segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Da pior forma possível

Essa é a melhor definição para a maneira que o Vasco perdeu ontem. Antes tivesse sido por goleada com o time jogando mal. Talvez isso mexesse positivamente com o time, ao contrário do que pode acontecer agora. Durante o jogo de juniores comentei com alguns amigos que achava que o Vasco venceria jogando mal. Aconteceu exatamente o contrário, com o time perdendo jogando bem. Fosse esse um time maduro e sólido, isso não seria um problema, mas se tratando de um time jovem e em formação, a derrota gera uma pressão imensa, fruto dos anos sem título e de péssima administração da diretoria.
Empurrado pela torcida, o Vasco partiu com tudo para cima do Madureira. As chances se multiplicavam e o gol parecia questão de tempo. Os gols eram perdidos de toda forma, ora com o goleiro defendendo, ora passando perto ou indo na trave. Houve um pênalti claro sobre Wagner Diniz, ignorado pela arbitragem. Sobre isso falo mais tarde.
No intervalo, o clima em São Januário era de total confiança, tamanha a superioridade do Vasco na partida.
O time voltou com tudo e dominou o adversário. Em um contra ataque, após duas defesas de Tiago, Muriqui marcou. O gol não esfriou a torcida, que animada com a boa atuação, continuou empurrando o time rumo à virada. Com o passar do tempo a torcida foi perdendo a paciência e passou a hostilizar a diretoria e o treinador Romário. O gol veio somente aos 35, com Abuda, após boa jogada de Alex Teixeira.
A esperança do empate se reacendeu, mas logo depois, aos 38, Muriqui entrou pela esquerda da defesa e fuzilou Tiago. Depois disso, o time até tentou alguma coisa, mas não passou de uma bola na trave de Xavier.
Com isso, o time começa o campeonato com derrota, coisa que há muito não acontecia. Se tratando de um time tão jovem, a responsabilidade para o jogo de quarta-feira contra o Americano é muito grande e um resultado que não seja a vitória pode colocar a equipe em situação delicada.
Vi os jogos dos quatro grandes nessa primeira rodada. Nenhum foi superior ao Vasco na qualidade do futebol apresentado. Porém por se tratarem de equipes mais experientes, souberam trabalhar o jogo de forma mais correta e chegaram aos gols nos momentos certos. Por isso venceram.
Como é de praxe, sei que vascaínos e não-vascaínos falarão muitas coisas a respeito da partida, já que futebol é resultado, mas peço que analisem os lances do jogo de ontem antes de tirar conclusões precipitadas.
.
Sobre a arbitragem poderia aqui ficar tecendo mil críticas, mas soariam como lamento de torcedor derrotado. Sendo assim, apenas informo quo cidadão que soprou o apito ontem foi suspenso por 3 jogos para uma reciclagem.
Pelo visto, não fui só eu que vi sua má intenção na partida...
.
Hoje à tarde o ídolo Edmundo deve ser anunciado como novo reforço do Clube. Melhor notícia não poderíamos receber, nem tanto pela qualidade do futebol, mas pela tamanha identificação do jogador com a torcida. Ontem em todos os momentos do jogo se ouviu no estádio o grito de "Ah, é Edmundo!"... Bem vindo de volta a sua casa, Animal!
.
Respondendo aos comentários:
Aline - Otimismo é sempre bom. Ventilou-se essa possibilidade, de que fosse feita uma licitação no Maraca nos moldes do Engenhão, para que o mesmo fosse administrado por um clube, possivelmente o Fla. Porém com a possibilidade da CBF entrar nessa briga, criou a hipótese de um acordo entre os 3. Fora isso não tive mais notícias. Sds Cruzmaltinas!
Mundo Futbolero - Já está adicionado à lista. Abraços!
Klaus - Não boto muita fé nas Tricoletes e seu time 'estrelado'. Ontem ficou visível o cansaço do time, o que pode ser fruto da Temporada em Dubai. Abraços!
Ruben Fontes - O tempo mostrará se você estará correto em suas previsões...
Snoopy - As colocações não foram minhas e sim do Marcelo Damato. Apenas teci comentários a respeito. Sobre a segurança, a Policia Militar faz a segurança em dias de jogos e da área em torno de São Januário. O que me indignou no caso do Engenhão foi que estava sendo feita uma Segurança Patrimonial, da mesma forma que ocorre em outros locais sob administração da Prefeitura do Rio. Como a administração do Estádio é do Clube, esse tipo de Segurança deveria ser feita por pessoas ligadas ao Clube, como é feito em General Severiano, onde já tive o prazer de frequentar. Um grande abraço e sempre a favor do bom debate, o qual você sempre proporciona.
Aline - Excelentes colocações e ótima análise do jogo. Quando não puder comentar aqui no Blog, vou te chamar pra me substituir...rsrs...Sds vascaínas e o Sentimento não pára jamais...
Vinicius - Ai está a análise do jogo e eu fui de olhos bem abertos e o time jogou melhor que eu esperava, porém o resultado não foi o desejado.
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Imagino que era pro Vasco ter goleado, mas se isso acontecesse, achariam que estava tudo bem...

Vamos ver se o Edmundo acrescenta experiencia pro time, que tá precisando.

Vlw Louzada................

Vinicius Grissi disse...

É importante lembrar que o adversário foi o Madureira. Este início é tenebroso tendo em vista o que vem pela frente na Copa do Brasil e Brasileiro. Esta é minha preocupação com o Vasco. Realmente o time teve tudo para ganhar, mas isto era o mínimo, obrigação.

Unknown disse...

Vlw, Diego! Só esqueci de dizer q o senhor arbitro é um fanfarrão!!! O Vasco merecia muito mais a vitória do que bota, flu ou fla. Mas futebol é assim... Espero que o time não deixe a peteca cair, porque jogou realmente muito bem, como há muito eu não o via jogar!
Agora, cá entre nós, aquele Renan (goleiro do Madureira) tava cagado! Ou ele é um ótimo goleiro ou tava com uma sorte FDP!!! O.o
Enfim, que tenhamos mais sorte amanhã (e um árbitro que saiba apitar, também!) Eu acredito até o fim!
Saudações Cruzmaltinas!!!

Anônimo disse...

O time estreou mal, mas não é motivo para desespero.

Em São Paulo, o Santos estreou mal e evoluiu bastante contra o Palmeiras. E Acho que o Vasco tem mais time que o Santos.

Mas, a equipe precisa melhorar rápido, antes que a pressão da torcida atrapalhe os jogadores.

Abraços..

http://comabolacheia.zip.net