terça-feira, 14 de outubro de 2008

Tentando entender o que se passa na cabeça de um mulambo

Em semana de clássico, muito poderia ser falado. História da rivalidade, ídolos, gols, títulos e etc. Pra apimentar, mais uma declaração irracional de Márcio CLODOVIL Braga bota ainda mais lenha na fogueira. Adoraria comentar sobre o assunto, mas por motivos profissionais estou absolutamente sem tempo. Pra escrever porcaria, seria melhor não escrever. Porém, a sorte me ajudou e encontrei na internet (acho que foi ele que me encontrou) esse brilhante texto. Ele foi publicado no Site 'Os Geraldinos'. Para ler o original, clique aqui. Ele tenta definir o que se passa na cabeça de 98% da torcida do flamerda. Há exceções como o Aldevan Jr., mas elas são tão poucas, que acabam passando quase desapercebidas.
O flamengo acaba de tomar uma cipoada do Atlético-MG em pleno Maracanã lotado e em decorrência disso, caiu para o quinto lugar na tabela, fora da zona da Libertadores, mas pergunte a um flamenguista que time será campeão neste ano e você terá a real dimensão do que significa torcer para esse clube. Se o leitor tem alguma idéia do que eu estou falando, sabe que o flamenguista responderia que o seu Clube de Regatas ganhará o Campeonato Brasileiro de 2008. Não o diria, contudo, por amor ao clube ou confiança na diretoria ou devoção ao Zico. Nada disso interessa a um rubro-negro carioca.
O fato é que o flamenguista está completamente alheio a tudo isso. Por mais que acompanhe o seu time, por mais que freqüente o Maracanã todo o domingo e assista a todos os jogos do Flamengo, é como se esse torcedor não fosse capaz de perceber o que está acontecendo à sua volta. O que eu quero dizer é que o flamenguista é um autista por natureza. Seu time pode ter perdido por 4×0 no dia anterior que, ainda assim, será o melhor do Brasil dentro daquela cabecinha.
Eu não saberia dizer o motivo desse comportamento, mas arrisco umas teorias. Pode ser que a ausência de grandes conquistas, que já dura mais de 15 anos – me dói dizer isso, mas, desde que os quatro melhores times nacionais foram excluídos da Copa do Brasil, o troféu dessa disputa perdeu muito em importância –, mas, como eu ia dizendo, pode ser que esse vácuo de títulos tenha levado o flamenguista a bloquear tudo que está relacionado ao seu time ou a simplesmente se recusar a refletir com mais atenção sobre o assunto.
Outro bom motivo para a cegueira coletiva seria um possível trauma, uma questão mal resolvida deflagrada talvez pela despedida do eterno ídolo Zico. Bem, algo do tipo justificaria, pelo menos, a aparente crença flamenguista de que Nunes, Andrade, Júnior e companhia ainda jogam futebol profissional. E seja lá qual for a influência desse passado no caráter do torcedor, seus efeitos só foram acentuados pelo confuso desfecho da Copa União.
A idéia de que um time pode ganhar um campeonato sem entrar em campo só poderia sair da cabeça caótica de um flamenguista. A Copa União foi uma das maiores bobagens já produzidas pelo futebol brasileiro, e o flamengo tornou-se o seu maior refém. Como a taça do campeonato brasileiro de 1987 descansa em paz na Ilha do Retiro, o mentiroso pentacampeonato celebrado pelos flamenguistas desde 1992 contribui inevitavelmente para essa aura lunática que paira em torno da torcida rubro-negra.
Mas são apenas hipóteses. Delírios à parte, é difícil justificar o perfil de um torcedor, ainda mais quando se trata de flamengo. A lógica e, por decorrência, a sensatez passam longe da Gávea. É por isso que é praticamente impossível discutir com um flamenguista. Por mais sensatos e lúcidos que sejam os seus argumentos, você nunca vai conseguir convencê-lo de nada – e, não raro, essa intransigência extrapola o mundo futebolístico. Quando numa discussão, o flamenguista, por sua vez, limita-se a falar sobre os títulos e ídolos rubro-negros, repelindo qualquer aproximação da coerência.
É por isso que, ainda que o time esteja mal, a torcida do Flamengo não pára de crescer. Tanto faz a ausência de estádio, os plantéis ruins, as péssimas gestões, os gols perdidos, as derrotas, as dívidas. É tudo sempre igual, e a coisa passa naturalmente de pai para filho.
Longe de mim botar a culpa das derrotas de um time em sua torcida – isso seria ainda pior do que nosso hábito de culpar técnicos por derrotas –, mas eu tenho a impressão de que essa alienação flamenguista, se não atrapalha, também não ajuda o clube. Na cabeça desses torcedores, eles moram num país tropical, são Flamengo e têm uma nega chamada Tereza. O que mais eles poderiam pedir a Deus? Vitórias? Títulos?
O flamenguista definitivamente não é um torcedor comum; e eu reluto até em considerá-lo torcedor no sentido corrente. Ele lota estádio e empurra o time, mas, para um rubro-negro, tanto faz o que acontece, “porque o Flamengo é maior que tudo”, “porque o manto sagrado”, “porque a goleada no Liverpool”, essas coisas.
Resumindo: o Flamengo do flamenguista não existe. Só não me caia na bobagem de tentar convencê-lo disso.
Os flamenguistas parecem viver num universo paralelo onde só o time deles presta, onde só o Zico jogou bola, onde copa união é brasileiro, onde a torcida deles é a maior do mundo, onde o Maracanã é de propriedade deles, onde obina é craque, onde os outros são mais vices do que eles, onde carioca é o título mais importante do mundo - a maioria da torcida só teve a oportunidade de ver a conquista de cariocas e uma copa do brasil.
.
Respondendo aos comentários:
Aldevan - Dois pontos já fariam a diferença agora, mas creio que no final esse pontinho será fundamental na fuga do perigo.
Carlão - Acabou sendo um bom resultado, que serve muito pra dar uma levantada no ânimo do time. Abraço e sds!
Saulo - Vencendo em casa o Vasco tem tudo pra sair da degola. Só depende de nós!
Sobre o FC - Leandro é fera e vai se recuperar pra brilhar no domingo.
Munigalo - Que alegria nos deram sapecando os representantes do mal na terra. Abraço!
Danilo - Vai dar tudo certo e Leandro vai jogar. Vi lá o texto. Abração!
.
Sds vascaínas a todos!

13 comentários:

Saulo disse...

Não adianta mesmo. O Flamengo pode até está na série D, que o flamenguista vai falar que é o melhor do mundo. O flamenguista é assim, um torcedor fanático.
Sobre o clássico. O Vasco vem de um bom empate diante do Sport em Recife e o Flamengo vem de uma incrível derrota para o Atlético-MG no Maracanã. Vai ser um grande jogo e o favorito pra mim, é o Flamengo, mas vai ser muito complicado e clássico é clássico.
Valeu e até mais amigo.

Bruno Muniz disse...

Pois é, o Flamenguista é muito confiante mesmo, é incrível. Eu sou muito otimista, mas não acho que o Galo é o melhor do mundo. Sempre acredito na vitória, mas respeito os adversários, afinal, eles também querem vencer.
E quando perdem, procuram disculpas para a derrota.
O reconhecimento que o adversário foi melhor é o ideal, e o zagueiro Ronaldo Angelim disse que o Galo mereceu ganhar e que podia ter sido de mais.
O Vasco tem todas as chances de vencer o clássico, mas já tem um desfalque importante, o atacante Leandro Amaral. Tudo culpa do Odvan, eu falei que ele só ia dar problemas ao Vasco.
Boa sorte no clássico, e que o Galo vença o Cruzeiro....
Abraço

Fernando disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkk

Muito bom o texto, e com certeza, algum flamerdista vai dizer que é de autoria do framerda esse texto de tão bom que ele é (ele o texto viu)

Abraços !

Jogo Aberto disse...

Excelente texto Diego.

Unknown disse...

Nossa, ótimo o texto!!!
A mais pura verdade!!!
São bastante alienados, tanto que fantasiam um flamengo perfeito, sem falhas ou defeitos, coisa que todos sabem que não existe!
Tadinhos, tenho certa pena (tenho flamenguistas na família)...
Enfim, quanto ao Clodovil, não vou nem comentar. É uma bicha louca...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Saudações Cruzmaltinas!

Aldevan Junior disse...

A soberba realmente é o ponto fraco da torcida do Flamengo. O cara mal sabe o que é Tóqui e diz que o Flamengo está rumo à Tóquio.

Mas essa parada é cultura, já está arraigada. Nós que torcemos pelo Flamengo e que não compactuamos com este tipo de comportamento da maioria temos de aguentar ser meio que "excluidos", por estes, só porque temos visões diferentes de torcer.

Sobre o clássico, passei na rua hoje e vi a manchete do jornal Expresso; "ODVAN É DO MENGÃO", em alusão a entrada do zagueiro em Leandro Amaral no treino...

Abraço!

Vinicius Grissi disse...

Apesar de ser um texto mais de gozação ao torcedor flamenguista, é fato que há muita realidade nisto aí. Ou melhor, muita ilusão, por parte do torcedor rubro-negro.

De toda forma, será um grande clássico no fim-de-semana. Tudo pode acontecer.

warley.morbeck disse...

Lamento muito, mas o Flamengo vai afunda (ainda mais) o seu time :-)

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com/

Zêro Blue disse...

Pra ser sincero esse comportamento que é descrito no texto me é familiar. A 2ª torcida de Minas também parece viver na lua... afinal como torcer pra um time que em 100 anos tem só um título????

Se flamenguista é assim em Minas eles terão a companhia da torcida zebrada, heheh

Abração Diego.

Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog 1º ano
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Danilo Damasceno disse...

Cara pode ate ser que maior parte da massa seja assim, mas como o Aldevan disse, isso é parte da torcida. Sou Flamenguista sei que o titulo é complicado. Mas a soberba esta dos dois lados, exemplo é o renato gaucho, ele dá declarações ilusionistas desde sua primeira passagem do no VAsco, assim com marcio braga é um otimo dirigente calado. O Classico vai ser bom, sem favotiro, porque ja dizim os deuses, Classico é Classico.Abração

Visite o blog tampão do Pitacos do Bodaum, e ajude nas interrogativas do Bodaum.

http://blogs.abril.com.br/pitacosdobodaum

Gerson Sicca disse...

cara, sabe q o texto tem razão? Eu acho q esse ufanismo da torcida do flamengo vem do comportamento da mídia em relação ao clube. a imprensa sempre colocou o flamengo como um clube diferente, quem sabe melhor q os outros, e com uma torcida melhor q a dos outros. Aí deu nisso.Por essas coisas é que o Fla tornou-se o time mais odiado do Brasil.
Brasil

Ruy Moura disse...

Caro Diego, quer trocar link com o meu blgue?

mundobotafogo.blogspot.com

Saudações ALVINEGRAS!

Fc do Cesão / Jack disse...

tentando ignorar o que voce disse, rs, ÉÉ HOJEEEE, ÉÉÉ HOOOOOJEE... \o/