segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Na pior das dores, a maior das certezas

Poucas dores podem ser maiores do que a sentida por milhões de vascaínos ontem. Pude ser testemunha ocular do pior momento de nossa história e creio que a dor seja apenas comparável à perda de um ente querido. Como depois de adulto, graças a Deus não perdi nenhum, afirmo que ontem vivi o momento mais triste de minha vida. Doeu. Cada finalização errada, cada gol do Vitória, doía como uma facada no peito. A dor de ontem, apenas foi uma consumação do que se desenhou durante todo o Brasileirão. Não queríamos acreditar. Sempre esperávamos que a salvação viesse na próxima rodada. Mas chegou a última e com os demais resultados não ajudando, ainda que vencêssemos, cairíamos.
Após o segundo gol do time baiano, o estádio foi se esvaziando. Nem mesmo o mais otimista dos vascáinos sonharia com a virada e ainda correria o risco de apanhar dos vermes fardados. Fiquei! Sentado, olhava para o campo e as lágrimas desciam. Queria poder sair deste pesadelo, mas vi que era real. Muitos xingavam e alguns poucos vaiavam. A essa hora, nada que fizéssemos mudaria o quadro de tristeza que era desenhado na Colina. Se me fosse dada permissão, entraria em campo, me mataria pelo meu amor, mas a mim e a outros milhares não cabia esse poder.
O relógio não andava e pensava como seria o nosso 2009. Como seria ter essa mancha na nossa magnífica e inigualável história. Chorava como uma criança. Um mix de sentimentos tomava conta de minha alma. A tristeza era profunda, bem como a raiva daqueles muleques que nunca deveriam ter vestido a camisa do Vasco. Nunca exigimos de ninguém que fôssem craques, apenas honra. Mas ontem, a maioria parecia querer honrar apenas os contratos já assinados para o ano que vem.
Em meio a esses dolorosos sentimentos, o maior deles superou. A gente cresce sendo ensinado que o maior dos sentimentos é o amor e que ele tudo supera. Ontem tive a certeza que os mais velhos não diziam isso em vão. Tive a certeza de que esse sentimento chamado Amor é o que sinto pelo Vasco e que ele nunca será abalado. Com a voz embargada pelas lágrimas, cantei o hino do Clube e outras canções de exaltação a esse amor. Um trecho em especial, traduz bem esse amor:
O sentimento não pára, pois todo vascaíno, tem amor infinito, cantarei de coração, Vasco da Gama!
Hoje, todas as manchetes noticiavam e debochavam da nossa frustração. Contra tudo e contra todos, vesti a camisa e ao chegar no trabalho, a coloquei sobre o micro. Todos que entram na sala, me têm por maluco, mas se amar é isso, me chamem de maluco, louco ou o que queiram. Com a ajuda de outros vascaínos, a sala hoje está toda decorada de Vasco. Estamos sim, muito sofridos e abalados, mas com o amor ainda mais forte, pois como acabei de dizer a um colega, é nessa hora, onde todos vão apedrejar nosso amor, é que mostraremos porque carregamos uma Cruz de Malta no peito e o quanto nosso amor é incondicional.
2009 será um ano muito difícil, mas como sempre em nossa história, daremos a volta por cima e saíremos vencedores, com o orgulho de ser cruzmaltino ainda mais forte dentro do coração!
.
Muito se falou sobre o jovem que tentou se jogar da marquise da Colina. Nando é companheiro da 8ª família da Força Jovem e um bom garoto. Graças à Deus foi só um susto e ele já está melhor, para alegria de todos que o conhecem.
Sobre o jogo e toda a trilogia do descendo, falarei ainda esta semana.
.
Respondendo aos comentários:
A todos que apoiaram ou elogiaram o texto, um muito obrigado. Infelizmente, as coisas não deram certo, mas o Vasco segue, buscando em 2009 retomar aos mares de onde a Caravela nunca devería ter saído. Um grande abraço a todos!
.
Sds vascaínas a todos!

13 comentários:

Pâm Cristina LF* disse...

Oiee Diego!!
É triste ver um time tão grande caindo pra série B..
mas ohhh o VASCO É O TIME DA VIRADA!
Espero uma ótima campanha do seu time ano que vem!!!!!!!!
BjO

Almirante disse...

É diego, dificil, muito difícil...Não contive as minhas lágrimas também, mas saí com a mesma certeza que voce: O que eu sinto é amor! incondicional, acima de tudo, adivisonal!

Há quedas que vem para ascenções maiores.

Ano que vem vamos estar novamente lá em são januário, para empurrar o vascão rumo ao topo!!!!

Ricardo Oliveira disse...

Diego, parabéns.

Pela primeira vez li uma postagem deste blog completamente arrepiado.

Como sabe, sou botafoguense, seu companheiro no blog futebol carioca 2008, mas 90% da minha família é de vascaínos e torci feito um louco pela salvação do vascão, infelizmente não deu

Eu já vi meu time cair e sei exatamente o que está sentindo agora, novamente volta a minha cabeça toda a tragetória até a queda do Botafogo e os momentos de tristeza que vivi.

Mas tenha certeza, 2009 será o ano do Vasco e o cruzmaltino subirá para nunca mais cair.

Não tenha vergonha de dizer que é vascaíno, faça esse momento triste se tornar o mais feliz da história, embora seja difícil.

Pode ter certeza, em 2009 o Vascão vai estar comemorando a volta à primeira divisão e superará tudo e todos que o fizeram manchar um pedaço da história.

Jogo Aberto disse...

é diego, ano que vem é vida nova.
boa sorte pro vasco.

muitas melhoras pro seu timão.

snoopy em p/b disse...

diegão, meu amigo...

sei o tamanho dessa dor, mas o vasco não é menos gigante por isso.
vocês superarão com louvor, como reza a história vascaína.

saudações botafoguenses!!!

Bruno Muniz disse...

Diego,
É difícil cair para série B, eu sei a dor que vocês estão sentindo. Mas, essa dor só vai até o primeiro jogo da série B, depois ela passa. O Vasco é um time e com certeza dará a volta por cima. Porém, já tem uma grande perda, o meia Madson acertou com o Santos e deixará o Vasco.
Abraço

Impasse Livre disse...

cara, estou aqui apenas em presença fisíca, pois meu pensamento esta em como em dez anos o eurico arrebentou um clube vice a do mundo para rebaixado. O roberto teve também uma boa parcela de culpa e nós por permitir esse jogrete político também... belos textos e palavaras, a esperança de um futuro pra mim é animadora, pois agora temos gestores e possivelmente patrocinios fortes, e com isso a credibilidade retornará e o Vasco se foratalecerá. vem aí um senhor planbo de sócio torcedor aos modelos do coloradao e alguns bons jogadores tb... temos que ajudar a resgatar nossa auto-estima e já...o carioca é obrigação... vencer é uma questão de honra agora...abraços...escuta lá hj a gente se der...Leandro

Ricky_cord disse...

O São Paulo soube ser a equipa mais regular. Depois do Corinthians agora é o Vasco a descer. Os históricos estão a passar dias difíceis. Força aí! Abraço

Jorge Costa disse...

O nosso Vasco é grande demais para abaixar-mos a cabeça pelo rebaixamento. Grande clubes do mundo tambem passaram por isso.
Vamos dar a volta e em 2010 todos viremos mais fortes e capazes de reverter essa situação e retomar o rumo das glórias que se distanciaram Colina Histórica
Abraços Vascaínos

Fc do Cesão / Jack disse...

Hoo Diego, não vou mentir que até comemorei um pouco os gols do vitória, afinal, é time baiano, o qual eu até tenho uma pequena adimiração, rs.
mas como a boa flamenguista que sou, não podia deixar de rir...
mas oh, é só um ano pow, o vasco é grande e é forte também, é certo que não faltou empenho, nem vontade de ALGUNS jogadores, mas se aconteceu o pior, é por que era pra acontecer, 2009 vai ser o ano de voc~es darem a volta por cima... nem era pra eu ta falando isso, rs, mas, apesar de não ser mto chegada ao vasco, foi uma grande perda e nós temos que reconhecer isso, :D
boa sorte em 2009
um abraço flamenguista (apesar dos pesares, rs)
e até mais! ;P
ahhh sim, e não foi só aí que apareceram as demonstrações de carinho ao Vasco mesmo depois do jogo não...
aqui também teve...
tipo, inacreditável, na hora que eu coloquei o pé no colégio, tinha um rapaz com a camisa do Vasco no meio do pátio, todo mundo tirando onda com a cara dele e ele lá, nem aí pro pessoal, até meu professor de história que é um vascaíno apaixonado e assumido ontem deixou a camisa em casa, mas passou o dia todo grudado nesse menino, rs.

La Caldera del Diablo disse...

Lamento el momento del Vasco, pero ya va a volver, no le costará mucho regresar.
Un abrazo

Emiliano

Zêro Blue disse...

O pior momento da vida de um torcedor com certeza é esse.

Nessas tragédias o que mais tem valor é o SENTIMENTO DO TORCEDOR.

Dirigentes, técnicos e jogadores são passageiros mas o torcedor é eterno porque eterno é o seu amor pelo clube.

Infelizmente o torcedor não entra em campo senão faria das tripas coração e não deixaria isso ocorrer com seu time.

Forças á Nação Cruzmaltina pra se recuperar do baque.

---Siga meu Blog---

Abraços e...

Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Unknown disse...

Fala rapaz!
Eu tenho a pequena impressao de q conheco esse cara da foto!!!
hahahahahahahaha

deu um trabalho do cacete fazer essa mascara mas ficou foda!

abracao e SV /+/