sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Sobre rivalidade....

No dia 28 de setembro, um dia após a eliminação do Botafogo da Sul-Americana fiz um post comemorando a desgraça alheia. Fiz questão de deixar claro no texto, o motivo de tanta alegria, que responde pelo nome de Montenegro.
Tenho um enorme respeito pela instituição Botafogo, da mesma maneira que por todos os demais clubes do Brasil, cada um com sua história e glórias. Pelo Alvinegro, confesso ter até um carinho a mais, tendo nesse ano ido a alguns jogos do time na Copa do Brasil, onde torci pela conquista. O título não veio, mas o belo futebol continuou a ter o meu apoio.
Porém, quando o presidente do IBOPE, metido a dirigente, começou a falar asneiras do Vasco, isso mudou totalmente e comecei a torcer e vibrar com os insucessos do Alvinegro.
Não tenho o hábito de torcer ou comemorar a desgraça alheia. Os rivais me importam quando jogam contra o Vasco. É óbvio que não vou torcer por exemplo para que o Flamengo vença a Libertadores, mas também não vou comemorar uma possível eliminação.
O que fiz na ocasião da derrota do Botafogo para o River foi exclusivamente por causa das asneiras ditas pelo dirigente do Alvinegro. Falar do maior patrimônio de meu Clube, do lugar o qual tenho o hábito de frequentar mesmo em dias que não são de jogos foi de uma imbecilidade sem fim. Nosso "Fuscão 68" foi construído com o suor e dinheiro dos vascaínos, ao contrário do Engenhão, que foi construído com dinheiro público e simplesmente emprestado ao Botafogo, que para participar da Licitação (na qual foi o único candidato), fez uso de uma empresa com novo CNPJ, já que legalmente o Botafogo de Futebol e Regatas não poderia participar.
Da mesma forma, a eliminação do Fluminense da Libertadores será muito, mas muito comemorada. Não pela torcida, ou pelo Clube, mas sim pelas pessoas que lá estão hoje. Dr. Celso Barros, Dr. Horcades, Branco, Renato Gayúcho, Leandro Mercenário Amaral, Dodô...Para todos vocês, terei o imenso prazer de escrever sobre a eliminação da Libertadores.
Para vocês que orquestraram a política de aliciamento e vocês que se venderam para o time da empresa de Plano de Saúde. Vocês terão o castigo merecido.
Pra quem ache que é coisa de quem viu a saída de um de seus melhores jogadores, vejam o que disse o treinador Leão sobre o assédio do Tricolor sobre o goleiro Fábio Costa:
"Se o Fluminense está interessado em nossos jogadores, eles devem apresentar a proposta à diretoria, depois conversar com os atletas e não vice-versa. Eu também quero um monte de jogadores do Fluminense"
Está aí bem clara a política que o time das Laranjeiras usa, como escrevi aqui diversas vezes.
Feito esse esclarecimento, peço que quando eu escrever sobre a eliminação das Tricoletes, ninguém se espante, porque os motivos já estão bem claros aqui.
.
Esse ano vou tentar responder a todos os comentários, colocando o autor e em seguida a resposta. Espero que aprovem essa novidade:
Brahma - Bom saber que alguém tão viajado e conhecedor do futebol mundial aprecia nosso magnífico Estádio. Não à toa, foi eleito um dos 7 estádios mais importantes da História.
Klaus - Espero que quando o Peixe venha jogar aqui possa vir conhecer São Januário, com ou sem reforma.
André - Por não se tratar de construção e sim de reforma, creio que seja mais provável que o projeto saia do papel.
Wilson - Em 1950 São Janu foi um dos principais palcos da Copa aqui no Brasil. Em 2014, não deve ser utilizado, mas é bom que siga o caminho de vários outros Estádios. Abraço
Carlão - Sem dúvida que a permanência do charme é indispensável. Nesse ano conto mais uma vez com seus sempre excelentes comentários em meu Blog. Grande abraço.
Ranilson - Sobre o CT, já está em uso o espaço na Washington Luis, já gerando frutos, como Alex Teixeira e Phillipe Coutinho. Sobre a direçao de Eurico, sou grato por tudo que ele já fez ao Clube, mas com seu jeito brigão e mal-humorado só tem colecionado inimigos, prejudicando assim o Vasco.
Ranilson - Excelentes informações, amigo Ranilson. Confesso que de tudo que escreveu, sabia apenas sobre a Cruz da Ordem de Cristo. Sobre as cores preto e branca, não sei a razão da escolha, mas vou pesquisar. Grande Abraço.
Vinicius - Achei mesmo estranho o novo banco. Mas está bem melhor que o antigo. Não foi só pro Romário, já que no do time visitante também houve obras. Assim que estiver em São Januário vou olhar com bastante atenção para o mesmo.
Snoopy - Fuscão 68? rsrsrs...Não faça como o montenegro...
Joel - Realmente Joel, a fachada de São Januário é encantadora. Esse ano pude levar algumas pessoas ao Estádio que nunca tinham ido e todos tiraram muitas fotos na Entrada Social do Clube.
.
Sds vascaínas a todos!

11 comentários:

Anônimo disse...

Maravilha, hein?? Muito bom responder aos comentários de nossos nobres colegas!! Sobre rivalidade, infelizmente não tenho muita simpatia pelo Botafogo (1995) e lamento a posse de Eurico no Vasco. Alvinegros ou não, temos que nos ajudar!! Abração, meu amigo!!

Glorioso Alvinegro (www.gloriosoalvinegro.blogger.com.br)

snoopy em p/b disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gerson Sicca disse...

esse montenegro fala bobagem demais.tb peguei raiva do cara. mas o fogão é um time simpático. E o fluminense, não poderá ter minha simpatia, com aquela donzela de treinador.
ao contrário de ti, eu sou um secador inveterado. Qdo o grêmio se afunda eu comemoro muito. Comemorei a humilhação imposta pelo boca como um título colorado.
Abraço

Joel Rogerio disse...

Tiago, o Fluminense tem uma 'dívida de gratidão com o Vasco'. O próprio Roberto Horcades foi quem disse isso, e até para evitar maior contrangimento, a equipe fugiu do Rio e veio parar aqui no Espírito Santo para fazer a pré temporada.
Em 96 e 97 o FluminenC estava na segundona, em 98 foi rebaixado à TERCEIRA divisão. Vencedor da terceirona em 2000 foi CONVIDADO A VOLTAR À ELITE do futebol brasileiro (dá pra entender o porquê da dívida de gratidão?). Certos atletas como o "Leandro Cara de Pau" tem mais é que ir para equipes com as quais combinam o seu carácter e aguardar o seu inevitável ostracismo. O "Cara de Pau" nunca nos deu uma grande vitória. Lembra-se do jogo com O Paraná em 2006, quando valia uma vaga na Libertadores? O Cara soube perder um gol com a porteira aberta, no derradeiro minuto. Naquela partida decisiva contra o América do México, no ano passado, apesar de marcar naquele jogo, perdeu várias chances.
Não é dor de cotovelos não, mas o "Cara de Pau" tem mesmo é que jogar em equipes pequenas tipo FluminenC, Portuguesa...
Quanto ao Montenegro, acho que ele quer mesmo "IBOPE" em cima do Vasco!

snoopy em p/b disse...

diego,

posso, primeiramente, me dirigir ao klaus?
amigo santista, antes de atribuir o título de 95 ao márcio rezende de freitas, pense nos estrelinhas de seus jogadores que comemoraram uma derrota no maracanã, achando que seria fácil vencer o botafogo no pacaembu, tal qual foi com as tricoletes.
futebol se ganha é ali no campo.
o márcio rezende errou? sim.
agora o sidrack marinho (me lembro bem o nome dele) também errou no primeiro jogo, mas a favor do santos. vcs, talvez, não se lembrem porque toda a imprensa torcia para que o santos fosse o campeão.
já te disse isso no seu "glorioso alvinegro".

diegão,
entendo bem sua revolta com o montenegro.
se vc acompanha o snoopyempretoebranco, sabe que eu o odeio e que me enoja vê-lo atuando como um dirigente do botafogo.
mas, assim como vc achou bom ver o botafogo perder para o river, eu também me diverti muito com as duas derrotas vascaínas no carioca e com a eliminação da copa do brasil pelo gamão do povão.
o que a globo estava fazendo com nós, botafoguenses, era desprezível e repugnante.
ver o fábio calábria, árbitro de um dos jogos, dizer que estava torcendo para o romário fazer o gol mim naquele jogo e que tentaria levar a bola do jogo pra casa, é demais pra mim.

torço pelo futebol do rio, com exceção do nenCe, ou tricoletes, como preferir.
mas torço para que o futebol do rio eleve o nível do futebol apresentado e a organização de suas estruturas. não fico torcendo para ver os rivais serem campeões.

e digo mais: só um imbecil como o montenegro para dizer que são januário é um fuscão 68.

finalizando, com relação ao engenhão, é sim um estádio construído com o dinheiro público, para o pan.
o botafogo, vencedor da licitação, não tem culpa de ter sido o único candidato com capacidade para administrá-lo.
não se pode lamentar o mal emprego do dinheiro público como culpa do botafogo.
quanto à companhia botafogo, é bom que se registre que o vasco, o botafogo e nenhum outro clube do rio têm capacidade para participar de uma licitação como essa.
a companhia botafogo é uma realidade no futebol de hoje e pode ter certeza que todos os clubes seguirão esse caminho.

acho que acabei me alongando no comentário e peço desculpas por isso. mas, pela primeira vez, achei necessidade de fazer isso aqui por não concordar com alguns posicionamentos.

grande abraço a todos e, pra variar, saudações botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Caro Diego e amigos do "Sou Vascaino", eu como apaixonado que sou pelo Flamengo, venho dizer-lhes que acredito veemente que o proprietário desse blog irá ficar bastante feliz com a eliminação tricolor da libertadores, porém duvido que a eliminação do fla passará em branco não só para o Diego, mas para toda a nação vaascaina.

2º Também torço muito para o futebol do rio, por isso acho que devemos separar algumas coisas. Eu não gosto do Marcio Braga, do Kléber Leite, do Eurico Miranda, do Roberto Horcades, do (penetra no futebol) Celso Barros, do Rubens Lopes (presidente da FERJ), do Montenegro e a última decepção foi com Bebeto de Freitas e de outros dirigentes do futebol do rio, tambem achei total imbecilidade a forma que o fluminense conduziu a negociação com Leandro Amaral, também não concordei com o Montenegro em chamar São Januario de fuscão 68, embora acredito que se ele ligasse para o Eurico ou disesse isso pessoalmente para o presidente vascaino, aí sim seria certo, até porque a muito tempo que o belo estadio vascaino precisa de reforma. Apesar de tudo isso, não vou torcer contra o futebol carioca, posso torcer para que haja mudança nos poderes, mas jamais irei querer o insucesso dos rivais, por comportamentos de gente que não possui o mínimo de racionalidades nas atitudes como cartolas.

Euricos, Marcios, Bebetos, Montenegros, Robertos passam, mas a tradição do futebol do rio tem que ficar.

Abração ao Diego e a todos.

snoopy em p/b disse...

wh,

eu não incluiria nunca o bebeto em uma relação comparativa com nomes como eurico miranda, horcades, celso barros, montenegro etc.
e não vejo muito o que me queixar do márcio braga.

o que o bebeto tem feito com o botafogo, desde o inferno da segunda divisão, é de orgulhar a torcida alvinegra.

abraço!

Anônimo disse...

Perfeito!

Vinicius Grissi disse...

Bacana a novidade das respostas. E realmente o Fluminense já está passando dos limites nas contratações.


Ah, um detalhe: nos seus link está a comunidade FICA LEANDRO AMARAL. Acho que está na hora de tirar hein?!

Anônimo disse...

AÍ GALERA VAMOS AUMENTAR A POPULARIDADE DA JULIANA NO BB8. ELA JÁ FOI MUSA DO NOSSO VASCÃO!!!!!

Anônimo disse...

ESSE É O LINK PARA VOTAR NELA

http://babado.ig.com.br/bbb8/