uma boa atitude.

;) vlws!

Jorge Costa disse...

Parabens ao SPORT RECIFE pela brilhante conquista da Copa do Brasil.
Toda a manifestação pacífica é prova de inteligência de seus organizadores e já é hora do Vasco engrenar no Campeonato.
Abraços

snoopy em p/b disse...

louzada, como vai?
venho aqui agradecer o seu apoio de sempre ao "snoopyempretoebranco" e dizer-lhe que, por uma decisão pessoal, fechei o blog.
mas levo comigo amizades bacanas que conquistei por meio do blog, inclusive de torcedores de times rivais, como você.
valeu por tudo, amigo!

bom, em relação à arbitragem, sei bem o que é isso... estou calejado e de saco cheio.
não vi vasco x sport e lamento que tenham sido prejudicado.
quanto à final, foi bom o pulo que o acosta deu. não achei pênalti.
vi sim um pênalti no enílton, que o fabinho nem na bola tocou.o erro do juiz, pra mim, foi não expulsar o carlinhos bala também, mas isso não mudaria o placar.
a arbitragem, na final, não interferiu no vencedor, na minha modestíssima opinião.

sobre a palhaçado dos mulambos, é inadmissível mesmo.
e impressionante como a mídia esconde isso.
palhaçada!!!

valeu, amigo!
forte abraço!

Pâm Cristina LF* disse...

Protesto correto!
Pena que tem gente que não faz nada para isso acabar no futebol =(

Beijoss Diegoo!

:P