sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Reflexões de sexta...

Sobre a saída de Romário falei pouco ontem e hoje pretendo me alongar um pouco mais no assunto. Evidente que não considero correto que a diretoria interfira no trabalho do treinador. Cada profissional tem sua função dentro de uma empresa e cabe ao mesmo realizá-la da melhor forma possível. Caso a direção não esteja satisfeita deve fazer mudanças nos cargos, mas não interferir no trabalho de cada um, já que se pressupõe que o empregado seja capacitado o suficiente para realizar seu trabalho. Sendo assim, não defendo o presidente Eurico Miranda no caso.
Entretanto, não posso deixar de comemorar a saída de um "grande rubro-negro" (conforme definiu Kléber Leite) do comando técnico do Vasco. Poderia enumerar diversas ocasiões em que o Baixinho mostrou seu imenso amor pelo clube da Gávea e desapreço pelo Vasco e sua torcida. Há inclusive vídeos no YOUTUBE onde Rómário critica abertamente a torcida vascaína e elogia a torcida rubro-negra. Ainda que tenha contribuído de forma decisiva na nossa última grande conquista (Mercosul/00), é raro ver um vascaíno que considere Romário ídolo.
Como, infelizmente, a torcida não tem tanta voz ativa no Clube como deveria, ficamos a mercê das decisões do Presidente, que por ser amigo de Romário, acabou fazendo coisas pelo atacante que torcedor nenhum faria. Ou será que alguém colocaria uma estátua de Romário em São Januário?
Como grande atacante que foi, Romário é digno de todo respeito. Porém, não tem mais nada a contribuir como jogador. Se ele quiser um jogo de despedida, que seja feito, mas profissionalmente não dá mais. Como treinador, o próprio afirmou no Carnaval que estava de saco cheio dessa "parada de técnico". Por isso, entendo que o melhor lugar pra ele é mesmo bem longe do Vasco.
.
Sobre a escalação de Alan Kardec, entendo que o melhor para o jogador é mesmo ficar na reserva por um tempo. Para os que o comparam a Jardel, vejo em Alan mais qualidades que Jardel demonstrava em sua idade. Se terá uma carreira de sucesso, só o tempo dirá, mas potencial tem. E é justamente por esse potencial que o melhor para ele é ser poupado. Ficar colocando o garoto, para que seja vaiado desde o primeiro minuto não vai contribuir em nada para seu desenvolvimento profissional.
Ainda que Abuda e Bruno Meneghel não sejam opções excelentes, passam por melhor momento que Kardec e nada mais justo que um dos dois receba a chance de começar jogando. Alan poderia entrar no segundo tempo e ir aos poucos reconquistando a confiança da torcida.
Porém, como Eurico já deixou claro que ele tem que jogar, o mais provável é que tenhamos Alan mais uma vez no time titular domingo contra a Cabofriense. Sendo assim, torcerei para que ele tenha uma excelente atuação e nos ajude a conquistar a vaga para as semifinais da Taça Guanabara.
.
Ontem, saiu a notícia que o presidente Eurico Miranda estaria processando 3 sites de torcedores vascaínos. O Netvasco, o Supervasco e o site do MUV são acusados de conter ofensas à sua honra. Como frequentador desses sites, entendo que o MUV e o Supervasco, por serem ligados a oposição contém críticas a administração do atual presidente. Já o site Netvasco, considero totalmente neutro e divulga notícias tanto da situação quanto da oposição. Quanto a ofensas a honra, nunca vi nenhuma por parte dos administradores do site, ficando as mesmas restritas aos comentários e tópicos de debate, onde os torcedores tem liberdade para expressar sua opinião, e como sabemos, o Brasil é um país livre para que todos possam expressar suas opiniões.
.
Bastou que Romário saísse para que Edmundo pudesse participar de um jogo-treino e ter sua escalação especulada. Ontem, os jogadores que não atuaram contra o Friburguense disputaram uma partida contra o Bela Vista. O Vasco venceu por 3x1 e o Animal marcou um gol de pênalti. Rafael e Abubakar completaram o placar.
Com isso, já é especulada sua participação na semifinal contra o Flamengo, caso o Vasco se classifique. Seria a ocasião perfeita para o retorno do carrasco...
.
Respondendo aos comentários:
Snoopy - Poderíamos ficar horas debatendo sobre a arbitragem que não chegaríamos a um consenso, já que sempre puxaríamos sardinha cada um para o seu lado...rsrsrs. Abração!
Brahma - Ah como tá fazendo falta um zagueiro...Sobre o Carlinhos, é realmente um jogador de grande talento, mas ainda um pouco imaturo. Bem trabalhado pode nos dar muitas alegrias. Por enquanto, o melhor é ficar nos juniores e entrar quando for necessário, já que tem apenas 17 anos. Abraço!
Lais - Quanto à questão Abuda x Alan comentei no post de hoje. Sobre um flamenguista comandar o Vasco, você está corretíssima. Se me fosse dado o Flamengo pra treinar eu ia fazer tudo errado...rsrsrs...Sds vascaínas!
Gerson - Início do post é a resposta sobre as interferências. Sobre sair da quadra e ir ver o jogo, amo muito a Beija-Flor, mas amo mais ainda o Vasco.
Vinicius - Caso o time comece a tropeçar, Alfredo Sampaio poderá cair e seria ótimo que viesse um técnico mais renomado que soubesse trabalhar com os jovens. Que Romário vá e leve sua estátua junto. Assim não precisarei lembrar dele sempre que for a São Januário.
Aline - Apesar de não concordar com a maioria das coisas que o Eurico faz, tenho que reconhecer seus serviços prestados ao Vasco ao longo desses mais de 20 anos dele no Clube. Por isso não creio que ele não seja vascaíno. A sua Portela parabéns, estava mesmo muito bonita. Sds cruzmaltinas!
.
Sds vascaínas a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Sobre o Romário, eu acabei de postar no meu blog e transcrevi uma parte do seu post anterior. Espero não ter feito mal...

Abraços..........

Anônimo disse...

Seria mesmo incompatível os 2 nos mesmo espaço!! Amigos?? Sinceramente, o Vasco não precisa do Romário, pois este já não comandava mais o time. Edmundo, é o toque de experiência e para mim não pode ser titular no Vasco. Quem sairia?? Alex Teixeira?? Abração, Louzada!!

Unknown disse...

Quero que o Edmundo comece logo a jogar... Não aguento mais essa expectativa!

Quanto ao Romário, vi sua entrevista ontem. Ele não descarta ir para o Império do Mal, mas por enquanto sua história com o Vasco ainda pesa muito... No entanto depois do L.A. não me iludo mais!
...
Tomara mesmo que venha o urubu na semi. Se passarmos por ele, acho que nosso adversário na final será o bota. Apesar do flor estar todo "estrelado" (capaz...), o bota é mais bem treinado, aliás: QUE FALTA FAZ UM BOM TREINADOR(o que não temos há muito tempo)!

De qualquer forma, continuo acreditando no VASCÃO Campeão do Carioca 2008!
Saudações Cruzmaltinas!

Vinicius Grissi disse...

Concordo plenamente com o que disse a respeito do Romário. Inclusive, a situação dele é o tema do post lá no Marcação Cerrada.

Quero ver o Edmundo jogando nesse time. Pode fazer os garotos como o Alan Kardec crescerem muito!

Anônimo disse...

Romário é flamenguista... tirem a estatua de São Januário!!!

Diego, tu sabe se tem previsão de estréia para os dois atacantes estrangeiros?