quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Vencer e embalar

Hoje, às 21h45, o Vasco volta a campo para enfrentar o Resende. O jogo acontecerá em São Januário e terá transmissão ao vivo da TV Globo. Para a partida, o time deve ser o mesmo do jogo de domingo contra o Mesquita, com o jovem Carlinhos na lateral esquerda.
Beneficiado pelos resultados do fim de semana, o Vasco subiu para a 2ª colocação no Grupo B e uma boa vitória hoje pode deixar a equipe mais próxima da vaga, além de aumentar a moral para o clássico de sábado contra o Botafogo.
O Resende vem de uma vitória surpreendente contra o Madureira (que venceu o Vasco), após começar a competição com derrotas para Botafogo e Mesquita. O jogador mais conhecido da equipe é o experiente zagueiro Márcio Costa.
A partida é de fundamental importância para a classificação do time, já que temos seis pontos, ao lado de Cabofriense e Friburguense. Qualquer resultado diferente da vitória pode fazer do clássico de sábado um jogo de vida ou morte.
Como o jogo é às 21:45 e com transmissão na TV aberta, o público deve ser pequeno, assim como ocorreu na quarta passada. Esse aliás é um assunto que muito tem me chateado. Concordo que o horário é péssimo e acabamos chegando de madrugada em casa para acordarmos cedo no outro dia para trabalhar. Porém, é uma vez na semana e entendo valer a pena.
.
Como já escrevi aqui no Blog, um bom torcedor deve fazer pelo Clube antes que o Clube faça por ele. Não adianta ficar em casa criticando, xingando e dando pitaco na escalação. Vá ao estádio, apóie, cante, torça. Não espere o time estar em boa fase para lotar São Januário.
Como torcedores, somos parte integrante do Vasco. Quando o time vence, adoramos tirar sarro dos colegas, compramos os jornais do dia seguinte e etc. Mas pergunto. Em que contribuimos para aquele resultado?
Ser torcedor nas horas boas é fácil, muito fácil. Difícil é estar ao lado do Clube nos momentos ruins, contribuindo para que um time não tão qualificado possa chegar às vitórias e títulos.
Hoje, temos uma equipe razoável, que pode vir a ser boa ou muito boa. Talvez aqueles que não tenham visto os jogadores atuar não enxerguem isso e fiquem presos à opiniões de comentaristas como o "fabuloso" Sérgio Noronha. Ai ficam dizendo: "o time do Vasco é isso, o time do Vasco é aquilo". E aí, o que você vai fazer? Vai mudar de time? Vai entrar em campo e resolver? Não vai, né.
Tenho total confiança no time atual do Vasco. A tendência é de uma melhora contínua. Há jogadores com grande qualidade e potencial. Por se tratar de um grupo jovem, o apoio da torcida é fundamental. Comparecer ao estádio e apoiar esse grupo é um dever nosso. Não adianta esperar que as coisas aconteçam para depois ficar palpitando.
Não dá pra aceitar ver times com torcida muito menor colocando mais gente no estádio do que nós nos estádios. Vascaíno, olhe isso e sinta vergonha:
29/01/08 - Fluminense 5x1 Volta Redonda. Público - 8.126 pagantes
27/01/08 - Botafogo 3x0 Americano. Público - 7.893 pagantes
26/01/08 - Vasco 3x0 Mesquita. Público - 4.422 pagantes
23/01/08 - Vasco 1x0 Americano. Público - 2.171 pagantes
.
Todos sabemos que nossa torcida é maior que as de Botafogo e Fluminense. Mas de que adianta ter uma grande torcida se o estádio vive vazio? Torcedor de Tv e de Internet não ganha jogo. Lógico que há o desconto natural àqueles que moram em outros estados e no Interior do Rio, mas aos que moram na região Metropolitana do Rio, essa mensagem é para vocês.
.
Respondendo aos comentários:
1 - Turano - Realmente esse ano temos boas opções no ataque ao contrário dos últimos anos. Abubakar é nigeriano sim. Abraço!
3 - Klaus - Muitas opções sempre são um bom problema para o treinador. Difícil que Edmundo fique no banco. Puxar o Animal ou o Alex pro meio seria uma opção. Abração!
5 - Vinicius - Boas opções...
.
A minha opinião sobre a enquete darei ao final da mesma, ainda sem data para acontecer.
.
Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Márcio Santos ainda joga? Romário deveria enfrentá-lo.

Não vejo na defesa o grande problema do Vasco e sim nas alas e no ataque. Por isso, Roque Jr seria um investimento alto e arriscado.

Unknown disse...

Roque Júnior?O.o Nossa! Seria ótimo ter mais um jogador com experiência de seleção, mas será que o time já não está inchado de mais?

Sobre o ataque:
Temos que apoiar os jogadores revelados nas divisões de base, mas ao mesmo tempo acho que em nossa atual dupla falta experiência (e gols). Por isso na minha opinião a melhor opção seria a dupla Alex (Alan em jogos de muitas bolas aéreas) e Edmundo.
Até gosto do estilo do Jean, mas pra ser titular precisa melhorar a finalização.
Minha paciência com o Abuda já acabou faz muito tempo!
Bruno jogou pouco, Abubakar e Villanueva não jogaram; não posso comentar sobre eles...
O tempo de Romário já passou! Agora ele deve se concentrar em sua carreira de técnico!
Enfim, atacantes não faltam!
Ainda acho a zaga muito fraca, porém sinti uma melhora no último jogo.
Queria muito, mas muito mesmo, ir a São Januário... Vc acredita que eu NUNCA fui?! Mas em maio tamo aê!!!

Sobre o jogo de hoje:
Como o futebol é engraçado, né? O VASCO perdeu para o Madureira, que perdeu para o Resende, que perdeu para o Mesquita, que perdeu para o VASCO (por 3 a 0). Uma partida é realmente imprevisível!
Queria ver o estádio lotado...=/

Sorte ao VASCÃO esta noite!!!
Saudações Cruzmaltinas!

Anônimo disse...

Quero te convidar par a um projeto que ainda está em fase de implantação, é o Botecofutebol.com.br, afinal, um bom Boteco é o melhor lugar pra discutir futebol...
Um Blog onde as principais torcidas de futebol terão seu espaço para colocar seus textos, falar sério, tirar sarro nos adversários discutir a seleção, etc.
E você poderá divulgar seu blog, e atrair mais visitantes. Aguardo até o dia 15/02 para fechar os editores, se interessar, responda esse e-mail, informando, Nome, E-mail do editor, Blog (se tiver) estado e time que torce...
Vamos criar uma comunidade que será referência no futebol brasileiro...

Unknown disse...

carissimo diego, todos vimos o jogo ontm e eh fato q kardec ainda tem muito a melhorar... pq o vaso não arrisca no bruno m.??? ele tem entrado com disposição e se movimenta bastante!! Qnto a dupla ideal pra mim, eh um caso complicado, pois dependendo do ataque poderia ser mexido todo o resto do meio campo. Alguns perguntariam pq, mas eh evidente. Caso edmundo forme dupla com kerdec, alex teria q ir ao meio campo ( isso se ele for mantido, q

Unknown disse...

... na minha opinião eh o q deve acontecer) e isso pode ser uma gande dor de cabeça pra o "titio" romario, haja vista q algm teria q ceder a vaga no meio. mas qm? morais nunca, l. bonfim vem bem... uma soluçao eh sacar um dos volantes e recuar l. bonfim, ele jah atuou, e bem , assim... enfim!! qnto a Roque jr, eu o vejo como uma boa contratação. seria experiencia para um time jovem!! sds vascainas a todos!

Anônimo disse...

Hola amigo pasate, che jaja... Muy bueno tu blog