terça-feira, 15 de maio de 2012

São Januário vai tremer!

Valendo vaga na semifinal da Libertadores, o Vasco recebe o Corinthians nesta quarta-feira, às 22 horas em São Januário. Na primeira de duas partidas que devem entrar na história, o Gigante da Colina busca assegurar vantagem para o duelo de semana que vem, no Pacaembu. Será o confronto dos dois primeiros colocados do último Campeonato Brasileiro e fortes candidatos ao título continental.

Após a árdua perseguição durante todo o segundo turno do Brasileirão, quis o destino que nossos caminhos voltassem a se encontrar. Se dessa vez não há uma taça em disputa, vale o direito de seguir sonhando com a maior conquista das Américas. No caso corinthiano, o fim de um trauma que parece eterno, de nunca conseguir conquistar o título que seus rivais já levaram algumas vezes.

Já a torcida vascaína quer reviver o histórico 1998, quando também vencemos um time brasileiro nas quartas-de-final. A vítima na época foi o Grêmio. De quebra, devolver ao time paulista a tristeza causada pela perda do título mundial em pleno Maracanã, em 2000.

Com os ingressos esgotados, todo apoio será importante. O Timão se preparou muito e parece mais forte do que nunca em busca do sonho. Taticamente, não vejo equipe mais sólida do que os comandados de Tite. Defendem e atacam em bloco, tendo sofrido apenas dois gols em 8 jogos.

Sem um centroavante fixo, Alex e Danilo tendem a flutuar no espaço entre os volantes e os zagueiros, o que deve ser observado com atenção. No 2x2 do ano passado, sofremos dois gols após bolas perdidas no meio-campo, erro que não podemos repetir. Atenção também a Paulinho, elemento surpresa que marca muitos gols.

Cristóvão Borges, como de praxe, não divulgou a escalação. Nos treinos, manteve Nilton ao lado de Rômulo, com apenas um entre Felipe e Juninho no time titular. Manter um dos ídolos no banco gerará polêmica com a torcida, mas seria suicídio usá-los juntos. Com a velocidade e intensidade do meio adversário, seríamos esmagados, sem ver a cor da bola.

Como o gol fora de casa é critério de desempate, o mais importante é não ver vazada a meta defendida por Fernando Prass. Em 2009, na semifinal da Copa do Brasil, empatamos no Rio em 1x1 e em São Paulo por 0x0, perdendo a vaga na decisão por tal critério.

Se tratando de Vasco, é difícil pedir isso, mas a torcida precisa ser inteligente e jogar junto, mesmo que o gol demore a sair. Vitória por 1x0 é motivo de muita festa, visto que, ao mesmo tempo que sofre poucos gols, o Timão também não os marca em demasia.

Se você foi um dos felizardos que garantiu ingresso na Colina, chegue cedo, se acomode e se prepare para uma guerra, dentro de campo. Nada de violência contra os torcedores do adversário que irão ao estádio. Eu, você e todo vascaíno queremos ver o Corinthians esmagado, mas com bolas na rede e uma linda festa em São Januário.
Ganhando ou perdendo, no dia seguinte nossas vidas seguem normalmente, no Rio, em São Paulo e em todo o país.

Isso é esporte e esporte é vida, nunca morte.

Força Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

  1. Hey, criei um blog sobre o vasco, que ainda esta no começo. Queria saber se vc aceita fazer parceria por feed:

    http://portal-crvg.blogspot.com.br/

    Ele ainda passa por algumas modificações, mas já estará pronto. Conte com sua ajuda (Y)

    ResponderExcluir

/+/ A Cruz de Malta, meu coração /+/

Esse Blog é feito com todo o carinho e respeito para tratar de todo tipo de assunto ligado ao nosso amado C.R. Vasco da Gama.
Torcedores de outros times serão bem vindos, desde que comentem com respeito da mesma forma que querem ser respeitados.
Deixe aqui sua opinião.
Os comentários ofensivos ou com termos pejorativos serão deletados.
Comente, valorize o trabalho do blogueiro.

Muito obrigado.