quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Não fará falta

Nesta terça-feira foi anunciada no Site oficial do Vasco a dispensa dos goleiros Rafael e Anderson, por terem cometido atos de indisciplina. Os jogadores teriam deixado o hotel da delegação e só retornado de madrugada. O circuito interno de TV flagrou a movimentação. Ontem mesmo ambos já foram mandados de volta para o Rio de Janeiro e devem ter seus contratos rescindidos. Para a estréia no Estadual o titular será Tiago. Fernando, do União Leiria, foi contratado e será apresentado ainda esta semana.
Alberto Rafael da Silva, 25 anos, chegou ao Vasco em maio do ano passado, oriundo do Itumbiara, onde era reserva do veterano Sérgio. Indicado por PC Gusmão, o goleiro com passagens pela Matonense e Inter de Limeira, passou a maior parte da temporada como terceiro goleiro, tendo a primeira chance na derrota por 2x0 para o Palmeiras, por ocasião da suspensão de Tiago e Roberto. Voltou a jogar no empate contra o Sport em Recife e permaneceu como titular até o fim do Brasileiro. Terminou a temporada em alta, mas por ainda gerar desconfiança, a diretoria procurava um outro atleta para a posição. O destino do jogador deve ser o fluminense.
A comissão técnica não confirma a informação de que mulheres teriam ido ao quarto dos goleiros. No entanto, frisa que na quinta-feira eles já haviam feito 'besteira' e essa foi a gota d'água. Os funcionários do hotel Quality, em Vila Velha, garantem que as câmeras flagraram ambos com mulheres tanto dentro quanto fora do hotel. Eles teriam chegado ao Quality às 7 horas da manhã. Ao serem levados de van para a capital Vitória, Rafael teria se revoltado pela passagem ser de ônibus e comprado do próprio bolso um bilhete de avião. O goleiro chegou a dizer: “Não fico um dia desempregado”, confirmando assim os rumores de que estaria a caminho das Laranjeiras.
Dentro de campo, o Vasco não perde. Rafael é um goleiro comum, com qualidades e defeitos. Tem como virtudes a saída em bolas aéreas e a reposição de bola. Entretanto, apresenta muitas dificuldades nas bolas rasteiras, o que fazia com que o time levasse gols bobos. Pode ser facilmente substituído, de preferência por alguém que tenha compromisso com o grupo e seja homem, não um moleque. A diretoria e a comissão técnica acertaram em cheio ao dispensar os dois jogadores. Mais do que nunca precisamos de jogadores comprometidos com o Clube. Que o fato sirva de exemplo para todo o grupo.
O desligamento encerra um caso que retrata bem o deslumbramento que recai sobre alguns jogadores de futebol. Segundo o próprio Rafael, ele tinha desistido da carreira para ser ajudante de pedreiro. Atuando por clubes de pequeno porte, teve a grande chance ao assinar com o Vasco. Enxergando em si um talento maior do que o real, pediu um aumento absurdo de 900%, obviamente negado pela diretoria. Pior! Abandonou o que um homem tem de mais importante: seu caráter.
Lembro-me bem de uma reportagem ano passado, onde Rafael se dizia evangélico e empunhava uma bíblia. Além disso, o rapaz é casado e pai de um filho de um ano, o que demonstra que sua esposa já estava ao seu lado na época das vacas magras, não sendo assim uma maria-chuteira. Será que a 'fama' e o dinheiro viraram a cabeça do jogador e os bons valores foram espalmados para escanteio?
Bem ou mal ele agora ficará encostado na reserva do Fluminense e ganhará seus tostões. Sua carreira estárá garantida. E a do garoto Anderson? Reserva dos juniores e quarta opção do elenco, quanto demorará para que ele tenha uma nova chance em um grande Clube? Se é que ela aparecerá um dia. Pois é, amigos, já dizia o ditado: quem anda com os porcos , farelo come. Boa sorte ao jovem e que ele guarde essa lição para o resto de sua vida.
.
Com a saída de dois goleiros, o grupo ficou carente nessa posição. Antes mesmo da dispensa, a diretoria já havia acertado a contratação do goleiro Fernando Prass, de 30 anos, que estava no União Leiria de Portugal. Revelado no Grêmio, o novo arqueiro vascaíno teve seu melhor momento no país pelo Coritiba, onde foi bicampeão paranaense (03/04) e de onde saiu para o futebol português.
No Leiria, era considerado o principal jogador do elenco e foi escolhido um dos dez melhores jogadores do Campeonato Português (2006/07). Além disso, foi o goleiro menos vazado do Paranaense por três anos 2002/03/04. Experiente, deve ser o escolhido para vestir a camisa 1, ainda vaga na numeração fixa.
Quem também chega é o atacante Edgar. Atualmente no Estrela Vermelha (Sérvia). Com passagem pela Seleção sub-20, o atleta revelado pelo Joinville teve passagens pelo São Paulo, Porto e Acadêmica-POR. Com 1,90m vem pra brigar com Alan Kardec, Élton e Faioli pelo posto de atacante de referência. Ele fez exames médicos nesta quarta e será apresentado juntamente com todo o elenco na sexta-feira, em um grande evento para a torcida.
* Com dificuldades para conseguir a documentação vinda da Europa, o Vasco pode ficar sem seu principal reforço, Carlos Alberto, para a estréia do Estadual. O meia Fernandinho também não foi regularizado. Assim, os dois podem ser substituídos por Alex Teixeira e Faioli (ou Nilton).
Com 66 atletas com contratos em vigor, fora os ainda por registrar, o Vasco certamente deve estar emprestando alguns nos próximos dias. Edu, Rafael Nascimento e Bruno Gallo lideram a lista.
.
Respondendo aos comentários:
Arthur - Confio em você que o Fernandinho seja bom jogador. Fernandão é mal, pega um pega geral.
Danilo - Vontade de voltar não está faltando e confio que esse time irá melhorar bastante ainda. Abração!
Maldita FC - O meio parece ser o setor que menos preocupa. Dos atacantes que chegaram não tem nenhum que seja certeza de sucesso. Os três que você citou cairiam bem, mas considero difícil que o Clube invista neles. Tenho esperança nesse goleiro Fernando. Abraço!
Snoopy - O 'amante da Cruz de Malta' foi um jeito de personalizar um pouco mais o Blog. Hehe. Independente de erros ou acertos políticos, a torcida tem que fazer a parte dela nas arquibancadas sempre. A minha certamente vou fazer. Esse Pimpão vai ter que jogar muita bola ou então vai virar piada. rs. Abraço e sds!
.
Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

Jogo Aberto disse...

querem fazer besteira!

Kampelo disse...

È kra... se o Dourival quiser, pode montar um time de "Fernandos",rss.

Wilson Oliveira disse...

Cara, o que se pode dizer, é que sai goleiro, entra goleiro, vai pra reserva, vira titular... Enfim... E até agora o Vasco não tem um camisa 1 certo.

E eu ate estava achando que esse Rafael teria futuro no Vasco...

Atenção blogueiros de elite, adicionem no seu msn group38099@groupsim.com
É o chat de msn criado só para blogueiros, para que a gente possa promover nossas mesas redondas virtuais.


Abs!

Impasse Livre disse...

Cara, o rafael como vc bem disse é um goleiro comum, como outro qualquer. entrou na equipe, ficou em boa fase e não saiu, foram poucos e bons jogos, mas nada de anormal...e qd entrar em fase negativa...aumentos absurdos não condizem com essa diretoria e sua austera política financeira. Que ele vá para o Flu e lá fique no banco e tome um monte de frangos qd entrar contra o vasco, mas que antes, para aprender... fique seis meses na geladeira...Com o vasco não se brinca meu xará, se respeita!

Fernando disse...

Cara, como vc ja tinha dito no post daquele outro mané que foi dispensado sem mesmo ser apresentado, tem gente que não dá valor, tenho certeza que tem neguinho ai que dava um rim pra poder jogar no Vasco e tem gente jogando a sorte pela porta a fora, tomara que o rafael vá mesmo para o flormineC e seja reserva do FH.
Abraços e até

Kampelo disse...

Por falar em Fernandos, eu ainda não sei o q o fernandinho ta fazendo no time titular do Vasco, naum sei se estou sendo correto em afirmar isso, mas eu naum vejo nada d + nele não, pelo q vc tem conhecido e visto do fernadinho, por favor poderia falar sua opnião, quanto a titulariadade dele?