quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Pela quarta vez no ano, o Sport

Hoje à noite, na Ilha do Retiro, Vasco e Sport fazem o quarto duelo entre as equipes em 2008. Em situação bem diferente na competição, os times botam mais uma vez à prova uma rivalidade que cresceu bastante nesse ano. O Sport vem de duas derrotas, mas conta com a força da sua torcida para alcançar os 3 pontos. A equipe não almeja nada na competição, mas vem fazendo boa campanha. Já o Vasco precisa da vitória para sair da lanterna e da zona de rebaixamento.
Nos três encontros anteriores, a vantagem é do Vasco, de virada. Nas semifinais da Copa do Brasil, uma vitória para cada lado. Em Recife, 2x0 para o Sport, placar devolvido pelo Vasco em São Januário, apesar dos esforços contrários do Sr. Alicio Pena Jr. Nos pênaltis, os pernambucanos acabaram eliminando o cruzmaltino.
Pelo Brasileiro, uma goleada sensacional do Vasco, por 4x0, em uma das melhores atuações da equipe na competição. Um dado curioso dos confrontos entre os rivais em 2008, é que o derrotado em nenhuma ocasião marcou gols. Pelo retrospecto, quem fizer o primeiro hoje tem grandes chances de sair vencedor.
Para o duelo na Ilha, Renato foi cauteloso. Após ser super-ofensivo contra o Figueirense, o treinador optou por escalar três zagueiros e três volantes. Na armação, apenas Alex Teixeira e na frente, Leandro Amaral. Segundo o treinador, um empate pode ser considerado um bom resultado, visto a dificuldade da partida.
Hoje, todos os vascaínos tem um compromisso. Às 22 horas, televisão ligada e corrente positiva pela vitória do Vascão, nesse difícil duelo.
Estádio: Ademar da Costa Carvalho (Ilha do Retiro)
Data: 08/10/2008 (quarta-feira)
Hora: 22h (horário de Brasília)

SPORT: Magrão; Igor, César e Durval; Carlinhos Bala, Moacir, Júnior Maranhão, Kássio e Dutra; Roger e Ciro.
VASCO: Roberto; Fernando, Eduardo Luiz e Jorge Luiz; Baiano, Victor, Jonílson, Mateus, Alex Teixeira e Valmir; Leandro Amaral.
.
Já está nas bancas do Estado do Rio de Janeiro, a segunda edição do jornal 'O Meu Vascão'. A publicação independente é mensal e custa apenas 50 centavos. Entre os destaques deste mês estão: o atual momento do time; Sabará, craque dos anos 50; o histórico dos 'xerifes' da defesa do Vasco; o possível patrocínio da Eletrobrás e muito mais. Vale a pena conferir.
.
Sobre o assunto do texto de ontem, algumas coisas que leio chateiam e carecem de explicação. Vi muitos jornalistas criticarem a torcida do Vasco e nos chamarem de burros por culparmos e cobrarmos da atual direção sobre a situação do time e do Clube. Creio que seja burrice ainda maior, acreditar que milhares de pessoas compartilhem de uma mesma opinião sem que ela tenha algum fundamento.
Eurico teve muitos erros como administrador. Mas também tinha acertos e qualquer vascaíno esclarecido sabe disso. Por peitar a tudo e a todos, ele trouxe uma antipatia geral da mídia para si e tudo que saia e ainda sai na imprensa sobre ele, precisa ser filtrado. Reportagens tendenciosas e que visam influenciar quem lê, saem a todo instante na mídia e para quem acompanha de fora o Vasco, Eurico era e é um demônio. Já para quem vive o Clube, essa imagem era diferente.
Com esperança de mudança e novos tempos, os sócios elegeram Roberto Dinamite, único nome capaz de tirar Eurico do poder. Porém, em três meses, as esperanças se destruiram. As promessas não foram cumpridas e os erros da administração anterior se mantém (e ainda se multiplicam) e os atuais administradores andam perdidos. A imagem que fica é que eles, sabedores da má situação do Clube, não se prepararam para o desafio.
Todos podem ler o que eu escrevia à época da eleição, onde dizia que ambos tinham seus defeitos e a torcida precisava mesmo de uma terceira opção política. Hoje, boa parte da torcida lembra dos tempos de Eurico, não com saudades, mas como uma fase 'menos pior', o que cá pra nós, não é digno de um Clube da grandeza do Vasco da Gama.
O assunto caberia um texto muito maior e imensas discussões, que prefiro deixar pro fim do campeonato. Os parágrafos acima ficam como desabafo e esclarecimento.
.
Respondendo aos comentários:
Fernando - Belo e corretíssimo texto. No que fala em cair para reformular, infelizmente não confio na diretoria que está atualmente e não vejo competência para mudar a situação, nem mesmo no ano que vem. Abraços esperançosos!
Gerson - O pior é que com DVD de empresário, esses caras acabam arrumando bons times pra jogar, mesmo quando são rebaixados. A política atrapalhou e a direção atual não soube fazer as coisas que tanto cobrava quando era oposição. Abraço!
Maldita FC - Concordo que uma reformulação era necessária, mas no total, mais de 50 pessoas, em todos os setores do Clube, já foram mandadas embora. Isso em apenas três meses, sendo que essas pessoas não receberam seus direitos de empregado demitido. Existia gente 'peixe' do Eurico, mas também gente competente. Toda essa mudança levou a um clima muito ruim no Clube, inclusive no elenco. Creio que isso ajudou na queda de rendimento. A faxina era necessária, mas poderia ser feita com mais critério e calma, não assim de qualquer jeito.
Aline - A declaração de ontem parece mais uma bravata de Eurico. Faltando 10 rodadas, não há muito a se mudar. Sds!
Sobre o Fc - Torcemos para que Roberto dê a volta por cima.
Munigalo - Existem coisas erradas, mas dívidas e processos, todos os grandes Clubes do Brasil tem. Cabe aos seus administradores trabalhar com isso. Abraço!
Vinicius - O Roberto nunca aceitaria e ontem deixou isso bem claro.
.
Sds vascaínas a todos!

5 comentários:

Aldevan Junior disse...

Vamo lá, rapaz!!!

No momento em que estou escrevendo, o Vasco está ganhando por 2 a 1 (4 min do 2º tempo)

Eu acho que dá!!!

Da-lhe Leandro Amaral!!!

Kampelo disse...

Era muito bom pra ser verdade.
Mas eu acho q foi bom, se não consiguíamos empatar nem em casa, fóra é q não devíamos. Pra min o destaque foi o Leandro A. lutou pra caramba (ajudando tbém a defesa), apesar de ter errado o passe q originou o gol do Sport no último minuto. Agora é aproveitar a pausa do campeonato por causa das Eliminatórias e corrigir os erros pra vê se a gente ganha da mulambada!!!
Falow, Abração...

Jogo Aberto disse...

É DIEGO, A COISA TA FEIA.

Zêro Blue disse...

Me surpreendi na manhã de quinta com o resultado do empate.

Tudo bem que o Vasco poderia ter segurado a vitória, mas jogar com o leão lá, não é mole.


Abração Diego.

Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog 1º ano
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Bruno Muniz disse...

Normalmente um empate com o Sport na Ilha do Retiro seria um bom resultado, porém na situação em que o Vasco está, o empate se torna um péssimo resultado...
Enfraquecemos o Urubu pra vocês, agora aproveitem....
Abraço