sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Quando política e futebol se misturam...

O texto que posto hoje no Blog é de autoria do jornalista Marcelo Damato, do Lance, e foi originalmente postado em seu blog Além do Jogo. Segue abaixo:
.
Governo do Rio tira do Vasco e dá ao Flamengo

Blog Além do Jogo - Marcelo Damato

O título acima é uma provocação, mas não é tão exagerado quanto possa parecer.
O secretário de Esportes do Rio, Eduardo Paes, que há uns seis meses declarou que quem “manda no Maracanã” é ele, ameaçou não renovar o convênio com Flamengo e Fluminense para o uso do estádio, em razão da grande alta nos ingressos para o Estadual do Rio.
Segundo o secretário, o governo do Rio atualmente cobra desses clubes um aluguel camarada, abaixo do valor costumeiro, que não cobre todos os custos do Maracanã.
Ou seja os contribuintes do Estado do Rio torcedores de todos os clubes subsidiam o futebol de Flamengo e Fluminense. Mesmo contra a vontade. E por ordem de um governador vascaíno, Sérgio Cabral Filho.
O Botafogo também se beneficia de ter a gestão do Engenhão pagando um aluguel irrisório à Prefeitura do Rio. Se souber usar, pode transformar o estádio numa mina de ouro. Quem banca esse subsídio são os cidadãos cariocas (de todos os times) e também do Brasil todo, pois o estádio foi feito com muito dinheiro da União, para o Pan.
No Rio, o único clube que não tem uma “mãozinha” assim é o Vasco.
.
Há muito esse assunto me irrita. Não como vascaíno, mas como cidadão e assim seria se o beneficiado fosse o Vasco. Outro dia passando em frente o Engenhão, vi a segurança ser feita pela Guarda Municipal. Não se tratava de dia de jogo ou evento, apenas vigilância rotineira.
Manter um estádio implica em inúmeras despesas. Luz, água, segurança...No Maracanã, esses custeios são de responsabilidade do Governo Estadual. Os clubes pagam um aluguel pelo uso e no caso da dupla Fla-Flu, esse valor foi reduzido para um valor muito baixo. Sendo assim, esses clubes 'economizam' e investem em estrutura, jogadores e etc.
Está claro, portanto, que uma parte do dinheiro de nossos impostos está sendo usado para beneficiar clubes de futebol, ao invés de investimentos em saúde, educação e etc.
Isso está correto? Com a palavra o leitor do Blog...
.
Respondendo aos comentários:
1 e 2 - Aline - Só a sequência dos jogos poderá comprovar o quanto esse time é melhor ou pior que o de 2007. Analisando peça por peça achei melhor e espero ter razão. Pedido atendido, enquete no ar. Sds vascaínas!
3 - Vinicius - A zaga realmente é fraca, mas é a mesma de 2007. Esse é sem dúvida o setor mais carente da equipe. Quanto ao Leandro, tudo que fizerem com ele será pouco tamanha a traição e falta de caráter.
4 - Rafael - O Villanueva não está regularizado, mas de todo modo ele vai ser banco nesse início de temporada. Abraços.
5 - Wilson - Concordo que esse time não é à altura da grandeza do Vasco. Como você deve ter percebido, não disse que era bom, apenas melhor que 2007, o que não é grandes coisas mesmo. A montagem do Leandro não é de minha autoria e só postei por ter achado engraçada, mas você tem razão, é um desrespeito com a moeda. Abraços.
.
Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

Unknown disse...

Votei em "Campeão" na enquete porque tento ser otimista...
Vascão campeão do Carioca! Hêhêhê!
Quanto aos outros "grandes" do Rio e seus benefícios só digo uma coisa: que vergonha! E como sempre o Vasco prejudicado... Mas sempre foi e sempre será assim: o nosso time nadando contra a correnteza, sem ninguém pra ajudar, pelo contrário! No entanto temos anos e anos de glória e a história mas bonita dentre todos os clubes do Brasil, quem sabe até do mundo! Ou seja, o Vasco é maior que isso tudo!
Quero saber uma coisa: faz algum tempo eu ouvi falar que fla e flu estava "disputando" o Maraca. Isso é verdade? Porque se for é um absurdo!!! O Maracanã é do Rio, é do Brasil! Não pode ser administrado por times como esses!
Aff...
Saudações Cruzmaltinas!

Anônimo disse...

Opa!! 'Cariocão' começou e o Leandro Amaral, aquele exemplo de profissional, já atuou!! Estava me lembrando no próprio Fluminense e com o mesmo Renato Gaúcho: Ramón, Roger, Edmundo e Romário!! Muita calma que o Vascão 'correrá por fora' e espero que as 'aventuras' em Dubai não prejudique. Abração, Louzada!! Desculpe pelo sumiço!!

Anônimo disse...

Com todo respeito ao Vasco, mas com esse time não chega nem na final da Taça Guanabara, nem Taça Rio, nem Copa do Brasil e ainda corre sério risco de ser rebaixado...

snoopy em p/b disse...

olá, louzada!
uma coisa é uma coisa. outra coisa é outra coisa.

vc já viu o que está sendo feito dos outros espaços que foram construídos para o pan 2007? abandonados!!!

de quem é a culpa disso?

o engenhão passou por um PROCESSO DE LICITAÇÃO, para que alguma entidade o utilizasse pelo período de 20 anos, com regras pré-estabelecidas.
houve apenas um candidato, que, por sua vez, CUMPRIU TODAS AS REGRAS DO EDITAL DE LICITAÇÃO.

não há segurança pública em são januário??? claro que há.
então é normal que se veja segurança pública no engenhão também.

não se vê, com a exatidão que você se referiu no seu texto, o botafogo ser beneficiado pelo poder público. pelo contrário.

enfim, sempre em defesa do botafogo, com realismo e serenidade.

saudações botafoguenses!!!

Unknown disse...

Ai, ai...
Às vezes eu me irrito com o Vasco... Ontem tinha tudo pra golear, e perde bizonhamente! Mas gostei de ver o time no primeiro tempo: vontade, garra, organização! Ainda nos falta um atacante de ofício, porque se o Alan Kardec continuar apagado como ontem não sei não, hein... Gostei das atuações de Alex, Wágner e Beto (o último realmente me surpreendeu). Acho que Tiago podia ter feito melhor, mas tenho que dar um desconto, porque no segundo gol do Madureira ele não teve culpa. Jonílson marcou muito bem Muriqui, porém parece que cansou no segundo tempo... A zaga ainda é nosso ponto fraco: Nas duas descidas realmente perigosas o Madura marcou.
Entretanto foram as substituições que me deixaram perplexa. O time ficou completamente desmontado!
Enfim, amei o primeiro tempo, odiei o segundo!
Saudações Cruzmaltinas! O sentimento não pode parar!

Vinicius Grissi disse...

No aguardo do post sobre a estréia do time no Carioca. Como eu já venho te alertando: é preciso abrir o olho com esse time!