terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Um jogo que retratou toda uma campanha e perspectivas para 2009

Ossos do ofício obrigam a escrever sobre o jogo de domingo passado contra o Vitória. O resultado, nada mudaria na situação final do Vasco no Brasileirão, o que fará da análise apenas um resumo do que normalmente é feito após os jogos.
Precisando do resultado, Renato Gaúcho optou pela volta do 4-4-2, com Edmundo e Leandro Amaral no ataque. A tática se mostrou errada desde o início, com os velozes meias ofensivos do Vitória deitando e rolando sobre a nossa defesa. Tínhamos praticamente quatro atacantes e Mateus e Wagner Diniz subiam, deixando assim a defesa muito vulnerável. Tocando a bola com facilidade, o time baiano fez 1x0 no primeiro tempo e poderia ter feito muito mais se caprichasse nas finalizações.
Atrás no placar, o Vasco foi um retrato do resto do Brasileiro. Um time afobado, buscando atacar de forma totalmente desordenada e deixando espaços na defesa. O Vitória fez o segundo e apesar de ter menos posse de bola, ofereceu muito mais perigo ao gol de Rafael.
Ainda no intervalo, a tradicional confusão política, com alguns gritando Eurico e a maioria exaltando Dinamite. Essa briga, que foi a principal causa de nossa queda, serviu apenas para criar princípios de discussão e reações covardes dos vermes fardados, que bateram em crianças, mulheres e qualquer um que aparecesse.
No fim, os 90 minutos de jogo apenas serviram como um resumo do que vimos na competição. Um time com lampejos de qualidade, mas totalmente nervoso e sem confiança, sucumbindo a um adversário inferior dentro de nossa casa. A torcida, em meio ao nervosismo e desespero, não sabia a quem culpar. Eurico? Roberto? Treinadores e jogadores? Todos tiveram sua parcela de culpa e o fim de uma sucessão de erros apenas poderia culminar no abismo.
Em breve, farei uma retrospectiva do triste 2008 do Vasco, onde será possível entender melhor os motivos que levaram nosso Clube ao inédito rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
.
Com a saída de Renato Gaúcho, as especulações em torno do novo treinador do Vasco já começaram. Abel Braga, Leão, Cuca, Estevam Soares e PC Gusmão foram especulados, mas o nome que aparece com mais força é o de Dorival Júnior, que fez excelente campanha com o Coritiba neste ano. O jovem treinador, em poucos anos de carreira, já tem grandes trabalhos com o Coxa, o Cruzeiro e o São Caetano. Como todo trabalho de reconstrução passa pela escolha de um treinador competente, creio que a diretoria pode estar dando um bom passo para um 2009 mais feliz.
Bola fora foi o vacilo na saída de Madson. Nosso mini-craque, maior destaque de 2008, acertou com o Santos e afirmou não ter sido procurado para a renovação. Jonílson deve seguir o mesmo caminho, bem como Wagner Diniz, que há meses já tinha acertado com o São Paulo. Com a aposentadoria de Edmundo, estamos perdendo nossos poucos destaques e a direção terá que correr pra reforçar o time há tempo de começarmos o Estadual com uma base definida. Não podemos deixar pra montar um time durante a competição, pois precisamos estar com força total no Carioca e Copa do Brasil para começarmos a Série B em ritmo igual ou melhor que os adversários.
Por incrível que pareça quem pode ficar é Leandro Amaral. O atacante será procurado para a renovação e é tratado como uma das prioridades da diretoria. Com mais de 30 anos e já desgastado com a torcida, parece ser um erro insistir em Leandro, que vive mais no departamento médico que nos gramados. Seria melhor ter feito um esforço por Madson, pois no ataque, o bom Pinilla pode dar conta do recado.
Sobre reforços, nenhuma especulação, apenas a promessa de um time mais forte que este de 2008. Muitos devem sair e muitos precisarão ser contratados. Para começar bem, a diretoria poderia procurar o argentino Conca. Como agora parece que vai ter dinheiro no caixa, poderíamos usar parte para comprar o passe do gringo, que já mostrou que brilha com a camisa da Cruz de Malta. O Fluminense anda enrolando o River e se chegarmos com uma proposta pros argentinos levamos o meia, que nunca escondeu seu carinho pelo Vasco. Seria a certeza de que teríamos um jogador acima da média e melhor que todos da Série B.
.
Respondendo aos comentários:
Saopaulina - O Vasco é grande e com certeza vai se reerguer. Valeu pela força!
Almirante - Amor sempre, maior que tudo, não importa a divisão. Ano que vem estamos juntos, pra levar o Vasco ao seu devido lugar. Abraço!
Ricardo - Amigo, valeu pela força e estou certo que 2009 será um ano glorioso para o Vasco. Vamos voltar para onde nunca deveríamos ter saído por obra de pessoas que não mereciam estar ligadas ao Vasco. Abraço!
Sobre o FC - Vida nova e esperamos que mais feliz. Obrigado pela força!
Fábio - Superaremos e voltaremos ainda mais fortes. Obrigado pelo apoio, amigo.
Munigalo - Quando a série B começar, veremos a luta que será e estaremos juntos com o time. Madson foi uma grande perda, mas torço para que haja reposição à altura. Abraço!
malditaFC - Leandro, torço para que o Roberto escolha as pessoas corretas para estarem ao seu lado nessa nova caminhada. Nada de Neca, Coelho e etc. Que o dinheiro seja bem utilizado e sirva para nos trazer alegrias. Sds!
Ricky - O SPFC arrancou na reta final e venceu. Acho que um dia todos vão ter caído, mas quando chega a nossa vez dói muito. Valeu pelo apoio. Abraço!
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

Fernando disse...

Vamos lá.
Faz tempo que não comento!

Infelizmente sou um pouco supersticioso, do tipo que se o time ganha uma eu estando ou fazendo algo vou continuar sempre, fiquei sem comentar e o Vasco ganhou (???) algumas, mas infelizmente acho que essa superstição não ajudou muito....
O time do Vasco Domingo, retratou muito bem como vc disse o time no campeonato inteiro de 2008, não so o brasileiro mas o carioca também se pensarmos que o Vasco de time grande só ganhou eu acho que duas (Inter e Palmeiras), o time tomou um sacode do ipatinga, pelo amor de DEUS ipatinga, o que é isso.....
ja estava certo do rebaixamento, mesmo torcendo para não cair e "acreditando" ainda ter uma chance, antes tivessse chegado no ultimo jogo já na serie B pois assim não sonharia com a permanencia, o Roberto, infelizmente está mais perdido do que cego em tiroteio, mas vamos ver o que vai dar.;...

que bons ares soprem levando nossa caravela rumo ao caminho das aguas mais calmas...

abraços

Unknown disse...

Seria uma boa troca, Mercenário vai pro flor e o Conca volta pro Vasco!!!
Acho que na armação, Pedrinho pode dar conta do recado, só tem que pegar ritmo de jogo...
A Zaga, joga tudo fora, por favor... Espera... Talvez possamos aproveitar o Fernando, mas só.
Jorge Luiz, FORA!!!!
Esse Dorival Jr. fez mesmo um bom trabalho no Coxa, parece ser boa contratação.
O Pinilla, confesso que não sei se ele é tão bom, não... Quase não o vi jogar.
Vacilo o Mádson não ter ficado, depois de tudo o que ele o o Vasco passaram juntos esse ano. A diretoria não o procurou?! Pois, procure a diretoria, ué?! hum..
Ainda precisamos de mUITOS jogadores, afinal começou o desmanche, né?
Falando em contratações, vc sabe alguma novidade sobre a Eletrobrás?
Já ouvi tanto a respeito que nem sei no que acreditar...

Isso aí, RENOVAÇÃO, VASCO!

Saudações Cruzmaltinas!

Arthur Virgílio disse...

Se confirmar a saída de Leandro Amaral a coisa fica feia no Vasco. É bom a diretoria acordar.

Sobre Dorival Júnior é bom técnico, treinou os dois times de Florianópolis, por~em, precisa de tempo para trabalhar e o Vasco tem que estar ciente disso.

Almirante disse...

Quando renato anunciou a volta do 4-4-2, tive um mau pressentimento. Que veio a se confirmar. Será possível que ele não entendeu que a única forma desse time do Vasco jogar é com time pequeno? Tem que ser um atacante na frente, e os outros marcando, usando a velocidade do madson e do teixeira no contra-ataque. A consistência defensica só era alcançada dessa forma e foi assim que vencemos goiás, coritiba, santos...

Tudo bem que a vitória não adiantaria em nada....

Quanto ao Dorival, este sim me agrada..não que eu não gostasse do renato, mas dorival chega não como um motivador e sim com um técnico competente e quem vem de excelentes trabalhos. Que se confirme a sua chegada e possamos ter um Vasco forte no ano que vem e um fim de 2009 de sorrisos largos e certezas de vitória!!!

O sentimento não para!!!!
Assim como no começo da história, teremos de galgar de baixo pra cima e mostrar pra todo mundo que ainda dúvida, que somos gigantescasmente maiores que divisões e politicagens!