terça-feira, 6 de novembro de 2007

A verdade sobre Dr. Eurico

Seguindo a linha de pensamento do texto de ontem, hoje sou obrigado a reproduzir algo que li há um tempo atrás. O texto abaixo foi extraído do livro “Como o futebol explica o mundo”, do jornalista americano Franklin Foer. Na obra, o jornalista fala sobre diversas questões do futebol que são retrato do comportamento social humano.
Há capítulo sobre os hooligans, sobre a questão judaica e o racismo, entre outros. No capítulo 5 do livro, denominado “A sobrevivência dos cartolas”, o autor cita o presidente do Vasco, Eurico Miranda como exemplo de dirigente corrupto.
Como sei que a maioria dos leitores, não teve a oportunidade de ler este livro ou ter acesso a tais informações, me obriguei a levar estes fatos ao conhecimento de todos.
Devido ao enorme tamanho do texto, colocarei apenas as partes que julguei pertinentes. Caso alguém duvide da veracidade do texto, pode procurar o livro e lá estará tudo que escrevi e mais um pouco.

“Quando Eurico Miranda entrou para a diretoria do Vasco, em 1975, aos trinta e poucos anos, era um homem de recursos limitados. Filho de um padeiro português, tinha trabalhado como vendedor numa concessionária carioca da Wolkswagen. Mas, com seu carisma e habilidade política, não demorou a subir na hierarquia do Vasco. Isso mudou sua vida. Comprou casas à beira-mar, além de um iate. Não se trata de uma história de riqueza obtida com os próprios esforços. Atualmente, a imprensa brasileira e uma investigação promovida pelo Congresso têm documentado os delitos de Eurico Miranda. Em 1998, o Vasco recebeu 34 milhões de dólares em dinheiro do NationsBank (atual Bank of América), ávido por estabelecer o seu nome no grande mercado brasileiro por meio do patrocínio de uma marca esportiva popular. Quando o banco assinou o contrato, anunciou que o dinheiro seria suficiente para sustentar o clube por 100 anos. Dentro de dois anos, porém, essa quantia havia praticamente desaparecido. Cerca de 124 mil dólares tinham sido usados na compra de camisetas e material de propaganda para a última campanha eleitoral de Eurico Miranda. Doze milhões de dólares foram parar em contas de uma empresa das Bahamas chamada Liberal Banking Corporation Limited. A companhia era mesmo muito liberal, como se viu depois. Qualquer representante legal do Vasco podia sacar o dinheiro. Segundo um relatório publicado pelo Senado Brasileiro, o dinheiro retirado foi usado em pagamentos da concessionária de automóveis, de investimentos empresariais, do cartão de crédito, do irmão e do provedor de Internet de Eurico Miranda. “Está claro”, concluiu o relatório, “que o sr. Eurico Miranda tem desviado para suas contas dinheiro pertencente ao Vasco.” Ele não tivera cuidado em disfarçar sua trilha. Não precisava. Como detinha uma cadeira no Congresso, a imunidade parlamentar impedia que o processassem. Como o apoio dos muitos torcedores do Vasco, parecia que ele iria ficar impune para sempre.
Tendo ele, contudo, esbanjado o investimento do Bank of América, o Vasco mergulhou em dívidas e na mediocridade. Em 1998, o time ganhara a Copa Libertadores da América. Três anos depois, o clube devia ao seu astro Romário 6,6 milhões de dólares em salários atrasados. Pior que isso: para manter a equipe em campo, o próprio Romário teve de tirar dinheiro do bolso para cobrir as remunerações de seus colegas de time(...)”
.

O texto é enorme, mas considero essa pequena parte suficiente para que todos possam saber quem é o nosso presidente. Tínhamos tudo para hoje ser o maior clube do país. Tínhamos uma Libertadores recém conquistada e tínhamos dinheiro. Se fôssemos administrados por uma pessoa séria, teríamos mais alguns Brasileiros, outras Libertadores e muitos Estaduais. Mas com esse presidente....
Vale lembrar que esse livro não é vendido apenas no Brasil, mas sim no mundo todo. Que imagem o mundo tem do Vasco? Um clube administrado por um ladrão, um clube falido, um exemplo do que há de pior no planeta.

Quem vai querer patrocinar o Vasco? Absolutamente ninguém. Sinceramente não acho que Dinamite seja um nome excelente para comandar o Vasco, porém só uma mudança drástica no comando poderia trazer esperanças de um futuro à altura do nosso passado. Com Dinamite, a atenção da mídia se atrairia positivamente para o Vasco, trazendo novas fontes de receita e possibilitando a chegada de bons jogadores.

.

Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

  1. Realmente o presidente faz muito mal ao Vasco. Pena que a torcida demorou tanto para perceber o que o país inteiro sempre soube.

    Pobre Vasco, que vai ter que pagar o pato agora.

    ResponderExcluir
  2. esse assunto é de anos....
    eurico assalta o vasco desde q ele iniciou no clube....
    mas fazer o q?!?!?!
    ele tem seu reinado vitalício.....
    acho dificil ele sair do Vasco numa eleiçao...
    ele soh sai de lá num "golpe de estado", ou uma revoluçao....

    ResponderExcluir
  3. Impressionante e contundente essas denúncias, pena que aconteceram no Brasil, o país das pizzas....

    Sinto muito pela Nação Vascaína.

    SITE/BLOG
    www.SOUCRUZEIRENSE.9f.com
    www.SOUCRUZEIRENSE.blogspot.com
    ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

    ResponderExcluir
  4. E o interesse do banco em investir U$ 34 milhoes, foi somente para fazer lavagem de dinheiro ?

    ResponderExcluir
  5. História infundada...nunca vi tanta bobagem...

    ResponderExcluir

/+/ A Cruz de Malta, meu coração /+/

Esse Blog é feito com todo o carinho e respeito para tratar de todo tipo de assunto ligado ao nosso amado C.R. Vasco da Gama.
Torcedores de outros times serão bem vindos, desde que comentem com respeito da mesma forma que querem ser respeitados.
Deixe aqui sua opinião.
Os comentários ofensivos ou com termos pejorativos serão deletados.
Comente, valorize o trabalho do blogueiro.

Muito obrigado.