quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Um novo São Januário?!?

Primeira postagem do ano e venho reforçar meus votos de um ano de muitas felicidades e realizações para todos que lêem o Blog. Espero que todos tenham tido excelentes Festas, ao lado de seus amigos e familiares.
Feito isso, venho iniciar o ano, com um assunto que é de muito interesse de todos os vascaínos. A possível reforma do Monumental de São Januário em parceria com a empresa portuguesa Lusoarenas, especializada em construção e modernização de estádios esportivos, que vem atender a um desejo antigo de diretoria e torcida.
Confesso que quando li a notícia fiquei um tanto preocupado. Será que nosso amado Estádio perderia seu charme, sua beleza esplendorosa que tanto me emociona todas as vezes que adentro o Monumental?
Felizmente, o presidente Eurico Miranda colocou algumas exigências para os portugueses, como a manutenção da espetacular fachada, a não-destruição da capela de Nossa Senhora das Vitórias e a manutenção da histórica tribuna de honra do estádio. Nessa, Eurico merece elogios, já que mostrou mais uma vez sua maior qualidade. Respeitar a história e as particularidades do Vasco, não se deixando levar por alguns que querem que nosso clube seja moderninho. Apesar de achar que Eurico não é mais um bem para o clube, tenho que elogiar quando acerta.
Entre as melhorias na Colina estão a colocação de cadeiras numeradas em toda a arquibancada, a cobertura do setor central que fica abaixo das cabines de rádio, a construção de camarotes e o aumento da capacidade para 45 mil lugares. Para recuperar o dinheiro investido, a empresa teria o direito de comercializar uma quantidade de ingressos pelos próximos 30 anos.
A Lusoarenas entregará o projeto em abril à diretoria e graças a Deus, a hipótese de um Shopping dentro do Complexo de São Januário está descartada. Tudo que precisa ser comercializado dentro de um Estádio nós já temos. Comidas, bebidas e material esportivo do Clube e das Torcidas Organizadas. Qualquer coisa além disso é extremamente desnecessário.
Espero também que com a reforma no Estádio, a Prefeitura do Rio também faça sua parte, melhorando os acessos e o trânsito nas ruas em torno do Clube em dias de jogos. Mesmo com a criação do Estacionamento em frente à Entrada Social, ainda é muito complicado transitar pelas ruas do Bairro Vasco da Gama em jogos com grande público. Com o aumento da capacidade do Estádio esse problema tende a piorar e cabe ao poder público uma atitude nesse sentido.
Torço pelo sucesso do empreendimento, principalmente para que aqueles que ficam inventando mil desculpas para ir aos jogos, possam compartilhar do imenso prazer de freqüentar o lugar que considero o Santuário da minha religião Vasco da Gama. Como sempre digo, todo meu sentimento pelo Vasco pode ser definido pelo momento que adentro o Monumental e sinto aquele ar de Vasco por todos os lados. Nada pode se comparar a esta sensação. Espero que com as melhorias no estádio, muitos possam criar ou resgatar o hábito de ir ao Estádio, já que as velhas desculpas esfarrapadas de falta de conforto não poderão mais ser usadas.
Enfim, nada melhor que começar o ano com essa excelente notícia. Investimentos no patrimônio são sempre bem-vindos, já que jogadores chegarão e sairão, mas São Januário é nosso e ninguém tira.
.
Sds vascaínas a todos!

12 comentários:

Anônimo disse...

Tambem estou muito curioso de conhecer o novo Estadio. Jà fui em varios estadios da Europa e do Brasil. Agora o São Januario (sim, claro sou suspeito por falar nisso, mas fazer o que:) ?) è com certeza o mais charmoso de todos que jà visitei e pela linda entrada e os alambrados em ferro è atè mais chique dos famosos estadios da Inglaterra. Acho que no Brasil o unico outro estadio com charme (mas bem menos do São Januario, claro)seja o Pacaembu,que, vale a pena salientar, não pertence a Clube nenhum ;)
Saudaçoes Vascainas

Anônimo disse...

Estou curioso, ansioso e ficarei surpreso com a possível Arena!! É bom tê-lo de volta, contudo, nossos times estão prometendo fortes 'dores de cabeça'!! Boa sorte e por enquanto é só!!

Abração!!

Glorioso Alvinegro (www.gloriosoalvinegro.blogger.com.br)

Unknown disse...

Mais um clube brasileiro anuncia a construção de uma arena, será que sairão do papel? Tomara!!!

Anônimo disse...

É a copa do mundo está trazendo um ENSAIO de reformas nos estadios. Se não forem apenas promessas já está bom.

Abração Diego.

Zêro Blue disse...

Alô Louzada, estamos então abrindo oficialmente o ano de 2008 aqui no Sou Vascaíno.
Juntos participaremos de muitas discussões, debates e comentários aqui nesse espaço respeitável que você criou e mantém. Conte conosco em mais esse ano.
---
Tomara que as negociações evoluam e o São Januário seja remodelado e modernizado, sem perder, como disseste, o seu "charme".

Abraços amigo LOUZADA e Boas Vindas ao novo ANO.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....UM 2008 DE PAZ PRA TODOS
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Anônimo disse...

Acho que é uma bela surpresa.Não conheço muito o Vasco internamente, mas sei que é um clube diferente, que tem uma força interior muito grande, pois caso contrário seríamos eliminados pela imprensa pelos adversários. Não sou um defensor do Eurico, mas sei que ele e o Calçada trouxeram muitas alegrias aos Vascaínos. Todavia, nos últimos anos o Eurico complicou a situação do nosso amado Vasco.Sei também que a lei Pelé nos prejudicou bastante, e ela foi o início de tudo. Num momento tínhamos um time que valia milhões e em outro nada.
Acho que o Vasco devia seguir o exemplo do S. Paulo, criar um verdadeiro CT, no qual poderíamos forjar futuros jogadores com a alma e a garra de vascaínos, pois nos últimos anos é o que nos têm faltado.
Espero que essa parceria com a Lusoarenas dê certo e transforme o S. Januário no estádio mais moderno do Brasil, e o Sérgio Cabral como bom vascaíno ajude na melhoria do acesso ao estádio,mesmo sabendo que o trânsito é um problema da prfeitura. VIVA O VASCO!!!!

Anônimo disse...

Caros amigos vascaínos, após ler muitas coisas sobre os templários, cheguei a conclusão que nossas origens têm algumas coisas deles.A cruz que nós carregamos no peito na verdade é a cruz da Ordem de Cristo, da qual fazia parte o navegador Vasco da Gama e não a cruz de Malta. Não obstante, a Ordem de Cristo foi criada em Portugal a partir da extinção da Ordem dos Cavaleiros Templários no início do século XIV. Eles vestiam um manto branco com uma cruz vermelha, eram destemidos e respeitados e no final perseguidos como nós. Como não se bastassem essas coincidências, a bandeira deles é uma cruz vermelha com as cores preta e branca como a nossa.
A bandeira da coroa portuguesa na época da criação do nosso amado clube era azul e branca. Então porque a nossa é preta e branca?
E aí Louzada, vc que é mais´fanático que eu, o que vc me diz?

Vinicius Grissi disse...

Reformas de modernização são sempre bem-vindas, mas concordo plenamente com você que estádios como o de São Januário são raros e é preciso manter a essência.

Agora, um detalhe: que "banco de reservas" é aquele que fizeram para o Romário! Alguém explica?

snoopy em p/b disse...

sigamos juntos em 2008!

depois da reforma, são januário deixará de ser o fusca 68, como disse o montenegro... hehehehehee
tô de sacanagem.
são januário é um estádio charmoso e tem a cara do vasco. reformas estruturais são sempre bem-vindas, mas sem perder a essência, como vc falou no texto e o vinícius reforçou aqui.

saudações, sempre, botafoguenses!!!

Joel Rogerio disse...

Bravo, Diego!
Quando estive a primeira vez em São Januário, e isso já faz tantos anos [que estive a primeira vez em São Januário], daquilo que mais me deixou tomado de encantamento foi aquela fachada histórica, a capela de Nossa Senhora das Vitórias, a tribuna. De fato, o Vasco deve fazer adequações para que amplie a capacidade e o conforto em São Januário, mas nem pensar a custo de soterramento da nossa história glorioso, que vai muito além das quatro linhas de um campo de futebol.

Anônimo disse...

É isso aí diego,o nosso vascão voltando a ser o que sempre foi,agora só falta um time de respeito.sds bacalhescas!!!

Anônimo disse...

NOVO SUCESSO DO VASCÃO EM 2008.
DIVULGUEM POR FAVOR.

PARÓDIA ( WISKY A GO-GO )

SÃO JANUÁRIO EM FESTA

………………………………..
SÃO JANUÁRIO UMA FESTA LIVRE
NO CALDEIRÃO A BOLA ROLOU,
O MEU VASCÃO JOGANDO INCRÍVEL
MAIS UM JOGÃO ELE FATUROU.

SENTÍ NO PEITO TODA ENERGIA,
GRITEI DE NOVO ESSE É MEU VASCÃO,
TUAS CONQUISTAS FAZENDO HISTÓRIA
VASCO DA GAMA, GRANDE CAMPEÃO.

QUASE NO FIM DA FESTA
O MUNDO É O VASCÃO E EU.

O MEU VASCÃO DÁ OLÉ E VENCE....
O MEU VASCÃO DÁ OLÉ E VENCE...

NO CALDEIRÃO, AQUI SÓ DÁ BACALHAU,

O MEU VASCÃO DÁ OLÉ E VENCE....
O MEU VASCÃO DÁ OLÉ E VENCE

NO CALDEIRÃO, AQUI SÓ DÁ BACALHAU.

HEY! HO!
HEY! HO!
HEY! HO!
HEY! HO!

O MEU VASCÃO DÁ OLÉ E VENCE,
O MEU VASCÃO DÁ OLÉ E VENCE.

NO CALDEIRÃO, AQUI SÓ DÁ BACALHAU
NO CALDEIRÃO, AQUI SÓ DÁ BACALHAU.