terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Resultado - enquete e recado à torcida

Com a classificação do Vasco às semifinais da Taça GB, termina a enquete sobre o desempenho do Clube no Campeonato Estadual. Como podemos ver na imagem acima, a grande maioria dos 73 votantes acredita no título. Nada menos que 50 pessoas optaram pela primeira opção, mostrando uma surpreendente confiança na equipe.
Lógico que os pessimistas não poderiam faltar, e a opção nº 5 (nem às semifinais vai chegar) ficou na segunda colocação com 10 votos (13%). Durante a enquete percebi que esse número cresceu principalmente após a derrota para o Madureira na estréia. Como depois o time foi obtendo vitórias e melhorando a qualidade das atuações, essa opção passou a ser menos escolhida. Felizmente, esses 10 desesperançosos se enganaram e o time obteve a classificação.
Aos que optaram pelas demais opções, é chegada a hora de ver se acertaram. Nessas semifinais tudo pode acontecer. Apesar de nosso time ser considerado o mais fraco tecnicamente, tem potencial para surpreender àqueles que não levam fé no Gigante da Colina. Até mesmo alguns jornalistas já reconhecem que o time tem subido de produção e uma possível conquista não mais poderá ser considerada zebra.
Cabe a nós vascaínos acreditar e apoiar nossa equipe. Não é hora de apontarmos defeitos e problemas, muito menos de vaiarmos nossos jogadores. Temos que dividir o Maracanã com a torcida do Flamengo e empurrar o time rumo à vitória.
Ontem assistindo ao 'Linha de Passe' na ESPN BRASIL, vi um e-mail de um telespectador que se dizia vascaíno. O mesmo afirmava que já não tinha esperanças e considerava a derrota certa no domingo. Para piorar, o cidadão se dizia realista. Oxalá, pudesse eu falar com tal torcedor. Se é que assim posso chamá-lo.
Para aqueles que cometem o erro de pensar igual ao mesmo, deixo a pergunta:
Se nós não acreditarmos no nosso time, quem vai acreditar? A torcida do Flamengo? A imprensa mulambo?
Cabe a nós e somente a nós acreditar nessa equipe. Estou desde o início do ano discutindo com muitas pessoas, comprando a briga por esse time, como se fosse eu que lá estivesse. Nunca na vida defendi tanto uma equipe do Vasco como defendo essa e isso não se deve somente ao fato de eu ser um alucinado pelo Vasco. Vejo potencial nessa equipe. Vejo jovens com vontade de mostrar suas qualidades. Vejo brio nos olhos de todos como há muito não via no Vasco. Mesmo nos momentos em que faltou técnica, esses jogadores nunca deixaram a desejar no quesito vontade. Vejo em campo um Tiago querendo mostrar a cada jogo que não é só um goleiro fazedor de gols. Vejo um Wagner Diniz correndo e dando a vida em campo. Vejo Jorge Luiz suando sangue e muitas vezes partindo como um louco para o ataque buscando ajudar. Enfim, poderia escrever sobre cada jogador, mas dois merecerão parágrafos à parte.
O tão contestado Beto, em quem eu mesmo nunca tive confiança, vem mostrando uma garra impressionante, parecendo querer mostrar àqueles que criticaram sua contratação, que ainda pode render em um clube grande.
E por fim ao mais criticado jogador do elenco, sempre digno de minhas palmas e meu respeito. Alan Kardec vem comendo o pão que o diabo amassou esse ano. Mesmo sendo um dos maiores artilheiros da história das divisões de base do Vasco, tem sofrido com a falta de paciência da torcida, que já vitimou muitas promessas de São Januário que acabaram estourando em outras equipes.
Vejo em Kardec, um jovem um ano mais novo que eu, que cresceu dentro de nosso estádio, estudou na escola do Clube e sempre fez por merecer a confiança de todos dentro do Vasco. Por mais que erre, não pára de correr, de se doar em campo, buscar sempre o melhor para o time. Ao vê-lo beijando o escudo emocionado após marcar contra a Cabofriense, senti uma emoção como poucas vezes senti em um estádio de futebol.
Se isso não bastasse dou ainda mais um motivo para que apoiemos Kardec. Quais foram os atacantes que tiveram melhor passagem pelo Vasco nos últimos anos? Alex Dias e Leandro Amaral, certo? Faziam juras de amor, se diziam felizes no Vasco e etc. Como acabaram essas histórias todos nós sabemos. A esses mercenários a torcida idolatrava. Ai quando aparece um menino com potencial, criado no Clube, mostrando garra e respeito para com nossa camisa alguns insistem em vaiá-lo.
Só não venham depois chorar sobre o leite derramado, como fizeram recentemente com Guilherme, ao ver o talentoso jovem sair por uma mixaria, após vaias e mais vaias.
.
Sobre a novelinha cômica Romário/Vasco/Flamengo não vou me alongar. Nenhuma notícia mais me surpreende, aliás só mostram as verdades.
Romário sócio do Flamengo. Eu não disse que ele era flamenguista.
Estou até pensando em uma nova enquete...
.
Respondendo aos comentários:
1 - Lais - Excelentes comentários que inclusive motivaram o post de hoje. Obrigado pelos elogios. Sds vascainas!
2 - Carlão - Também acho que esse time promete. Abraço!
3 - Brahma - A presença de Wagner Diniz é realmente importantíssima domingo. Abraço!
4 - Matheus - O último jogo mostrou que o Vasco não é moleza pra vocês. Abraços!
5 - Vinicius - A goleada foi realmente mentirosa, mas o goleiro tá lá pra defender e foi isso que o Tiago fez.
6 - Wilson - Com certeza não passa pela cabeça de nenhum vascaíno que o jogo de domingo será moleza, muito pelo contrário, ouvi alguns flamenguistas dizendo que será fácil, o que tenho certeza que você não acha. Será sem dúvida um jogaço. Abraço!
7 - Aline - Temos que nos doar na Copa do Brasil, título que ainda falta em nossa sala de troféus. Alfredo Sampaio tem merecido nosso apoio e espero que continue merecendo. O certo é a cabofriense por ser Associação Desportiva Cabofriense, ou seja A. Sds cruzmaltinas!
.
Sds vascaínas a todos!

8 comentários:

Anônimo disse...

bom hj nao tenho mto o que comentar,sou vascaina e dei totalmente minha opnião ontem,o q serviu para q vc do seu jeito postasse quase o msm q falei.afinal aprendi tudo com vc e acho q nossas opnioes do vasco são quase iguais.rsrsrs
o q aconteceu com o guilherme,eu e vc vimos pessoalmente em 2007,aquele menino q na sua estreia arrebentou,lembra?ele entrou como jogo quase terminamos,saimos do estadio com gosto de quero+e certeza de q poderiamos contar com ele,com mtos erros por ser novo e é o q só o ouço dizer:a camisa do vasco pesa!!
ele saiu da colina por uma micharia,alan ja dei minha opnião e espero q ele continue firme q essas vaias só sejem um insentivo!

qnto a historia do romario continuo com a msm opniao desde o primeiro dia: a estatua é linda,é o romario perfeito,mas para colocar na casa dele,nao em são januario, idolatrar um flamenguista?q time é o nosso?isso foi uma pessima ideia...estou torcendo como ja ouvi dizer q vão tirar,apesar q na primeira entrevista do eurico ele flaou q vai continuar,hj no site vi q ia derrumar,como sempre vai fik essa historinha durante um tempo!

qnto ao time volto a dizer q a tendencia é só melhor.

domingo vcs vaicainos q forem ao estadio torçam por mim,q nao vou esta la,estarei torcendo em casa(infelizmente)

Anônimo disse...

O Vascão vai com tudo para cima do Fla. Confio no seu elenco, na prosposta, mas não em Edmundo e Eurico Miranda. O 'Animal' já está muito tempo sem atuar e não pode ser titular. Alan Kardec, Alex Teixeira, Wágner Diniz, enfim, esta é a nova cara do Vasco da Gama. Torcerei para seu time no Domingão!! Abraço.

snoopy em p/b disse...

excelente post, diego.
esse deve ser o sentimento de um torcedor de verdade.
o alan kardec merece ser melhor tradado.

boa sorte na semi-final!
saudações botafoguenses!

Vinicius Grissi disse...

Realmente, cabe à torcida confiar e apoiar o Vasco. O Flamengo estreiando na Libertadores, pode tornar-se um trunfo para o Vasco nessa decisão. Acho que realmente o time sai como azarão, mas clássico tudo pode acontecer. E nesse momento, o apoio da torcida é fundamental.

Anônimo disse...

Não vejo o Vasco como franco atirador. Pra mim clássico é clássico. Não cometerei mais o erro de apontar favorito em clássico. E hoje o Mengo tem uma tarefa dificil em Tacna, já é uma vantagem vascaina.

E sobre a estatua, acho que Eurico vai afogá-la na piscina... Hehehe!!!

Abração Diego.........

Anônimo disse...

gostei do comentario do wilson sobre a estatua
kkkkkkkkk

Unknown disse...

hahahahah Obrigada por tirar minha dúvida!
Mas falando sério agora, esse cara que você citou não deve ser vascaíno, não! Deve ser mulambo ou flor...
O momento é de apoiar a equipe, por tudo o que ela evoluiu. Confesso que perdi a paciência algumas vezes, mas NUNCA deixei de apoiar e acreditar! Lembro que logo depois do torneio de Dubai muitos que se dizem vascaínos me zoaram só porque eu disse que acreditava nesse time! Me chamaram de louca, de cega, de iludida. Mas eu não me arrependo... Sou louca mesmo... louca pelo Vasco!!!Hêhêhê
Hoje vou torcer muito pros reservas e domingo... AH, É EDMUNDO!

Saudações Cruzmaltinas!!!

Arthur Virgílio disse...

A torcida do Vasco está confiante no time. Pelas partidas que vi no carioca, continuo achando a equipe da Colina a mais fraca entres os grandes. Mas, agora nas semifinais é clássico e nem sempre o melhor vence.